Batman – O Cavaleiro de Gotham

A animação une os dois filmes do Batman
A animação une os dois filmes do Batman

Depois de assistir ao fantástico Batman – O Cavaleiro das Trevas, assitimos ontem ao Batman – O Cavaleiro de Gotham. Explico. A Warner fez uma estratégia parecida com o que aconteceu com os filmes de Matrix e a animação Animatrix. As histórias do Batman ocorrem entre o primeiro e o segundo filme de Christopher Nolan. São seis episódios interligados, todos desenvolvidos por estúdios japoneses, por isso o estilo anime.

O primeiro deles, e que foi o que mais gostei, chamado “Eu tenho uma história para você”, mostra garotos skatistas e suas visões sobre o Morcego. Um deles acha que ele é uma sombra, outra que ele é um morcego humano voador e outro, um robô. Qual deles estará certo?

O segundo, “Fogo Cruzado” foca nos policiais Chrispus Allen (que agora é o Espectro no universo DC) e Anna Ramírez (uma Renèe Montoya genérica e que também está no filme com o Coringa). A história é escrita por Greg Rucka (Gotham City Contra o Crime). A hitória traz os agentes da lei no meio de uma briga entre as máfias de Gotham. É interessante que em certa parte da história Allen pede reforços para o cruzamento entre a O’Neill e a Morrison. Os dois nomes são de roteiristas do Homem-Morcego. O’Neill escreve histórias do Batman desde o final da década de 60 e esteve presente durante o famigerado arco A Queda do Morcego da década de 90. Já Morrison foi responsável pela insana graphic novel Asilo Arkham em 1988 e é responsável pelas atuais histórias do personagem.

O episódio seguinte, “Teste de Campo” traz uma nova invenção de Lucius Fox, um gerador de pulso eletromagnético e conta como Bruce Wayne vai usar o aparato para dar cabo da máfia russa e italiana da cidade. Além disso há um torneio de golfe em prol dos sem-teto de Gotham.

“Esconderijos na Escuridão” lembra um pouco a mini Batman – O Messias, de Jim Starlin, pelo visual subterrâneo e a presença de um religioso. O episódio é escrito por David Goyer, roteirista dos filmes do Batman e das primeiras histórias da nova Sociedade da Justiça ao lado de Geoff Johns. No desenho, Batman enfrenta o Espantalho e o Crocodilo para salvar um cardeal seqüestrado.

“Lidando com a Dor” também tem seus momentos O Messias. Batman deve lidar com a dor e chegar consciente até a cidade enquanto atravessa os esgotos. A série é escrita por Brian Azzarelo, mais conhecido por 100 Balas, mas também escritor do excelente arco Cidade Castigada da revista do guradião de Gotham. É meu segundo episódio preferido, porque não enfoca lutas do cruzado embuçado, mas sua peregrinação pelo mundo em busca do não-sofrimento. Traça um paralelo interessante com a origem e motivações do personagem.

O último episódio, “Pistoleiro“, mostra Bruce Wayne contra o persongem-título, que nos quadrinhos já foi intergrante do Esquadrão Suicida e do Sexteto Secreto. Mostra um aspecto nem sempre explorado do Homem-Morcego: sua aversão pelas armas de fogo. Este episódio é escrito por Alan Burnett, que além de responsável pela produção e roteiro das novas séries aniamdas de Superman e Batman, também escrevia os roteiros do saudoso desenho Ducktales.

Batman – O Cavaleiro de Gotham não é uma animação excepcional em termos de história, mas o visual e, principalmente os cenários, valem à pena. E ainda tem uma prévia da animação da Mulher-Maravilha, a ser lançada por volta de maio nos EUA com direito a contextualização histórica (!). Estou na espera também por Contrato de Judas.

Anúncios
Categorias: Tags: , ,

1 Comment

  1. Faltou dizer que nenhum dos episodios parece trazer algo muito novo ao universo dos filmes, ao contrário dos desenhos de Animatrix (que tinham alguns episodios melhores até que as continuações). Hm… é, melhor que seja assim mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s