Super Gemas: gratinar!

Zan, Jayna e Gleek. Novas versões de sidekicks para os SuperAmigos, diretamente de Space Ghost.
Zan, Jayna e Gleek. Novas versões de sidekicks para os SuperAmigos, diretamente de Space Ghost.
Zan, Jayna e Gleek. Novas versões de sidekicks para os SuperAmigos, diretamente de Space Ghost.

Os Super Gêmeos são dois heróis criados para o desenho dos SuperAmigos, em 1977. Com a junção de suas mãos e o grito: “Super Gêmeos, ativar!” eles usavam seus poderes. Jayna podia se transformar em qualquer animal (terrestre, aquático, aéreo, extraterrestre e mitológico) e Zan se transformava em água em qualquer uma de suas formas. na forma sólida ele podia ser objetos feitos de gelo também. Os dois irmãos tinham como animal de estimação o macaco alienígena Gleek, que ora estragava, ora salvava o dia. Todos eram oriundos do planeta Exxor.

Os heróis fugiram de um Circo Espacial ( ! ) e foram para em um planeta onde um inimigo do Superman planejava bombardear a Terra. Os gêmeos e o macaco vão, então, ao nosso planeta avisar a Liga da Justiça sobre os planos do vilão. Os heróis decidem ficar na Terra substituindo Marvin, Wendy e seu cão, Marvel (os sidekicks originais dos SuperAmigos) na equipe. Para viver uma vida normal, sua identidade civil era Johan e Johanna Fleming, vindos de Esko, na Suécia. Os dois usavam cabelos loiros, viviam com o Professor Carter Nichols e estudavam na Gotham City High School como alunos de intercâmbio.

Os predecessores dos Super Gêmeos são os parceiros do Space Ghost, Jan e Jace e seu macaco Bling (repararam na semelhança entre os nomes?). O desenho do herói espacial é de 1966, enquanto o dos justiceiros estreou em 1973.

Foram feitas muitas tentativas de incluir os Super Gêmeos nas histórias em quadrinhos da DC Comics, mas todas elas não deram certo. A última tentativa foi colocá-los com um dos milhares de figurantes dos Novos Titãs durante a Crise Infinita. Eles também apareceram na Justiça Extrema, como garçons em O Reino do Amanhã e nos desenhos animados dos Jovens Titãs e Liga da Justiça Sem Limites.

Quem é mais camp? O seriado do Batman, da Mulher-Maravilha, Aquaman ou os Gêmeos?
O que é mais camp? O seriado do Batman, da Mulher-Maravilha, Aquaman ou os Gêmeos?

Talvez a história mais bizarra envolvendo os Super Gêmeos foi em uma brincadeira de dia dos bobos envolvendo a revista Wizard. Foi anunciado que Alex Ross ao lado de Paul Dini produziriam um álbum dedicado ao Super Gêmeos (sabendo-se do apego do artista à série de TV). Se chamaria “Super Gêmeos: Forma de Água”, dando continuidade à série de “Superman: Paz na Terra”, “Batman: Guerra ao Crime” e “Mulher-Marvilha: Espírito da Verdade”. No álbum os gêmeos cruzariam a terra para evitara a seca logo depois de seu macaco ter contraído raiva.

Mais que personagens irrelevantes nos quadrinhos, os supergêmeos se tornaram parte da cultura popular. Quem nunca falou pra um amigo “Super Gêmeos: ativar!”? E eles continuam a ser zoados, talvez perdendo apenas para o Aquaman, recebendo uma série de episodios que saiu no Adult Swim americano. Se até a Comida dos Astros, grupo de comédia que faz representações transformando tudo em comida, criou o “Super Gemas: gratinar!” e o “Enquanto isso, na fábrica de lingüiça…”, é sinal de que mesmo ausentes de uma publicação regular, Zan e Jayna estão na memória de muita gente como parte do imaginário camp dos quadrinhos. Fazer o quê?

Super Gemas: desgratinar!

Anúncios

1 Comment

  1. Meu amigo perguntou sobre eles ontem… e nao sabia responder o q aconteceu cm eles

    Dai vem vc com “transmimento de pensassão” e publica sobre os Super Gemeos pra mim (tá nao pra mim, mas justamente o q eu precisava saber sobre eles)
    hauhauahuahuahua

    Grande Abraço Guri

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s