Quatro por Quatro

Marvel Apresenta# 17
Marvel Apresenta# 17

O que é?

Na esteira do primeiro filme do Quarteto Fantástico, a Marvel lançou um segundo título da equipe, Marvel Knights: 4. Escrito por Roberto Aguirre-Sacasa e desenhado, à princípio por Steve McNiven.

Por que eu gosto desse quadrinho?

Diferente das grandiosas aventura cósmicas e entre realidades que o Quarteto Fantástico geralmente tem, em 4 vemos uma equipe mais pé no chão. E quando eu digo pé no chão quero dizer que esse pé está descalço e pisando no barro.Nas primeiras histórias de Aguirre-Sacasa,a equipe é despejada de seu lar, o Edifício Baxter, e tem de tentar levar uma vida normal. Sue Storm, por exemplo, vira professora colegial. O Tocha Humana tem uma crise existencial e é o Coisa, que durante anos sempre reclamou de sua vida por causa de sua aparência monstruosa, quem acode o herói. Os heróis acabam tendo de lidar com situações do dia-a-dia e percebem que ser uma pessoa comum pode ser até mais difícil que enfrentar o Doutor Destino.

Outra coisa bem trabalhada em 4 é a paleta de cores, no segundo arco, A Floresta Maldita, as sensações que a mudança de tons traz ao leitor é palpável. Somos levados de uma visão aérea de uma floresta no outono, com folhas amareladas e secas, para o verde estéril de uma espaçonave alienígena, e o azul escuro de uma noite sombria e misteriosa. Cores por Morry Hollowell.

Marvel Apresenta #19
Marvel Apresenta #19

No último arco publicado aqui no Brasil, vemos um Mestre dos Bonecos obcecado em curar a cegueira de sua filha adotiva Alicia Masters. Ela precisa receber olhos de tempos em tempos, pois sofre de uma doença degenerativa. Mas de onde o vilão retira esses olhos? O maquiavélico padrasto acaba sendo impedido por sua filha de uma maneira questionável.

Por que você deveria ler este quadrinho?

O primeiro arco de histórias é focado no Senhor Fantástico e em como as decisões dele afetam toda sua família, como a confiança em que essa família tem nele se perde e como ela é recuperada. O Redd Richards é sabido o personagem menos interessante e explorado do Quarteto Fantástico, ao menos no Universo Marvel 616. Aguirre-Sacasa dá estofo ao herói e mostra o quanto ele é importante para a família/equipe.

O segundo arco de histórias é praticamente o que aconteceria se os heróis Marvel encontrassem Aliens e Predador e ainda Bruxa de Blair. É uma história de terror bem trabalhada e instigante, daquelas que te fazem folhar a revista sem perceber, tal o mistério.

Há ainda o paradoxo de Johnny Storm se tornar bombeiro, depois de uma mal-sucedida carreira em Hollywood e o fato de ele ter de enfrentar o outro lado, o lado daqueles que limpam a sujeira deixada pelos conflitos do Quarteto. É essa profissão que faz Johnny buscar por um garoto desaparecido unindo forças com um Senhor Fantástico e um Namor que vinham brigando pelo amor de Sue Storm. Esta história mostra o amadurecimento de Johnny, que começa a deixar de ser aquele cara que só quer curtir a vida, livre de responsabilidades.

Marvel Apresenta #23
Marvel Apresenta #23

O que dizem sobre esse quadrinho?

“Isto não é Watchmen ou Ghost World, mas Marvel Knights: 4 proporciona um quadrinho convencional de super-heróis bem feito, que pode ser apreciado por leitores que não estão familiarizados coma história do grupo”.

Timeshredder

Onde você encontra estas histórias:

Marvel Apresenta #17, 19, 23 (Marvel Knights: 4 #1-14)

Frases:

Coisa para o Tocha Humana:

“Para de sentir pena de si mesmo. Deixa isso para aqueles chorões dos X-Men…”.

Mulher Invisível para Willie Lumpkin:

“O que está acontecendo conosco não é uma tragédia, Willie. É uma oportunidade”.

Anúncios
Categorias: Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s