História dos Quadrinhos, Marvel UK, quadrinhos
Deixe um comentário

Um chá com a Marvel UK (5 de 12)

Night Raven, o herói pulp da Marvel UK

NIGHT RAVEN

Night Raven é um herói criado nos moldes dos pulps, mais precisamente do Sombra. Assim como The Spider e o Fantasma, Night Raven deixa uma marca em vítimas. Ele usa roupas modificadas e uma máscara de rosto intero com aspectos semelhantes a aves. É um justiceiro solitário e sua identidade é envolvida em mistério. Night Raven não tem poderes, mas é imortal e atua em Nova York e Chicago. Ele se vê como um curandeiro, “e um curandeiro deve lutar contra as doenças. E se ele não pode salvá-los seja com habilidade ou amor – então ele precisa levá-los gentilmente à morte”. Originalmente criado pelos editores Dez Skinn e Richard Burton, as primeira histórias de Night Raven eram escritas por Steve Parkhouse e desenhadas por David Lloyd. Stan Lee não gostava da arte “dura” de Lloyd e logo o artista foi substituído por John Bolton. As histórias do personagem duraram menos de um ano. A série era popular e os leitores pediam por mais, mas a Marvel tinha outras prioridades (a revista do Doctor Who, por exemplo) e por um tempo Nigh Raven foi interrompido.

Mais tarde, a Marvel reparou seu erro e trouxe o personagem de volta, mas com uma grande diferença: as histórias retornaram em formato de texto com pouquíssimas ilustrações. Agora, Night Raven era descrito como “uma figura espectral com um rosto ósseo”. Junto a isso vinha sua voz sinistra e “um som estranho sibilante e grasnante” que emanava de sua boca, um personagem bastante desconcertante. Coisas mais bizarras foram surgir quando Alan Moore pôs suas mãos no personagem. Seu corpo era descrito como “pouco mais que uma massa disforme de gânglios e terminações nervosas expostas”. Suas roupas eram então amarrotadas e rasgadas; suas mãos eram “paródias pervertidas de mãos, revestidas de luvas imundas”. Moore deixaria o personagem para cuidar de outros projetos, entre eles V de Vingança, desenhada por David Lloyd, que tempos depois viria admitir que Night Raven foi uma influência para desenvolver o personagem V.

Anúncios
Este post foi publicado em: História dos Quadrinhos, Marvel UK, quadrinhos

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É mestrando em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos. Já deu aula de quadrinhos, trabalhou com design e venda de livros e publicidade. Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. Publicou em 2014 a HQ Fratura Exposta e sua primeira narrativa longa, Loja de Conveniências. Em 2015 lançou a antologia FUGA, de HQs com seu roteiro. Em 2016 lançou a HQ coletiva Lady Horror Show e a HQ "muda" Esperando o Mundo Mudar. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s