História dos Quadrinhos, Marvel UK, quadrinhos
Deixe um comentário

Um chá com a Marvel UK (12 de 12)

Homem-Aranha e seus Amigos. Versão brasileira do comic publicado pela Panini UK.

Homem-Aranha e seus Amigos. Versão brasileira do comic publicado pela Panini UK.

Por ocorrerem no mesmo universo dos heróis tradicionais da Marvel, a presença dos mesmos nas revistas da Marvel UK dos anos 90 era constante. Para se ter uma idéia, os X-Men aparecem em 10 das 16 edições de Hell’s Angel. Contudo, apesar da quase-onipresença dos heróis americanos, seus colegas britânicos poucas vezes apareceram ou foram referidos em revistas que não eram produzidas na Europa. Com o estouro da Bolha Especulativa, os gibis da Marvel UK, que por vezes tinham de ser reimpressos pela grande demanda, acabaram por encerrar sua circulação dos dois lados do Atlântico em 1994. A perda de interesse pela linha britânica da Casa das Idéias fez com que a Marvel UK entrasse em declínio.

Seria o fim da representação dos heróis Marvel na Grã-Bretanha se, na metade dos anos 90, a Panini Comics não comprasse seus bens e passasse a reimprimir as histórias americanas. A Panini Comics vinha de um acordo bem-sucedido com a Marvel, pelo qual representava a editora na Itália e em outros países da Europa. O material original inglês, porém, parou de ser produzido.

Quando a Panini Comics UK resolveu desenvolver material próprio, visava a um público mais infantil, na onda do desenho animado do Homem-Aranha exibido pela Fox. Surgia, então, a revista The Spetacular Spider-Man. Foi depois de uma década, em março de 2005, que esta mesma revista apresentou uma nova história do Capitão Bretanha criada por Jim Alexander, Jon Haward e John Stokes. Além dos títulos originais americanos, a editora ainda publica a longeva Doctor Who Magazine, com histórias inglesas. Mas é nas crianças com menos de seis anos que está o foco dos materiais produzidos hoje na Panini Comics inglesa, com as revistas The Spetacular Spider-Man, Marvel Rampage e Spider-Man and Friends.

Doctor Who Magazine: a revista mais longeva da Marvel UK

Doctor Who Magazine: a revista mais longeva da Marvel UK

 

Anúncios
Este post foi publicado em: História dos Quadrinhos, Marvel UK, quadrinhos

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É mestrando em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos. Já deu aula de quadrinhos, trabalhou com design e venda de livros e publicidade. Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. Publicou em 2014 a HQ Fratura Exposta e sua primeira narrativa longa, Loja de Conveniências. Em 2015 lançou a antologia FUGA, de HQs com seu roteiro. Em 2016 lançou a HQ coletiva Lady Horror Show e a HQ "muda" Esperando o Mundo Mudar. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s