quadrinhos, Resenhas
Deixe um comentário

Mainstream, aliás, Indie

Marvel MAX #018

Marvel MAX #018

O que é?

Série de estréia da linha Marvel MAX, voltada para leitores adultos, Alias conta as aventuras de Jéssica Jones, uma detetive particular, que um dia já foi uma pessoa superpoderosa. Escrito por Brian Michael Bendis e ilustrado por Michael Gaydos. No Brasil foi renomeada como Alias: Conexão Mistério, talvez para fazer alguma relação com o seriado estrelado por Jennifer Garner.

Por que eu gosto desse quadrinho?

Meu fraco são mulheres fortes. Do início dos anos 2000 para cá esse tipo de personagem vêm se proliferando nos quadrinhos de super-heróis. Jéssica Jones não é o arquétipo de uma mulher forte. Ela é insegura, tem baixa auto-estima, não sabe o que quer da vida e tem uma personalidade destrutiva. E bebe pra dedéu. Por outro lado, ela tem atitude, o que a torna uma personagem forte.

A série é carregada pela personagem, já que as tramas não são tão elaboradas. Temos Jéssica descobrindo um segredo sórdido do Capitão América, investigando um caso de traição conjugal pela Internet, buscando um suposto Rick Jones. Os diálogos são outro ponto forte da série, com Brian Bendis no máximo de sua capacidade. Alias, é série é mais ou menos isso: diálogos. Sem muita ação estrambótica. Diálogos rápidos, concisos, pingue-pongue. Bem trabalhados. Do jeito que eu gosto.

Marvel MAX Especial #01

Marvel MAX Especial #01

Por que você deveria ler este quadrinho?

Bem, tem a cena de sexo anal logo na primeira página da primeira história, que gerou muita polêmica. Além disso a primeira palavra pronunciada na série é “fuck”. Mas não é isso que obriga você a ler o quadrinho. É o fora-do-cumum. Explico. Alias é uma série indie dentro de um universo mainstream. Brian Micahel Bendis é oriundo das publicações independentes (é, não parece, mas é). Ele escreveu séries como Torso, Jinx e Powers que tiveram muito sucesso com uma linguagem um pouco mais experimental. Bendis foi muito criticado pelo excesso de diálogos na revista do Demolidor, por exemplo. Podemos perceber que Alias foi uma espécie de laboratório do escritor e que ao mesmo tempo podia brincar com os ícones do Universo Marvel. Assim, Bendis capturou mais leitores para o seu estilo e começou seu plano de dominação do Universo (Marvel).

Nas histórias de Bendis em Alias, podemos perceber uma transição que não ocorre muito nos quadrinhos americanos: a de momento a momento. O roteirista estabeleceu uma narrativa mais lenta, chegando a repetir seis vezes o mesmo quadro na mesma página, apenas mudando os diálogos. Ele também é conhecido por extrair o texto dos quadros, deixando-os numa tarja branca ao lado deles. Alias é um experimento que deu certo. Deu tanto certo que a personagem foi incorporada no Universo Marvel regular e hoje é casada e tem uma filha com Luke Cage (o mesmo cara com quem ela fez a cena polêmica).

O encadernado da Panini com as 10 primeiras histórias de ALIAS

O encadernado da Panini com as 10 primeiras histórias de ALIAS

O que dizem sobre este quadrinho?

“Bendis mostra o porquê de ser um roteirista premiado. Abusando de uma linguagem cinematográfica bem próxima aos filmes noir, o escritor constrói a personalidade de Jessica, uma mulher depressiva com complexo de inferioridade e tendência ao alcoolismo. A arte de Gaydos cai como uma luva, sombria e expressiva. o que leva o título ao nível visual semelhante ao de Demolidor, também escrito pelo Bendis.”

Leandro Magnus e Orlando Fernandes, no Fanboy.com.br

Onde você encontra essas histórias?

Marvel MAX #1-22 e Marvel MAX Especial #1 (Encadernado Alias, com as 10 primeiras histórias)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s