Análises, quadrinhos, Sobre Roteiros
Deixe um comentário

Vários estilos, um só roteirista

O que me faz  gostar de um escritor de quadrinhos e o que deles eu posso extrair para melhorar minha percepção de leitura e de escrita? Muitas vezes o mérito é de um bom relacionamento entre o (os) artistas que geram planos, composição dos quadros e apuro estético, como faz Geoff Johns com seus colaboradores, outras vezes vem da mania de controle e dos roteiros ultra-detalhados de pessoas como Neil Gaiman e Alan Moore. As duas maneiras geram boas histórias.

Eu gosto dos diálogos pingue-pongue de Brian Michael Bendis, da experimentação e da contestação de Brian Wood, da construção de personagens através do diálogo de Brian K. Vaughan, da dinâmica entre os personagens de Robert Kirkman e dos textos off-panel formando um todo com o que se lê imageticamente de Jason Aaron – como em Scalped #10, a história de Dino Urso Pobre (só pra citar autores mais recentes, mas não tão recentes como Nick Spencer, Scott Snyder e Cullen Bunn). Esses são só os elementos mais marcantes que eu vejo no estilo de cada um deles, mas isso não quer dizer que deixem de compartilhá-los.

Li dois livros de entrevistas com escritores de quadrinhos chamados Writers on Comics Scriptwriting 1 e 2, o primeiro de  Mark Salisbury e o segundo de Tom Root & Andrew Kardon. Ambos pela Titan Books. Como são livros difíceis de achar e estão esgotados no fornecedor, pretendo colocar futuramente aqui no blog algumas partes que mais gostei, principalmente falando da maneira como os escritores trabalham seus roteiros. Não são livros muito recentes, então alguns dos roteiristas que citei aqui não estão neles.

E agora vão dois exemplos da mescla de “estilos”: Brian K. Vaughan e o diálogo pingue-pongue e Brian Michael Bendis na experimentação dos textos off-panel formando um todo:

Y: The Last Man #1

Y: The Last Man #1

Scarlet #1

Scarlet #1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s