Sobre quadrinhos, por Antonio Altarriba

Último quadro da terceira página de A Arte de Voar.
Último quadro da terceira página de A Arte de Voar. O fim é só o começo.

“Eu sempre fui um grande amante de histórias em quadrinhos. Tanto nos textos teóricos quanto em roteiros, defendi o potencial narrativo desse meio culturalmente subestimado. Seu caráter misto, combinando elementos plásticos e literários, reunindo expressividade gráfica ao diálogo teatral, conjugando o espaço da figuração e o tempo da narração em uma organização sequencial muito diferente daquela proposta pelos meios de expressão audiovisual, permite-lhe veicular todos os tipos de narrativas. Seu recurso à imagem oferece-lhe uma grande capacidade de representação, no sentido etimológico de “tornar presente”. Os quadros oferecem a possibilidade de uma reconstituição fiel dos cenários, dos costumes, dos objetos, das situações… Quando dispomos de documentação apropriada, os lugares do passado renascem com uma grande veracidade, animados pelos personagens que os habitam. Tudo isso deveria ser levado em consideração para abordar uma história em que a reconstituição das atmosferas é tão importante.

Os personagens também adquirem uma presença particular na história em quadrinhos. Seus traços e sua fisionomia retornam, quadros após quadro, expressivos, dotados de uma vida própria. Sua consistência gráfica precede sua existência psicológica, eles têm uma forma antes de possuir um caráter, uma projeção sobre o papel antes de  uma intenção de vida, e isso permite que se manifestem por meio dos gestos, dos movimentos corporais, mais ambíguos, mas também mais sugestivos do que a ordinária loquacidade dos personagens literários. Passada no crivo da decupagem, do enquadramento ou da iluminação, essa presença torna-se altamente comunicativa, muito apropriada para transmitir estados de alma complexos ou submetidos a motivações contraditórias”.

Extraído do Posfácio de A Arte de Voar, de Antônio Altarriba e Kim, Veneta, 2012, página 213. Tradução por Maria Idalina Ferreira Lopes.

Anúncios
Categorias: Tags: , , ,

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s