Minha Primeira Revista em Quadrinhos

Xuxa, Didi e Mônica Contra o Sarampo (1992)
Xuxa, Didi e Mônica Contra o Sarampo (1992)

Eu tinha oito anos e precisava ser vacinado contra o sarampo. Era uma campanha massiva de divulgação nacional, havia comerciais na televisão com a Xuxa dizendo “Xô, Xarampo!”e havia também a participação de Didi e Mônica. No dia da vacinação, que aconteceu em 1992, me lembro de uma sala cheia de azulejos brancos e de uma pistola automática que fazia a injeção doer menos. Bem próximo da minha marca de BCG, que na época me ajudava a saber qual era o lado esquerdo e o direito das coisas. Mas eu estava mais ansioso para tomar aquela injeção porque sabia que depois de aplicada eu iria ganhar um gibizinho. Sim, gibizinho. Os gibizinhos estavam na moda naquela época. “Gibizinho, gibizinho, gibizão, cabe no bolsinho e na palma da mão”. Eram metade do tamanho dos gibis formatinho e traziam no máximo dois quadros por página. Tinha gibizinho de vários personagens. Enfim, voltando à vacinação, eu, meus primos e todas as crianças que tinham idade para se vacinar contra o sarampo naquela época e no país, ganharam o gibizinho Xuxa, Didi e Mônica contra o Sarampo. Eram poucas páginas, mas, como eu já era um gibiólatra na época, fiquei muito feliz. E feliz porque, com aquela pistola que parecia ter saído de um filme de ficção científica, a injeção doeu menos do que eu esperava.

Família CEVS em Não Se Deixe Influenciar Pela Influenza (2013)
Família CEVS em Não Se Deixe Influenciar Pela Influenza (2013)

Em 2012, 20 anos depois, portanto, recebi o convite do Gibran Bisio, por intermédio da querida Lu Thomé, para roteirizar uma revista para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Rio Grande do Sul. No começo achei que seria uma grande responsabilidade, afinal, a revista seria distribuída para todos os alunos da rede estadual de 5ª e 6ª séries. Inicialmente iríamos falar sobre o problema das enchentes e como isso afetava a saúde das comunidades que vivem à beira de rios e córregos. Mas, a certo ponto, o tema mudou para a prevenção contra a Influenza. E lá estava eu envolvido com um gibi que seria distribuído para crianças, na época da vacinação, conscientizando-as da importância da imunização, como meu adorado gibizinho. O Gibran criou os personagens da Família CEVS, e eu criei o título Não Se Deixe Influenciar pela Influenza. Diferente do gibizinho, que trazia uma página para cada personagem dar o seu depoimento, nossa intenção era entreter as crianças com uma história que fosse ao mesmo tempo divertida e que informasse sobre os perigos da gripe, mais nos moldes das revistas Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Para isso, fui fazer o Curso de Roteiro Infantil para a Turma da Mônica, com o Lancast Mota, que ajudou a entender como funciona a mecânica dos personagens do Maurício de Sousa. Ao mesmo tempo, fazia a Oficina Jornada de Roteiros Asimov, com Carlos Ferreira, que ajudou a exercitar meus roteiros. No começo de 2013, tínhamos a primeira versão do roteiro pronta, coordenada pela Agência Matriz, e o Gibran começou a fazer os layouts. Algumas reuniões e alterações depois, em 12 de abril de 2013, a revista foi lançada e distribuída para todos os alunos da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, matriculados na 5ª e 6ª séries. Espero que esse trabalho tenha pelo menos um pouco do impacto que o gibizinho da campanha contra o sarampo de 1992 teve em mim quando criança para os alunos que os receberão. De qualquer forma, Família CEVS em Não Se Deixe Influenciar pela Influenza vai ser a primeira revista em quadrinhos com um roteiro inteiramente meu. Obrigado a todos que participaram e ajudaram na realização deste projeto!

Deixe um comentário

