5 Motivos Por Que uma Coleção de Graphic Novels DC Seria Melhor que a da Marvel/Salvat

Em primeiro lugar quero deixar uma coisa bem clara: sou marvete de coração e formação, mas amo quadrinhos EM GERAL. O negócio é que tenho achado as HQs escolhidas para compor a coleção de Graphic Novels Marvel/Salvat um pouco óbvias demais e recentes demais. Ela deixa de lado muitas sagas memoráveis da Marvel e prioriza os últimos 10 anos da Casa da Idéias, sendo que a editora tem mais de 75 anos. Por isso acho que, dados as obras que a DC possui em seu catálogo (e também a Panini, uma vez que tudo depende de o que a editora italiana já tem pronto aqui no Brasil) seria montada uma coleção muito mais significativa que a da Marvel. Então, seguem os motivos:

Salvat/Marvel: Más Escolhas
Salvat/Marvel: Más Escolhas

PERSONAGENS ICÔNICOS: Quem não conhece Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde? Eles estão por aí há anos com seus símbolos espalhados pelo mundo em forma de merchandising e licenciamentos. Os personagens da DC são icônicos, mas não falo apenas no seu status de super-heróis, mas que eles possuem símbolos e são símbolos de super-heróis. Por mais que a Marvel tente, anda está engatinhando em licenciamentos quando comparada com a DC.


VÁRIOS SELOS: Ao longo dos anos, a DC foi arrebanhando personagens de diversas editoras: All-Star, Fawcett, Quality, Charlton, Wildstorm, ABC Comics, ao mesmo tempo que criou seus selos próprios, sendo o mais conhecido o Vertigo. Mas também tivemos os selos Helix, Piranha Press, Paradoxx Press, Milestone Media. O resultado disso é um catálogo enorme de personagens e situações que podem ser exploradas.


Uma das coleções do Batman lançada na Espanha pela Planeta de Agostini
Uma das coleções do Batman lançada na Espanha pela Planeta de Agostini

GRANDES AUTORES: Enquanto a Marvel tem a sua Casa das Idéias e os autores ficam rodando de títulos em títulos, a DC é uma incubadora de ideias, ela vai em busca de talentos, pelo menos quando se trata de roteiristas. Dois exemplos disso são a Invasão Inglesa de Moore, Gaiman, Delano, Ennis, Ellis e etc e a Invasão Indie nos últimos anos, principalmente no que se está reparando nos últimos anúncios de renovações de títulos e equipes criativas da editora.


UNIVERSO DO MORCEGO: Somente as histórias passadas em Gotham City já dariam uma coleção própria. Prova disso é a coleção do Batman que a Planeta De Agostini lançou na Espanha, na época em que ainda detinha os direitos de publicação da DC Comics, antes de serem passados para a ECC Comics. Para conferir a coleção clique aqui. Já o jornal Público, de Portugal, lançou uma simpática coleção dos super-heróis do Universo DC. Para conferir essa, é só clicar nesse link.


Coleção dos Super-Heróis DC lançada pelo jornal Público, de Portugal.
Coleção dos Super-Heróis DC lançada pelo jornal Público, de Portugal.

CÉREBRO x CORAÇÃO: Enquanto as histórias da Marvel apelam para as emoções e a diversão, as histórias da DC apelam para o cérebro. Elas racionalizam o lado psicológico dos heróis e vilões, suas motivações, mas também gostam de mexer com entendimento do leitor. Uma coisa que está ali não necessariamente significa aquela coisa. Enquanto as histórias da Marvel te fazem se divertir e até gargalhar, as da DC te botam pra pensar.


Bem, é isso aí que eu penso. Que chovam os pedregulhos sobre mim. E vamos torcer pra que saia uma coleção da DC nos mesmos moldes da Marvel/Salvat.

Anúncios

10 Comments

    1. Assim… Obrigado! Que bom que você leu todos os posts do meu blog para chegar a essa conclusão. Gostaria de ver o seu blog para ver como um blogueiro de verdade faz, se é que existe isso. Que bom que eu que não sei elaborar p@rr@ nenhuma, dessa maneira tenho uma deficiência para acessar os blogs e sair ofendendo as pessoas… São coisas que temos a oportunidade de ouvir quando abrimos nossa opinião e damos a cara à tapa. Fanboy com muito orgulho! Mas tem gente que gosta, o que seria do Superman se todos gostassem do Lex Luthor? É isso, falou!

      Curtir

  1. Excelente analise, Guilherme. Nunca tinha percebido isso. Querendo ou não, as diretrizes que os escritores da DC seguem (muitas vezes bobas) acabam direcionando as histórias pra um lado em que você tenha que pensar. Tipo o que ocorreu em Injustice em comparação a Liga clássica: “Por que a Liga não consertou todos os problemas do mundo? Destruiu todas as armas e impôs uma era de paz pra humanidade?”. Porque a mudança não pode ser imposta. Ela tem que vir do amadurecimento da humanidade. E isso criaria um precedente pra que no futuro qualquer super humano tomasse o controle ao seu bel prazer…e possivelmente uma guerra de supers, onde quem perde é a humanidade.

    O embate clássico Heróis vs Vilões nunca foi uma guerra, e sim um desafio. (Challenge of the Superfriends)…

    A Marvel tem um grande mérito, mas tirando o Homem Aranha e o Capitão, ela não tem nenhum grande herói ICÔNICO. Ela tem heróis muito populares (tipo o Hulk, Ironman, Wolverine…). No quesito ÍCONES, a DC é um reino de verdadeiros super-heróis.
    Suas histórias são baseadas na luta de detetives e semideuses em prol do bem da humanidade.

    “Não fomos escolhidos pela circunstância, fomos nos que nos escolhemos.” – Batman.

    Abraço, Guilherme. Vou ficar acompanhando o site.

    Curtir

  2. Oi, meu caro.

    Já que o amigo [sqn] usou o termo “fanboy”, vou retomá-lo: sou fanboy e um fan #ETERNO do Superman, desde os meus 3 aninhos [sério mesmo]. Curti muito teu post, embora não posso concordar totalmente. Como um fan da DC desde bem pequeno, acompanhei crises como Zero Hora, Crise nas infinitas Terras e Crise Infinita, dentre outros eventos que sempre REESCREVEM o universo DC toda vez que os heróis ficam velhos demais e, uma vez, que não são imortais, faz-se necessário recomeçar o universo. Já houveram coisas DECEPCIONANTES ao extremo e histórias que poderiam NUNCA terem sido publicadas!!! Claro que também leio Marvel e prefiro as publicações ligadas aos X-Man, ou aos heróis “angelicais” [gosto não se discute]; mas aconteceu de eu perceber que as GRANDES DECEPÇÕES da Marvel são menos piores. Não digo isso apoiado em minhas opiniões, mas na opinião de amizades [tenho várias] que são fans e acompanham as publicações Marvel…

    Pecar, todas as duas pecam, mas citando o tio Ben “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”… com Grandes ícones, vem Grande Visibilidade!!!

    É quase OBRIGAÇÃO da DC, uma vez que tudo nela tem sido maior [tanto nos DESASTRES, como nos sucessos] que façam coleções melhores… Mas devo confessar que, mesmo nas coleções, eles deixam de fora estórias que não poderiam faltar, em detrimento de outras narrativas que não tiveram tanta importância, por causa dessa busca por abranger as várias épocas. Um exemplo pode ser o especial de 70 anos do Superman [ele de novo… eu sei] que quis trazer as “grandes aventuras” do herói, mas que acabou deixando de fora estórias mais rentáveis, a fim de que estas se tornem um dia edições que hão de render maior lucratividade, etc…

    Esse jogo de Marketing não pode ser ignorado! Infelizmente ele acontece e nós, leitores, é que acabamos sendo os reféns… O que não fazemos por mor, em!

    Ademais, uma ótima tarde e tudo de bom pra ti!

    Curtir

  3. Gostei da análise, Guilherme! Só discordo de duas coisas: uma da generalização que é dizer que a Marvel faz rir e a DC faz pensar – parece algo que um anti-marvel-studios diria, hehehe – e que a DC tá tendo uma invasão indie nos últimos anos se comparado com a Marvel. Acho que é o contrário, pois tem muitos títulos na Marvel saindo com uma pegada um tanto indie, e acho que são mais gibis que na DC. O resto tá perfeito!

    Curtir

    1. Oi Hermes, mas eu não falei isso. Elas fazem rir e fazem pensar, mas as graphic novels conseguem isso do que as duas grandes! Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s