Saudades: Especial do Mês

Mais um almanacão na lista do Saudades, pra não deixar nenhum Marvete com recalque. Hoje vamos falar de uma série de especiais todinha dedicada à Marvel. Ainda que, em sua concepção não tenha sido bem esse o propósito. Conheçam ou relembrem o Especial do Mês.

Os 4 Especial do Mês lançados em 1999 pela Editora Abril
Os 4 Especial do Mês lançados em 1999 pela Editora Abril

Dados Gerais:

Especial do Mês (Editora Abril)

Duração:

4 números – Agosto de 1999 a Dezembro de 1999


O Contexto:

A Marvel na Abril se expandia, mas em terras não-mutantes. Depois do boom das revistas mutantes no início da década de 90, a revista mensal Fator X foi cancelada e assim, muitos mutantes perderam sua casa. Era a época dos Heróis Renascem, em que Capitão América, Vingadores, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico ganharam uma série de 12 edições na Abril. Além disso, havia a revista Marvel 99, que trazia boas histórias de Hulk, Demolidor, Elektra, mas principalmente de Deadpool e Kazar. As revistas de linha ganhavam o reforço de 100 páginas para suas anteriores 84 páginas. Para lançar mais aventuras, e aventuras separadas, a Abril resolveu lançar o Especial do Mês. Nele, viriam histórias fechadas de vários heróis. Detalhe que eram para serem incluídos heróis da DC Comics também, como o Aquaman de Erik Larsen, mas uma mudança nos planos de publicação mudou tudo e a coleção ficou apenas com a Marvel.


Os Volumes:

X-Force (Volume 1)

Escrita por John Francis Moore e desenhada por Adam Pollina, a série trazia as histórias da equipe mutante de jovens guerreiros, dessa vez liderados por Dominó e enfrentando as consequências da Operação: Tolerância Zero, em que Bastion e os seus Sentinelas Ômega – mistos de humanos com sentinelas – eram os vilões. O detalhe é que a história da X-Force saiu muito mais tarde do que a saga, que se passava nas revistas X-Men e Wolverine, então era preciso uma recapitulação. Além disso, vinha como bônus track a história do primeiro encontro de Namor com os X-Men, sendo recontada na série Professor X and The X-Men.

Pegue uma carona na X-Force de Adam Pollina.
Pegue uma carona na X-Force de Adam Pollina.
Aliste-se na Tropa!
Aliste-se na Tropa!

Tropa Alfa (Volume 2) Alpha Flight

Em uma nova onda que lançou novos títulos em sua linha, que incluíam Deadpool, Kazar, Maverick, entre outros, a Marvel americana resolveu dar mais uma chance para a Tropa Alfa. Remontada pelo novo Departamento H, ela contava com os veteranos Guardião, Víndix, Pigmeu, os novatos Murmúrio, Flex e Radius, e um bestial Sasquatch. Escrita por Steven T. Seagle e desenhada por Scott Clark, o Especial do Mês da Tropa Alfa era a edição mais fraquinha de todas.

 

Vamos fugir com os Thunderbolts! 3... 2... 1... Go for it!
Vamos fugir com os Thunderbolts! 3… 2… 1… Go for it!

Thunderbolts (Volume 3)

Os Thunderbolts seriam a nova geração de heróis do Universo Marvel, que chegaram para substituir aqueles heróis perdidos durante a batalha contra Massacre. Porém, a verdade é que os Thunderbolts não passavam de vilões disfarçados de heróis. Com essa decoberta pela jovem integrante Choque, e posteriormente pela mídia, os Thunderbolts, que eram os Mestres do Terror, liderados pelo Barão Zemo, tiveram de fugir para outra dimensão. Foi lá que eles mostraram suas cores verdadeiras e atuar como verdadeiros heróis e, alguns, como vilões. Esse volume, como de costume, foi escrito por Kurt Busiek e desenhado por Mark Bagley.

 

Palmas para o Excalibur!!!
Palmas para o Excalibur!!!

Excalibur (Volume 4)

A equipe de heróis inglese vinha sofrendo de baixas vendas e de uma certa falata de rumo nas suas histórias. Então, os editores da Marvel resolveram acabar com a revista do grupo. Mas não apenas a deles, como também à do X-Factor. Nas últimas histórias do Excalibur, acompanhamos os heróis em Israel, ao lado da mutante judia Sabra, vemos seus esforços para resgatar o herói Mimíco, perdido em uma pirâmide asteca. Mas o maior destaque fica para a última história do Excalibur: o casamento entre Brian Braddock, o Capitão Bretanha e sua inseparável companheira, Meggan. Na história temos uma homenagem à todas as fases da equipe inglesa, mas principalmente das fases de Chris Claremont (ver mais aqui) e de Alan Davis (mais aqui), retomando antigos personagens e inimigos, todos presentes no Omniverso. Os roteiros são de Bem Raab e os desenhos de Melvin Rubi, Trevor Scott e Dale Eaglesham.


O que deu certo e o que deu errado:

Os Especiais do Mês eram encadernados com capa cartão e, por isso, a cola comia um pouco das margens do miolo, dificultando a leitura. Além da promessa não mantida de trazer também histórias da DC Comics, a publicação trazia histórias defasadas cronologicamente, mas que de outra forma não teia saído aqui. Então foi uma boa aposta trazer séries esquecidas, como Excalibur ou séries B como a Tropa Alfa, que teria uma certa importância nas histórias vindouras dos X-Men.


O que aconteceu com as séries que a compunham:

X-Force só foi publicada na linha Premium, uns dois anos depois. O mesmo aconteceu com os Thunderbolts. Já Excalibur, foi descontinuada. Mais sorte teve a Tropa Alfa, pois os próximos arcos da revista envolviam os X-Men, fato que fez suas histórias serem publicadas imediatamente após nas revistas mutantes. Mas, claro, não por muito tempo. A X-Force seria substituída pelos X-Táticos. A série dos Thunderbolts mudaria para acompanhar lutadores de rua, numa tentativa fracassada da Marvel. E a Tropa Alfa não passaria dos 20 números originais.

 


 

Confira os antigos SAUDADES:

Shazam!

DC Millennium

Coleção Pocket Panini

Revistas Premium: O Que Tinham de Bom?

 

NO PRÓXIMO SAUDADES: Marvel 99!!!

Anúncios

7 Comments

  1. Boa mesmo foi a edição dos Thunderbolts, pois os roteiros do Busiek sustentaram a série sempre. Da arte do Bagley, não sou fã, mas admito que ela era funcional e combinava com o dinamismo da série.
    As outras edições, na minha opinião, não deixaram saudades (sendo os desenhos de Adam Pollina, para X-Force, o maior destaque).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s