Dois pontos de vista sobre os quadrinhos eróticos

Frédéric Boilet é um dos expoentes do quadrinho erótico tanto no Japão quanto na França, seu país de origem. Junto com alguns amigos ele lançou o estilo Nouvelle Mangá, que pretende trazer a experimentação narrativa do mangá, junto com a ousadia visual dos quadrinhos franco-belgas mais a atmosfera intimista dos filmes da Nouvelle Vague francesa, bem representados por François Truffaut e Jean-Paul Godard.

Espinafre não é só nas histórias do Popeye!
Espinafre não é só nas histórias do Popeye!

Essa semana li Morango e Chocolate, de Aurélia Aurita. Nele, a moça retrata sem pudores seu relacionamento sexual com Boilet. Já de Boilet havia lido Garotas de Tóquio e O Espinafre de Yukiko. Colocando as duas leituras em paralelo, Espinafre de Yukiko e Morango e Chocolate são bastante parecidas, mas também possuem suas características únicas. São dois pontos de vista de como lidar com o sexo, um masculino e outro feminino, ainda que essas visões se diferenciem da óptica comum que se tem sobre essas duas acepções.

Durante a oficina do subtexto que fiz com a escritora Cíntia Moscovich havia um exercício de ponto de vista. Deveríamos narrar a história de um casal sob a óptica do homem e continuar a história sob a visão da mulher, ou vice-versa. Dessa maneira, aprendemos a nos colocar nos sapatos de diferentes personagens ao mesmo tempo. Vamos lá, através dos preceitos da Nouvelle Mangá falar sobre as semelhanças e diferenças entre o trabalho de Aurélia e Boilet:

  1. EXPERIMENTAÇÃO NARRATIVA

Morango e Chocolate não possui quadros, as imagens bailam soltas nas páginas e o leitor precisa seguir o fluxo da leitura e não dos requadros ou da grade hierárquica para entender a história. Já em Espinafre de Yukiko somos confrontados com os cadernos de Boilet e seus rascunhos e anotações sobre as mulheres que passaram por suas mãos, como uma prévia do que irá acontecer na história.

Os rascunhos de Boilet
Os rascunhos de Boilet
  1. OUSADIA VISUAL

O quadrinho de Boilet é praticamente uma fotografia, seu traço é muito realista, nos sentimos como se estivéssemos lendo uma fotonovela erótica. Já o traço de Aurélia é cartunesco, traços simples, fofinhos, engraçadinhos. Mas ambos ousam no momento de mostrar o ato sexual. Como são franceses, não tem pudores em mostrar órgãos sexuais, posições sexuais e a narrar suas próprias experiências, afinal os personagens ali são os próprios autores.

Morango é o Vermelhinho, Chocolate, o Marronzinho.
Morango é o Vermelhinho, Chocolate, o Marronzinho.
  1. ATMOSFERA INTIMISTA

Esse quesito se justifica com a explicação do título de cada uma das obras. Espinafre de Yukiko vem da fascinação do autor pelo umbigo da namorada, que, em japonês, as duas palavras – espinafre e umbigo – possuem uma pronúncia parecida. Já Morango e Chocolate vem das cores dos percalços que acontecem quando se faz sexo pelo orifício frontal e traseiro, respectivamente. Ambos os autores nos fazem embarcar na sua rotina sexual, como se estivessem nos contando o que comeram no café da manhã.

A maneira de contar essa rotina sexual, contudo, é diferente. Enquanto Boilet usa de artifícios poéticos, a tal poética visual que tanto falam, Aurélia escancara. Ela chega a montar uma tabela de gozos, explicando a maneira que cada um atingiu o orgasmo a cada transa. Isso possivelmente tem a ver com o estilo do traço. Enquanto Boilet tem um traço fotográfico e hiper-realista, ele não pode se dar ao luxo de ser tão explícito como Aurélia, que tem o traço cartunesco.

São duas obras sensacionais de quadrinhos eróticos bem disparem, embora sejam escritos por duas pessoas que tiveram relações entre si. Mas também são publicações ousadas que derrubam qualquer carola e qualquer neura que alguém possa ter sobre sexo.

Os problemas da menstruação...
Os problemas da menstruação…
Anúncios

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s