Palavras cruzadas e quadrinhos: uma aproximação

Quadrinhos e palavras cruzadas: uma aproximação

Talvez as coisas eu mais se compre nas bancas hoje em dia seja isso mesmo: palavras cruzadas e quadrinhos. Ok, e cigarros, balinhas, cafezinhos e os famosos jornais populares de cinquenta centavos com “junte e ganhe”. Mas vamos às palavras cruzadas e quadrinhos: elas são duas formas de participação do leitor. Enquanto a primeira joga com as palavras fazendo das letras, imagens, a segunda já trabalha com as imagens propriamente ditas e o discurso que faz o leitor ir além nas páginas da revista para completar o joguinho. Vamos ver mais semelhanças entre as palavras cruzadas e os quadrinhos?

Palavras sequenciais, letras como imagens sequenciais...
Palavras sequenciais, letras como imagens sequenciais…

TREINAR O CÉREBRO: Muito já se falou de ativar os dois hemisférios do cérebro, o esquerdo, do raciocínio, onde nós encontramos as letras e o direito, da criatividade, onde são processadas as imagens. Utilizando os dois lados do cérebro, tanto nas palavras cruzadas quanto nos quadrinhos, mantemos ele ativo e produtivo por mais tempo em nossa vida. Ficamos mais criativos e nosso raciocínio funciona mais rápido, de forma que nossos neurônios envelhecem mais lentamente;

SEQUÊNCIAS DE PALAVRAS E “IMAGENS”: Quadrinhos e palavras cruzadas são como um quebra-cabeça, mas mais que isso, eles exigem um pouco mais de lógica para serem concluídos. Palavras cruzadas exigem que você case sequencias de letras – que no caso funcionariam como imagens – que tem a ver umas com as outras. Nos quadrinhos a junção de texto com imagem dá o sentido a toda uma narrativa

Quadrinhos e palavras cruzadas: uma aproximação
Quadrinhos e palavras cruzadas: uma aproximação

COMPLETAR PARA SABER A HISTÓRIA: Tanto nas palavras cruzadas como nos quadrinhos, as suas “peças” são parte de um todo, e somente encaixando todas essas peças podemos chegar a uma conclusão. Seja à conclusão da história ou a conclusão de um passatempo.

O LAYOUT ACIMA DE TUDO: Palavras cruzadas funcionam com um layout para que caibam todas as informações necessárias para que todas as ligações entre palavras e dicas sejam feitas. Os quadrinhos funcionam de um jeito semelhante, ainda que todas informações não sejam entregues assim, tão de bandeja como nas palavras cruzadas, mas a ordem de leitura disponibilizada pelo layout da página é tão importante quanto nas palavras cruzadas.

LFV sendo LFV
LFV sendo LFV

Os quadrinhos e as palavras cruzadas possuem um efeito lúdico e ao mesmo tempo viciante, porém, enquanto as palavras possuem um aspecto mais descartável, os quadrinhos estão ali para serem lidos, relidos, analisados e até escrever um blog apenas sobre isso. OOOOOHHH!

Anúncios
Categorias: Tags: , , , , , ,

2 Comments

  1. Fora isso, as revistas em quadrinhos tem suas origens em editoras que publicavam palavras cruzadas e afins e começaram a compilar tiras de jornais para diversificar seu conteudo. Com o sucesso dessas compilações, decidiram começar a produzir e encomendar conteudo inédito e vualá, nasciam as HQs como conhecemos hoje.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s