A Crise Final da Marvel e a Guerra Secreta da DC

Rumo ao fim da Marvel! Rumo às novas Guerras Secretas! E à Convergência de todas as Crises! Guerra tem pra todos os lados. Crise, então, eu tenho uma a cada dia. Mas a guerra que nos pegou de surpresa esse mês foi a nova edição da megassaga Guerras Secretas, da Marvel Comics, que completa 30 anos em 2015. Tanto é que a próxima edição do SplashPod vai ser inteiramente dedicada a discutir o final da Marvel, ou a nova Guerras Secretas. Mas para você ficar por dentro do que aconteceu historicamente, eu faço aqui um apanhado dos principais eventos que redefiniram Marvel e DC Comics e mexeram com suas realidades, seus multiversos e omniversos. Me acompanhem! 10 motivos mais um extra pra acompanhar Secret Wars e Convergence!

MVContest00. TORNEIO DE CAMPEÕES (1982)

Tudo começou com um evento-teste em 1982, o Torneio de Campeões, que foi publicada aqui em Heróis da TV. Esse evento reunia vários heróis do mundo todo (e foi aqui que surgiram vários heróis internacionais) que eram divididos em duas equipes. Uma pertencia ao Grão-Mestre e outra ao Colecionador – sim, o carinha interpretado pelo Benício DelToro no filme dos Guardiões da Galáxia. Muito parecido com o evento megacrossover Marvel versus DC.

MVSecretWars01. GUERRAS SECRETAS I (1984)

Mas foi então que na década de 80, a Mattel, que detinha os direitos de fabricação dos bonecos da Marvel pediu que a casa das Ideias promovesse uma megassaga para que se fabricassem bonecos que concorressem com os do desenho dos superamigos da DC. Surgiu assim, as primeiras Guerras Secretas. Enviados para o Mundo Bélico, heróis teriam de lutar contra vilões até a morte para que seus maiores desejos fossem realizados. Sim, isso mesmo! Palavras do Beyonder!

DCCriseInfinitas02. CRISE NAS INFINITAS TERRAS (1985)

A DC não queria ficar de fora e aproveitando as comemorações dos seus 50 anos, chamou Marv Wolfman e George Pérez para unificarem seu universo, tão cheio de Terras e mais Terras onde aconteciam as aventuras X e Y de tal herói. Todas Terras, então foram transformadas numa só e, aparentemente era para os heróis do Universo das Lendas viverem felizes para sempre sob um mesmo teto. Só que não…

MVSecretWars203. GUERRAS SECRETAS II (1986)

Com o sucesso da primeira Guerra Secreta, a Marvel produziu uma continuação, dando forma à voz Beyonder. Tudo que ele queria era entender o ser humano e, no caminho, usou o banheiro com o Homem-Aranha, lutou contra a Fênix (Rachel Summers) e os Vingadores, matou e ressuscitou os Novos Mutantes, transformou Cristal em arauto de Galactus e tomou conselhos de moda com a Dinamite. Um pequeno curso de como parecer normal no Universo Marvel.

DCZeroHour04. ZERO HORA (1994)

Para comemorar os 10 anos de Crise, a DC quis consertar mais alguns problemas na sua cronologia, deixados exatamente pela Crise nas Infinitas Terras. E resolveu fazer um evento em que os heróis DC precisavam deter o vilão Extemporâneo que estava pagando o Universo DC da existência, começando por alguns heróis como a Sociedade da Justiça. Aliado a Hal Jordan/Parallax ele quase consegui seu intento, mas foi impedido pelos heróis. E tudo ficou certo. Só que não…

DCCriseIdenti05. CRISE DE IDENTIDADE (2004)

Tudo vem à tona quando Sue Dibny, a mulher do Homem-Elástico, morre e um secredo do passado volta a assombrar os heróis DC. Uma HQ nem tão importante para o multiverso, mas para a continuidade. Uma história que vem com a lição que os anos 2000 quiseram passar para a humanidade: “não confie em ninguém, histórias sempre podem ser adulteradas em benefício de alguém”. E não, nada ficou bem por um longo período…

MVSW06. GUERRA SECRETA (2004)

Agora na Marvel, Nick Fury contata um time de super-heróis para acabar com uma ameaça na Latvéria, terra do Doutor Destino. E nessa história, mais uma vez somos confrontados com a lição dos anos 2000: “não confie em ninguém, histórias sempre podem ser adulteradas em benefício de alguém”. E foi então que Nick Fury teve de aposentar do Universo Marvel.

DCInfiniteCrise07. CRISE INFINITA (2005)

Vilões começam a matar heróis sem dó. Um outro Superman de uma terra há muito esquecida surge. Heróis de várias origens começam a desaparecer. Enquanto isso, os heróis precisam lidar com a ameaça do Irmão-Olho e seus OMACs. Outros, precisam deter um Espectro enfurecido. Mas a maior ameaça para o Universo DC são os socos na realidade perpetrados pelo Superboy Primordial. Acreditem se quiserem!

MVCivil08. GUERRA CIVIL (2006)

A Lei de Registro de Super-humanos está para ser aprovada no congresso. Os partidários do Capitão América são contra o governo e querem impedir o registro de super-heróis. Já os que estão ao lado do Homem de Ferro querem que a lei se cumpra. Um dos maiores eventos da Marvel em número de vendas e em número de tie-ins, foi responsável pela volta de muitos leitores antigos da Casa das Ideias para os gibis, bem a tempo da nova onda de filmes do Marvel Studios.

DCFinal09. CRISE FINAL (2008)

Dessa vez, o vilão é o Lado Sombrio, ou seja, Darkseid, que acaba por transformar a Terra em seu domínio desfigurado. Os heróis DC com a ajuda do último monitor restante são a última esperança do planeta. Crise Final foi desenvolvida para ser realmente A CRISE que abriria as portas para Os Novos 52, mas os editores resolveram que aquele não era o momento ideal para aquela jogada. Então sobrou a responsabilidade para…

DCFlashpoint10. FLASHPOINT/PONTO DE IGNIÇÃO (2011)

Um recém renascido Barry Allen acorda num mundo em que sua mãe está viva. Isso é sinal de problema. Naquele mundo Aquaman e Mulher-Maravilha estão no ápice de uma guerra de anos. E só Flash, o Batman Thomas Wayne, o Capitão Relâmpago e mais um punhado de heróis renegados podem impedir a guerra e que o Flash Reverso volte no tempo e desfaça outro mundo. Uma série indicada para os que estão acompanhndo a nova série do Flash e que também abriu as portas para os novos 52!

DCMVCrisesGuerrasAgora é esperar para ver o que a Marvel pretende com suas novas Guerras Secretas, já que seu universo nunca foi reiniciado desde a década de 60. Já a DC, que é mais remendada que o próprio traje do Retalho, vai para o seu quarto reboot com a saga Convergence. O fato é que as premissas das duas grandes sagas de Marvel e DC são parecidas: heróis presos num espaço-tempo cristalizados em que devem combater uns aos outros para garantirem suas vidas. Que comecem os JOGOS VORAZES!


Anúncios

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s