destaque, História dos Quadrinhos, quadrinhos
Deixe um comentário

Origens Secretas dos X-Men (Parte 1)

Ano: 1963. Stan Lee e Jack Kirby criam os X-Men, uma equipe de jovens mutantes(seres odiados e temidos pela humanidade, nascidos com poderes fantásticos) sob a batuta do Professor Charles Xavier.

Ano: 1971. O título dos X-Men perde sua popularidade e os heróis passam a aparecer apenas em revistas de outros heróis.

Ano: 1975. Len Wein e Dave Cockrum brindam os leitores com GIANT-SIZE X-MEN, uma revista que introduzia novos e fortes personagens na equipe, para revitalizar a revista, Entre eles: Tempestade, Wolverine, Noturno e Colossus,

Anos depois esta equipe passa por muitas reviravoltas, alguns destes heróis deixam a equipe, ou ingressam em outras, até chegar na formação atual (da época da matéria): Professor Xavier, Wolverine, Tempestade, Colossus, Noturno, Lince Negra, Vampira, Gambit e Medula.

Estes heróis, admirados pelos leitores, são frutos de mentes brilhantes. Agora iremos mostrar pra vocês quais foram os motivos e as principais ideias que vieram a se concretizar como estes fabulosos personagens!


Chico Xavier, o nosso Médium...

Chico Xavier, o nosso Médium…

PROFESSOR X, UM ATOR DE CINEMA!

Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

Depois de criar os cinco X-Men originais, Lee e Kirby completaram o trabalho providenciando um contraste entre eles(X-Men) e um líder com poderes psíquicos. “Eu acabei colocando-o em uma cadeira de rodas para dar ênfase a seu poder mental”, conta Lee “Formava um grande contraste, um homem  confinado a uma cadeira de rodas, sendo ele o maior telepata de todos, de todo o mundo.”

A calvície de Xavier também era uma parte importante do visual “Isto fez ele parecer mais intelectual e  ser um tipo mais exótico, como Yul Brinner(ator da década de 60, que raspava seu cabelo, mais conhecido pelo filme Sete Homem e um Destino)” explica Lee “Não havia nenhum personagem careca nos quadrinhos antes dele”.


Wolverine luta com garra! Luta com unhas e dentes!

Wolverine luta com garra! Luta com unhas e dentes!

WOLVERINE, UM CARNÍVORO FEROZ!

Criadores: Len Wein e John Romita Sr.

Wolverine foi destinado a se unir aos X-Men desde sua primeira aparição. “Foi dito que iriam reviver os X-Men como um grupo internacional, então eu decidi fazer este novo personagem como um mutante canadense, com isso ele teria potencial para se unir à equipe”, diz Wein. O conceito inicial de Wein para Wolverine foi de um personagem briguento com tendências animalescas. “Isso foi um trabalho árduo que influenciou outros heróis.”, conta Wein “O que ele é hoje não desagrada. Tenho que admitir: Eu fiz ele muito popular”.

O visual de Wolverine foi criado por Romita quando ele era o diretor de arte da Marvel, “Len me sugeriu o nome”, diz Romita, “e eu fiz o que sempre sugeri aos outros fazerem: Eu procurei no dicionário a palavra ‘wolverine’(que nos EUA é um pequeno animal carnívoro que geralmente luta com predadores muito maiores que ele.)”. Em particular, o esboço inicial de Romita salientava apequena estatura de Wolverine. “Eu pensei em fazer uma grande diferença em sua percepção” conta Romita, “Isto deu a ele mais destaque e mais ferocidade”.


Cuidado com a maioridade penal, Ororo!

Cuidado com a maioridade penal, Ororo!

TEMPESTADE, UMA FUSÃO DE MULHER-GATO COM TYPHOON(?)!

Criadores: Len Wein e Dave Cockrum

BlackcatTempestade surgiu de dois personagens, dos quais nenhum acabou se encaixando nos X-Men. “Eu havia desenhado uma personagem feminina para a equipe chamada Black Cat (Gata Negra), que poderia transformar-se tanto num gato, num filhote, quanto numa pantera.”, relembra Cockrum. “Nós também tínhamos um homem chamado Typhoon, que poderia controlar o tempo.” Mas durante o longo processo de lançamento do título, outra personagem com características felinas surgiu: Tigresa (da extinta equipe dos Vingadores da Costa Oeste) foi introduzida no Universo Marvel.

Ainda precisando de uma personagem feminina, os criadores uniram os dois, pegaram as roupas e os cabelos brancos de Black Cat e uniram aos poderes de Typhoon. Tempi também tem os olhos-de-gato de Black Cat. Wein introduziu Tempestade como uma deusa africana e não gostou da sua subsequente americanização.


Acho que o Colossus é contra o latifúndio... pera, ah bam, é que ele é comunista! Tá serto!

Acho que o Colossus é contra o latifúndio… pera, ah bam, é que ele é comunista! Tá serto!

COLOSSUS, SEU NOME É GRANDE E… LOUCO!

Criadores: Len Wein e Dave Cockrum

De acordo com os co-criadores, pensando em uma equipe internacional, Wein concebeu o conceito de “forte homem russo” e juntamente selecionou o “cara forte” esboçado por Cockrum. Aquele personagem já possuía a habilidade de se transformar em aço. Talvez Colossus tenha sido o personagem mais fácil a ser criado para os Novos X-Men. “Eu escolhi sua nacionalidade justamente para termos alguém de ação forte e um tipo camponês” disse Wein, que nomeou Colossus como Peter Rasputin por causa do grande líder russo Peter, o Grande e o monge louco, Rasputin. Cockrum finalizou Colossus, incorporando atributos russos que Wein salientou. “Wein me contou algumas características e conhecimentos russos, assim eu esbocei-o bloqueando e também quebrando correntes.” diz Cockrum.


Estes eram os Renegados originais! Já pensou?!

Estes eram os Renegados originais! Já pensou?!

NOTURNO, QUASE UM HERÓI DA DC !

Criadores: Len Wein e Dave Cockrum

Noturno foi criado primeiramente por Cockrum, que já havia desenhado o personagem em seus rascunhos muitos anos antes. De fato, Cockrum inicialmente ofereceu Noturno à DC Comics como um membro da Legião dos Super-Heróis “Mas o editor achou que ele tinha o visual muito engraçado” disse Cockrum.

Wein contudo, gostou do personagem esboçado e adicionou à Noturno características alemãs, combinando o nome do Chanceler alemão Kurt Waldheim e do compositor alemão Richard Wagner, mas houve um choque entre os criadores sobre a personalidade de Noturno. “Minha versão era muito animalesca, uivando para a lua e faminto”, disse Cockrum. “Mas Lein viu nele um ser sofrido, um monstro trágico.”


Continua amanhã com Kitty Pryde, Vampira, Gambit e Medula!

Essa matéria foi traduzida da Revista Wizard.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s