Moda e Estética Anos 80 no Novo Filme dos X-Men

A Moda Anos 80 seria uma ameaça ou uma aliada das X-Women?

A prova de roupa de Olivia Munn, a Psylocke do filme X-Men: Apocalypse provocou rebuliço entre os fãs: uma peça de luva roxo berrante, bem ao estilo da estética anos 80, conforme haviam boatos de que aconteceria no filme do mutantes, que sim, se passa nessa época.

Cyndi Lauper, ícone de uma época.
Cyndi Lauper, ícone de uma época.

Os anos 80 lançaram tantas tendências de moda e música que era uma tarefa árdua para os desenhistas se aterem a uma estética. Eram os yuppies e seus terninhos e tailleurs; os góticos e sua maquiagem carregada, suas caveiras e a predominância do preto; a new wave que trazia cores berrantes, cabelos coloridos e empinados com laquê; os punks e sua estética “lixo”. Mas foi principalmente na década de 80 que a cultura pop floresceu, ganhou asas e mundo. Novos tecidos como o stretch (ou o colante) davam a marca da década, davam ares futurista às roupas. Outras, com babados, rendas e plissagens davam uma volta no passado. Nunca se experimentava tanto na moda, com tanta variedade, inovação e transformação.

A Moda Anos 80 seria uma ameaça ou uma aliada das X-Women?
A Moda Anos 80 seria uma ameaça ou uma aliada das X-Women?

Inspirado na notícia do visual anos 80 no novo filme dos X-Men, vamos dar uma olhadinha nos visuais anos 80 de algumas X-Men da Equipe Australiana dos X-Men – a mais marcante equipe mutante em termos de moda, com toda a certeza. A história em questão é Ladies’ Night (A Noite das Mulheres), publicada em Uncanny X-Men #244 (no Brasil, X-Men #50, da Editora Abril). Essa edição também foi a primeira aparição da mutante Jubileu, um baita símbolo da cultura de consumo, já que ela era uma rata de shopping. A edição é de 1989 e é escrita por Chris Claremont e desenhada por Marc Silvestri.

Yes, it's ladies night, and the feeling is right!
Yes, it’s ladies night, and the feeling is right!

Fernanda Mayer traz a seguinte reflexão ao analisar a moda dos anos 80, no Almanaque Folha – Especial Moda: “A afirmação da ideia da imagem como meio de comunicação se cristalizou nos 80, quando o corpo se tornou uma vitrine de tudo o que viesse à própria cabeça. A partir de então, quando alguém nos perguntava a respeito de moda, o que começamos a responder foi: ‘sou eu que faço a minha moda’. Este conceito está presente até hoje, na customização-mania, na mistura de estilos e até na própria negação da moda enquanto norma, presente em movimentos como o ‘grunge’, no início dos anos 90. A releitura de antigos clichês, a exploração das ambiguidades, a reflexão sobre conceitos como bom gosto e mau gosto, assim como a mistura de tendências a partir dos anos 80, provaram que todos os limites são relativos e que a moda não é mais que a projeção de nossos sonhos, ideias e aspirações, e que, afinal, tudo é mesmo possível no mundo da criação”.

O novo visu da Tempestade. Ororo inventando moda? É chover no molhado!!!
O novo visu da Tempestade. Ororo inventando moda? É chover no molhado!!!

A história da edição é a seguinte: sem inimigos para enfrentar, as mulheres da equipe decidem pedir uma ajuda ao Teleporter para que às levem a um shopping no centro mundial de compras da época: Los Angeles. É lá que elas encontram o Esquadrão M, um grupo estilo dedetizadores que quer erradicar os mutantes. É lá também que a agora órfã e rata de shopping Jubileu embarca no teleporte das mutantes de volta à Austrália.

Cristal fazendo todo mundo parar de pensar quadrado e se abrir a novas experiências!
Cristal fazendo todo mundo parar de pensar quadrado e se abrir a novas experiências!

Agora vou dar um carteiraço de blogueira de moda – sim, qualquer um pode ser isso, espero que ganhe algo com – e vou analisar os três looks da Mutantes Fashion Week 1989. Primeiro, Alison Blaire, a Cristal, entra na passarela com um look que valoriza seus cabelos curtos: um despojado vestido, largo nos ombros, mas com um cinta branca para arrematar a cintura. Par finalizar botinhas brancas de cano alto. Esse visual da Cristal poderia servir muito bem para a Xuxa num desses Xous da Xuxa da vida, não acham?

Em seguida, temos  Vampira com um vestido vermelho escarlate, com tomara que caia fazendo conjunto com uma segunda pele preta, acentuando assim, sua fragilidade em mostrar a pele. Repare na influência do ballet com o arremate estilo toutou na barra do vestido. Para finalizar, ela usa meias escuras e um sapato vermelho formando o conjunto. Agora, role a tela mais pra cima e veja o look da Cyndi na última foto. Não é muuuito parecido? Pois é!

E agora, nossa inglesa nerde favorita: Elizabeth Braddock, a Psylocke. Ela vem com tudo na animal print, ainda quando animal print era sinônimo de etnicidade, estilo que já foi muito usado com turbantes por Tempestade em outras ocasiões, principalemente no desenho dos anos 90. repare que Psylocke não está usando apenas um vestido, mas também “meias de braço” com a mesma estampa do vestido, provavelmente no tecido que falei acima, o stretch.

E o cabelo da Ororo não está muito parecido com o corte da Cyndi na segunda foto? Pois é, quando eu digo que a Cyndi Lauper ditou moda nos anos 80 eu não estou de brincadeira não. Então é isso, se preparem para um desfile de cores berrantes, colantes estampados, cabelos com cortes incomuns e cheios de laquê no novo filme dos X-Men. Throw 80s back!

Se você gostou dessa história vai gostar também daquela em que Brian Michael Bendis leva as meninas da equipe do Ciclope para um dia de compras. A história está ligada com Inumanidade e foi publicada pela Panini em uma edição recente de X-Men.

Agora, te cuida Julia Petit! Tou chegando pra ahazar!

Anúncios

4 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s