cinema, destaque, quadrinhos
Comentário 1

Trânsia (ou Sokovia), o país de Mercúrio e Feiticeira Escarlate

Capeitão América... Não... Capeitão Sokovia!

Capeitão América… Não… Capeitão Sokovia!

No segundo filme dos Vingadores, mais precisamente Vingadores – A Era de Ultron, grande parte da ação se passa em um país eslavo, dos Balcãs, de onde provêm Pietro e Wanda Maximoff, os gêmeos Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Há uma grande mística ao redor do país de onde vieram que, imagino, por causa dos direitos autorais divididos entre Marvel Studios e 20th Century Fox, o nome Trânsia teve de ser mudado para Sokovia.

Quem será que vai ser o gêmeo malvado?

Quem será que vai ser o gêmeo malvado?

“Rapunzel, jogue-me suas Trânsias!”

É interessante ver que o Monte Wundagore, um dos principais locais da Trânsia, foi o local de nascimento dos gêmeos em qualquer que seja a história. Seja na sua primeira origem, quando eram filhos dos heróis da Era de Ouro, Ciclone e Miss América. Ou como foi revelado depois, que eram filhos de Magneto e sua esposa, Magda, cujo parto teria sido feito por uma das Novos Homens do Alto Evolucionário, a Bova, uma mistura de mulher e vaca.

Mais para frente, como foram gerados problemas de direitos autorais com Wanda e Pietro, a Marvel decidiu dizer que os gêmeos não eram mutante e muito menos filhos de Magneto, eles eram na verdade, Inumanos perdidos de seu povo. Uma solução simples, mas que irritou muitos fãs de longa data dos irmãos Maximoff.

Aproveito a chance de falar de Mercúrio e Feiticeira Escarlate para apresentar mais do seu país, a Trânsia, ou como ficou conhecida na filmo Sokovia. Também se quiserem e tiverem interesse, fiz algo parecido com a Latvéria, país governado pelo Doutor Destino.


Mapa da Trânsia

Mapa da Trânsia

NOME OFICIAL: Republica da Trânsia (Republik Transien)

POPULAÇÃO: 20.000

CAPITAL: Trânsia do Oeste

LUGARES INTERESSANTES: Cidadela da Ciência, Dragorin, Monte Wundagore

GOVERNO: Democracia constitucional

LÍNGUAS PRINCIPAIS: Alemão, Húngaro, Smykariano

MOEDA: Trans (!)

PRINCIPAIS RECURSOS: Carvão, ferro, brinquedos, urânio, madeira, petróleo, sal e gás natural.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Não-nomeada: Avengers#33 (1966); Nomeada: Thor #133 (1966).

Eu não sou seu filho, seu filho está na FOX

Eu não sou seu filho, seu filho está na FOX

HISTÓRIA: A Trânsia fez parte da Wallachia, mas separou-se dela em 1857 quando Wallachia foi mesclada com a Moldávia e a Romênia. No passado distante do país, o demônio Chthon foi atrelado ao Monte Wundagore por Morgana LeFay possuindo o Darkhold. O Monte Wundagore se tornou a sede da Cidadela da Ciência do Alto Evolucionário em 1928, graças ao apadrinhamento do cientista inumano Phaeder. O Alto Evolucuionário usou o lugar para desenvolver sua raça de Novos Homens. Alertado da ameaça de Chthon pelo mago Magnus, o Alto Evolucionário treinou seus Novos Homens para se tornarem os Cavaleiros de Wundagore. Na tarde em que a perambulante Magda deu a luz duas crianças gêmeas no Monte Wundagore, Chthon tentou escapar de seu confinamento, apenas para ser arrastado de volta por Magnus e os Cavaleiros. As duas crianças foram dadas a um casal Romani (ciganos) para cria-las como suas. Mais tarde eles se tornaram os heróis Mercúrios e feiticeira Escarlate. O Alto Evolucionário tentou relocar seus Novos Homens, mas toda vez se tornava inevitável seu retorno ao seu lar original.


Traduzido do Marvel Atlas #1 (de 2) de 2007.

1 comentário

  1. Pingback: Madripoor, Entre Lordes do Crime e Heróis Caolhos | Splash Pages

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s