Capeitão América... Não... Capeitão Sokovia!

Trânsia (ou Sokovia), o país de Mercúrio e Feiticeira Escarlate

Capeitão América... Não... Capeitão Sokovia!
Capeitão América… Não… Capeitão Sokovia!

No segundo filme dos Vingadores, mais precisamente Vingadores – A Era de Ultron, grande parte da ação se passa em um país eslavo, dos Balcãs, de onde provêm Pietro e Wanda Maximoff, os gêmeos Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Há uma grande mística ao redor do país de onde vieram que, imagino, por causa dos direitos autorais divididos entre Marvel Studios e 20th Century Fox, o nome Trânsia teve de ser mudado para Sokovia.

Quem será que vai ser o gêmeo malvado?
Quem será que vai ser o gêmeo malvado?
“Rapunzel, jogue-me suas Trânsias!”

É interessante ver que o Monte Wundagore, um dos principais locais da Trânsia, foi o local de nascimento dos gêmeos em qualquer que seja a história. Seja na sua primeira origem, quando eram filhos dos heróis da Era de Ouro, Ciclone e Miss América. Ou como foi revelado depois, que eram filhos de Magneto e sua esposa, Magda, cujo parto teria sido feito por uma das Novos Homens do Alto Evolucionário, a Bova, uma mistura de mulher e vaca.

Mais para frente, como foram gerados problemas de direitos autorais com Wanda e Pietro, a Marvel decidiu dizer que os gêmeos não eram mutante e muito menos filhos de Magneto, eles eram na verdade, Inumanos perdidos de seu povo. Uma solução simples, mas que irritou muitos fãs de longa data dos irmãos Maximoff.

Aproveito a chance de falar de Mercúrio e Feiticeira Escarlate para apresentar mais do seu país, a Trânsia, ou como ficou conhecida na filmo Sokovia. Também se quiserem e tiverem interesse, fiz algo parecido com a Latvéria, país governado pelo Doutor Destino.


Mapa da Trânsia
Mapa da Trânsia

NOME OFICIAL: Republica da Trânsia (Republik Transien)

POPULAÇÃO: 20.000

CAPITAL: Trânsia do Oeste

LUGARES INTERESSANTES: Cidadela da Ciência, Dragorin, Monte Wundagore

GOVERNO: Democracia constitucional

LÍNGUAS PRINCIPAIS: Alemão, Húngaro, Smykariano

MOEDA: Trans (!)

PRINCIPAIS RECURSOS: Carvão, ferro, brinquedos, urânio, madeira, petróleo, sal e gás natural.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Não-nomeada: Avengers#33 (1966); Nomeada: Thor #133 (1966).

Eu não sou seu filho, seu filho está na FOX
Eu não sou seu filho, seu filho está na FOX

HISTÓRIA: A Trânsia fez parte da Wallachia, mas separou-se dela em 1857 quando Wallachia foi mesclada com a Moldávia e a Romênia. No passado distante do país, o demônio Chthon foi atrelado ao Monte Wundagore por Morgana LeFay possuindo o Darkhold. O Monte Wundagore se tornou a sede da Cidadela da Ciência do Alto Evolucionário em 1928, graças ao apadrinhamento do cientista inumano Phaeder. O Alto Evolucuionário usou o lugar para desenvolver sua raça de Novos Homens. Alertado da ameaça de Chthon pelo mago Magnus, o Alto Evolucionário treinou seus Novos Homens para se tornarem os Cavaleiros de Wundagore. Na tarde em que a perambulante Magda deu a luz duas crianças gêmeas no Monte Wundagore, Chthon tentou escapar de seu confinamento, apenas para ser arrastado de volta por Magnus e os Cavaleiros. As duas crianças foram dadas a um casal Romani (ciganos) para cria-las como suas. Mais tarde eles se tornaram os heróis Mercúrios e feiticeira Escarlate. O Alto Evolucionário tentou relocar seus Novos Homens, mas toda vez se tornava inevitável seu retorno ao seu lar original.


Traduzido do Marvel Atlas #1 (de 2) de 2007.

Anúncios

4 comentários sobre “Trânsia (ou Sokovia), o país de Mercúrio e Feiticeira Escarlate

  1. Na verdade ninguém nunca disse que eles eram Inumanos, e sim aprimorados. Experimentos da Joia da Mente (que antes de ser quebrada por Ultron, era o cetro do Loki). Tanto que se observarmos tempo depois, em Infinity War, vemos que Visão e Feiticeira parecem ter tirado um tempo para se descobrirem, o que leva Wanda a ‘entender’ a jóia e ela mesma. No bloco final do filme onde discutem o sacrifício de Visão em Wakanda, Visão comenta o fato de a Jóia e Ela (Wanda) terem o mesmo fluxo de energia vindo do mesmo lugar. Eles não podem sere inumanos, pois a classe ficaria confusa após a inserção dos X-Men na Marvel (onde hoje, dia 30/05/2019 ela já está em poder da Disney).

    Curtir

    1. Oi Nathan! Sim, quanto aos filmes você está correto, contudo eu estou falando aqui dos quadrinhos, que vieram BEEEM antes dos filmes e que os quadrinhos são utilizados como basa para desenvolver os filmes, valeu? Abraços! =)

      Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.