Saudades: Marvel 99

Uma revista com Deadpool, KaZar, Hulk, Demolidor e Elektra, esse era o mix de Marvel 99, um mix que incrivelmente saiu no Brasil em épocas de vacas magras. Vamos saber um pouco mais sobre essa revista que deixou saudades por aqui.

Barbeiro de Sevilha ou Sweeney Todd?
Barbeiro de Sevilha ou Sweeney Todd?

Dados Gerais:

Marvel’ 99 (Editora Abril)

Duração:

12 números – Janeiro de 1999 a Dezembro de 1999

 

Deadpool vs. HULK! Bons tempos!
Deadpool vs. HULK! Bons tempos!

O Contexto:

Ah! A Crise dos anos FHC que a maioria faz questão de fechar os olhos para o que aconteceu, (mas aconteceu) e reduziu drasticamente o número de revistas em bancas. Por outro lado foi nessa época que saíram as revistas da série Heróis Renascem, após o Massacre. Capitão América, Vingadores, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico ganhavam casa própria. Por outro lado ainda, heróis como Demolidor e Hulk ganharam lar na continuação da revista Marvel (insira um ano aqui). Já haviam sido publicadas Marvel 97 e 98. Junto com Hulk e Demolidor entraram títulos lançados na onda 97 da Marvel, programada para lançar mais títulos no universo 616, entre eles Maverick, Heroes For Hire, Thunderbolts e Alpha Flight. Os que saíram na Marvel 99 foram Deadpool, KaZar e Elektra.

Quem quer KaZar comigo?
Quem quer KaZar comigo?

O Mix:

Hulk (por Peter David, Mike Deodato Jr. e Adam Kubert)

Depois do fim da saga do Panteão, o Hulk andava meio perdido. Além disso, Bruce Banner havia se separado do gigante esmeralda e ido para o mudo de Heróis Renascem. Para servir de norte para o monstro surgia a neta de Rick Jones, vinda direto do Futuro Imperfeito do Maestro. Foi nessa época que o Hulk enfrentou o Fanático e se tornou Morte, um  dos Cavaleiros do Apocalipse, enfrentando também Wolverine e os Thunderbolts.

Demolidor (por Joe Kelly e Gene Colan)

A fase do ótimo escritor Joe Kelly no Demolidor não foi muito publicada no Brasil, o que temos em Marvel 99 é uma aventura envolvendo a Máfia Russa, a Viúva Negra e o Ômega Vermelho. Infelizmente uma história bem esquecível no meio de tanta coisa boa acontecendo neste gibi. Sem mencionar a arte incrível de Colan.

Elektra (por Peter Milligan, Larry Hama e Mike Deodato Jr.)

Depois de ter trabalhado com beldades como Glory e sua inspiração, a Mulher-Maravilha, nada mais natural que Deodato assumisse outra Bad Girl/Femme Fatale, no caso a Elektra. Com roteiros de Peter Milligan em um dos seus primeiros trabalhos para a Marvel, Elektra se envolvia com o Demolidor e também com o Mestre do Kung Fu em suas aventuras. Mais pra frente, Larry Hama, que também escrevia Wolverine na época, passou a escrever as histórias da ninja gostosa tentaculosa, e o baixinho canadense peludo passou a aparecer nas histórias dela também, assim com ela nas dele.

KaZar (por Mark Waid e Andy Kubert)

Agora estamos chegando à parte filé bem-passado da revista. O incrível Mark Waid, na mesma época em que revolucionou o Capitão América, pegou para escrever a série desse personagem B que é o KaZar. Pra quem nãos abe, KaZar é uma espécie de Tarzan que vive na Terra Selvagem, um enclave da pré-história no meio da Antártida. A história gira em torno da rivalidade ente Kevin Plunder, o KaZar, e seu irmão, mas também envolve o Rino, o Saqueador e babem… Thanos! Destaque para as interações de Zabu e Shanna com Matty, o filhinho de KaZar e Shanna, batizado em homenagem ao Demolidor. Incrivelmente a Abril publicou toda a série do KaZar aqui.

Deadpool (por Joe Kelly e Ed McGuinness)

Esqueça o porcaria do Daniel Way, quem foi responsável por alçar Deadpool ao sucesso foi Joe Kelly (e também um pouco de culpa ao Mark Waid que fez a duas primeiras minis dele). Na fase de Kelly foram definidos todos os elementos básicos do universo do mercenário tagarela. Infelizmente essa série saiu totalmente picotada aqui, mas não esqueçam, crianças, ESSE é o Deadpool definitivo, não essa porcaria do Daniel Way que você aprenderam a ler! Ah e os desenhos são do fantástico Ed McGuinness em começo de carreira! Não dá pra perder, né?

Deadpool encontra Demolidor!
Deadpool encontra Demolidor!

O que deu certo e o que deu errado:

A série foi descontinuada, muito porque a revista era apenas um tapa-buraco, feita para segurar as assinaturas. No ano seguinte viria Marvel 2000 trazendo de volta heróis como Capitão, Thor e mantendo os ótimos Hulk e Demolidor. Vingadores e Thunderbolts também chegaram a pintar na revista continuação, que durou 6 edições.


O que aconteceu com as séries que a compunham:

Hulk continuaria com Peter David e Adam Kubert em Marvel 2000 e Grandes Heróis Marvel Premium, a revista original seria rebotada e escrita por John Byrne e Ron Garney. A fase de Kelly no Demolidor foi a última antes da revista ser relançada pelo selo Marvel Knights, de Joe Quesada e Jimmy Palmiotti, trazendo o elogiado arco Diabo da Guarda de Kevin Smith, que sairia em Marvel 2000. Elektra teve algumas últimas histórias pubicadas em Marvel 200, mas a série foi descontinuada. KaZar foi toda publicada em ’99. Deadpool, coitado, nunca mais viu a luz do dia. :’-( Uma belezura de série e uma bela oportunidade posta fora. Espero que com o filme do Deadpool vindo aí, a Panini Comics traga a série de Kelly na íntegra.


Confira os antigos SAUDADES:

Shazam!

DC Millennium

Coleção Pocket Panini

Revistas Premium: O Que Tinham de Bom?

Especial do Mês

Anúncios

11 Comments

  1. Acredito que esse mix só saiu aqui porque os medalhões estavam envolvidos em Heróis Renascem. Considero um dos melhores mixes da Marvel XX, só perdendo pra 2000.

    Sobre as séries:
    Após uma fase meio morna, PaD vinha subindo novamente o nível na série do Hulk, o que se manteria até sua saída.
    Uma fase mais bem humorada do DD, como a muito não se via, e que só voltaríamos a ter agora com o Waid. Embora muitos torçam o nariz prum DD bem humorado, eu gostava.
    Elektra era talvez a mais fraca do mix, mas tb não comprometia tanto. E Deodato era um show a parte.
    Acho que foi a única vez que eu gostei de algo solo do Deadpool, fora as minis do Waid e a dupla com o Cable. Não que eu adorasse as histórias, mas era divertida.
    Kazar era muito bom. Mesmo ao forçar a barra ao colocar Kazar num mano a mano com o Thanos, isso não te incomodava porque a história te prendia. E não saiu tudo do Kazar aqui não, Gui. Teve um arco final envolvendo o Alto Evolucionário e a Shanna como tendo absorvido o poder do terraformador que não saiu aqui.

    Curtir

  2. Cara, gostava do Kazar e acho que foi a única vez que curti ler Deadpool hehe Se esta série dele saísse encadernada eu pegava com certeza, achava a arte muito massa 😀 Kazar eu tb compraria, mas isso é bem impossível de sair por aqui de novo 😛

    Curtir

  3. Olá, tudo bom? No post você diz que a saga do Kazar foi publicada completa, porém não foi não. Terminou com o Kazar olhando os olhos da mulher dele e se assustando. Perguntei rapidamente para o Mark Waid (que fez o argumento desta série) quando ele estava no Brasil, se havia final e ele disse claro que sim. Falei pra ele que terminou aqui após a lutra contra Thanos, com Kazar olhando pros olhos da mulher e se assustando e que depois não haviam mais publicado nada e ele e a mulher dele soltaram um sonoro “Ohh noo!” espantados. Infelizmente ele já tinha autografado meus itens e havia mais gente na fila. Prometi a ele que iria procurar o final, pois adorava esta saga! Enfim, gostaria de saber se você sabe onde termina quando diz que foi publicada completa ou se apenas achava que terminava ali também…PRECISO DO FINAL DESSA SAGA!

    Curtir

    1. É verdade, Rodrigo! Outros vieram me falar disso! Realmente pena mesmo que não tivemos esse arco final. Acho que são mais umas 6 edições. Valeu pela info! E Kazar era muito legal! Abração!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s