As revistas derivadas dos X-Men começaram com… Os X-Men da Costa Oeste (!?)

O primeiro número de Vingadores da Costa Oeste!
O primeiro número de Vingadores da Costa Oeste!

Esta semana na coluna Comic Book Legends Revealed, o jornalista Brian Cronin desmistifica uma lenda urbana do universo mutante: teriam havido os X-Men da Costa Oeste? Todos sabemos que durante muitos anos um dos spin-offs dos Vingadores foram os Os Vingadores da Costa Oeste, com base em La Jolla, Califórnia e que tinham como membros Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Magnum, Visão, Tigresa, Cavaleiro da Lua, Harpia, Feiticeira Escarlate e muitos outros. Talvez um line-up mais interessante que a dos Vingadores principais. Mas ok, vamos falar dos X-Men.

A Marvel queria uma revista derivada dos X-Men depois do sucesso da minissérie de Wolverine por Chris Claremont e Frank Miller. Mas Claremont queria esperar o momento certo para fazer isso, não apenas jogar uma nova revista na continuidade. Ele havia sugerido para o então editor-chefe, Jim Shooter, uma equipe de jovens mutantes, mas Shooter negou o pedido porque algo assim se pareceria muito com a equipe futurista da DC Comics, a Legião dos Super-Heróis.

Então uma das sugestões dadas ao editor-chefe pelo falecido escritor do Capitão América, Mark Gruenwald, seria a de criar uma equipe de X-Men com base na costa oeste dos Estados Unidos, envolvendo antigos X-Men desativados como Fera, Anjo, Homem de Gelo, Destrutor e Polaris.

“A despeito do mérito individual do conceito, era algo um pouco diferente do que eu tinha em mente”, declara Claremont, “Jim foi até Louise (Jones, editora dos mutantes na época), disse que essa proposta foi feita a ele e perguntou se haveria algum problema de nossa parte… ou sugestões, ou comentários. Louise lembrou que, bem… nós tínhamos um conceito e, sim, nós o tínhamos há um bom tempo. Então Jim disse: ‘Oh, okay, vamos ouvir esse conceito’. Então era fazer ou cair fora. Então ao mesmo tempo, o artista Bob McLeod despontou (…) e todas peças se juntaram”.

O início dos Novos Mutantes!
O início dos Novos Mutantes!

Assim, a equipe de jovens mutantes chamada Novos Mutantes, surgiu em 1982, criados por Chris Claremont e Bob McLeod em Marvel Graphic Novel #4 (inédito no Brasil). Na história, o Professor Xavier vai em busca de uma nova equipe para substituir os X-Men, que o mentor achava que haviam morrido no espaço durante uma batalha contra os alienígenas da Ninhada. Durante essa busca, o Professor X enfrenta o Clube do Inferno e suas maquinações para conseguir jovens mutantes a seu serviço. Do desfecho desta história, surgem os Novos Mutantes!

As revistas derivadas dos (gasp!) X-Men da Costa Oeste!
As revistas derivadas dos (gasp!) X-Men da Costa Oeste!

A ideia dos X-Men da Costa Oeste, entretanto não foi abandonada. Em 1983, surgiam os Novos Defensores, uma equipe baseada na Califórnia, que tinha Fera, Anjo e Homem de Gelo como integrantes, mais Serpente da Lua, Gárgula e Valquíria. Em 1984, então, estreavam os Vingadores da Costa Oeste, e, finalmente em 1986, os X-Men “deixados para trás” estreavam sua própria série, no grupo X-Factor.

Vale frisar que no final dos anos 70 e início dos anos 80, existiu a equipe Os Campeões, que também tinha base na Costa Oeste dos EUA, mais precisamente em Los Angeles. A equipe, porém, tinha uma formação esdrúxula: Homem de Gelo, Anjo, Viúva Negra, Hércules e Motoqueiro Fantasma, que inclusive rendeu piada nas aventuras da Gaviã Arqueira. Chegamos à conclusão que nesse mundo nada se cria, tudo se copia. Lavosier facts!

Anúncios

3 Comments

    1. Ela disse que eles era uma equipe sem eira-nem-beira, que não tinha uma razão em ser e que durou muito pouco tempo. Algo assim. Abs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s