Simpatia pelo Diabo: As Polêmicas de Lúcifer

Tom Ellis e Lúcifer: ah não, não é fiel. Só Jesus é fiel! (e a Gaviões).

Lúcifer é a série derivada de Sandman que teve maior sucesso entre as demais. Agora está virando série na televisão americana Fox Network. A série de quadrinhos e a série de TV conquistaram muita polêmica lá no início e hoje em dia.

"Nice to meet you, hope you guess my name, but what is puzzling you is the nature of my game!"
“Pleased to meet you, hope you guess my name, but what is puzzling you is the nature of my game!”

A última polêmica envolve a organização cristã One Million Moms, que quer cancelar a série de TV porque o Lúcifer apresentado lá difere muito do que é mostrado na Bíblia. É, quem diria que uma organização cristã seria uma fã tão radical de Lúcifer que não aceita adaptação. Elas gostam é do Deabo original. O Lúcifer da série difere dos ensinamentos bíblicos sobre o demônio e representa de maneira errônea os valores cristãos. Pelo jeito as Um Milhão de Mamys fez seu dever de casa direito e devorou toda a série em quadrinhos de Lúcifer.

Na série, de Mike Carey e Peter Gross, Lúcifer é um conquistador carismático, capaz de convencer até a carola mais fervorosa a venerá-lo. Mas, como foi mostrado na série Sandman, de Neil Gaiman, Lúcifer perdeu suas asas e perdeu o controle do reino do Inferno, e foi banido para viver no nosso mundo. E é aí que suas aventuras solo começam.

Mas será o Diabo?
Mas será o Diabo?

Na série, Lúcifer será vivido pelo charmoso ator Tom Ellis, mais conhecido pelos filmes Soldados Búfalos e O Segredo de Vera Drake, ou seja, nada muito conhecido. As One Million Moms vivem envolvidas com polêmicas no mundo dos quadrinhos. Já tentaram impedir que a revista do Archie mostrando o casamento gay de Kevin Keller fosse publicado, entre outras estripulias dessas mamys danadas. Claro que o intento das queriduchas nunca dá certo, elas estão aí é para causar o mundo cristão.

Mas a polêmica da série de Lúcifer nos quadrinhos começou logo na proposta da série: uma série de um personagem “criado” por Neil Gaman que seria escrito por outro escriba: Mike Carey. Porém, logo no primeiro one-shot e na primeira minissérie, testes para a revista regular, A Opção Estrela da Manhã e Cartas na Mesa, pudemos perceber a qualidade da escrita de Carey, envolvendo a busca de Lúcifer com uma subtrama que traz tudo que as One Million Moms mais detestam: sexualidade e questionamento da fé. O resultado foi elogiado até pelo próprio Gaiman, que disse: “o Lúcifer de Carey é mais manipulador, encantador e perigoso do que eu poderia esperar”.

Tom Ellis e Lúcifer: ah não, não é fiel. Só Jesus é fiel! (e a Gaviões).
Tom Ellis e Lúcifer: ah não, não é fiel. Só Jesus é fiel! (e a Gaviões).

O que as Mommies tem de levar em conta é que no Universo DC e, por conseguinte, no Universo Vertigo, a religião cristã é tratada como uma mitologia, com a grega, a nórdica, a egípcia, a hindu. Seus personagens são alegorias dos “mitos” cristãos, como o Vingador Fantasma, que representa Judas; ou o Espectro, que é a ira de Deus encarnada.

Aí você que está lendo isso pensa: “como essa organização americana de mães é babaca”, mas quando seus personagens são adaptados para uma outra mídia é o primeiro a fazer chororô e sapatear, espernear. É a sacralização dos personagens. “Não, você não pode mostrar uma imagem do Superman e Batman se beijando”, isso é muito parecido com a Iconoclasia dos ortodoxos e dos muçulmanos, em que imagens de santos são proibidas. Logo nos quadrinhos, uma mídia feita de imagens.

Vá pro Diabo que te carregue (pra cama). ;-)
Vá pro Diabo que te carregue (pra cama). 😉

Se o nome de Lúcifer e a imagem do demônio são, de certa forma sagradas para as One Million Moms e você acha isso ridículo, devia pensar bem o quanto ridículo você está sendo quando sacraliza personagens como se existisse um culto a eles. A religião cristã é reconhecida no mundo inteiro e tem milhões de seguidores. As religiões marvelistas ou dcnistas não existem, ou, pelo menos, vão ter de esperar um pouco para serem oficializadas. E você, já pregou na internet para seu santo de papel favorito hoje?

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s