destaque, História dos Quadrinhos, quadrinhos
Comentários 5

[Quem Veio Primeiro?] Arqueiro Verde x Gavião Arqueiro

Tanto na Marvel como na DC Comics existem personagens com poderes e habilidades semelhantes. Nesta seção você vai saber qual deles veio antes, mas mais do que isso, vai conhecer o arquétipo em que seus criadores se basearam para chegar a esse personagem. Vale lembrar que os arquétipos são símbolos universais que existem no inconsciente coletivo da humanidade. São símbolos aos quais nós, humanos, sempre recorremos quando somos remetido a uma ou outra referência.

O Robin (que não é do Batman) Hood (que não é O Capuz Vermelho)

O Robin (que não é do Batman) Hood (que não é O Capuz Vermelho)

Hoje vamos falar dos arqueiros da Marvel e DC Comics, Gavião Arqueiro e Arqueiro Verde, respectivamente. Nunca antes os arqueiros estiveram tão em voga, o que levou muitas pessoas a procurarem cursos de arco e flecha. Nem mesmo quando o elfo Legolas estrelava a série de filmes dos livros de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. Mas é preciso destacar que o personagem arqueiro supremo, que está de bem com a vida e luta contra o sitema veio muito antes. A raiz deste arquétipo está no personagem das lendas da cavalaria, Robin Hood, o também chamado Príncipe dos Mensdigos, cuja atribuição era roubar dos ricos para dar aos pobres. Não por acaso o visual do Arqueiro Verde original é totalmente baseado em Robin Hood.

A origem do Arqueiro: ele era uma imitação do Bátima!

A origem do Arqueiro: ele era uma imitação do Bátima!

Mas vamos à criação do Arqueiro. Mort Weisinger e George Papp, criaram Oliver Queen em 1941, em More Fun Comics #73. Os dois criadores vieram com o Arqueiro para trazer um personagem semelhante ao Batman: um cara sem poderes, mas com habilidades humanas capazes de fazer frente aos criminosos. A semelhança com o Batman no início das histórias era flagrante. Não só Oliver tinha um parceiro-mirim, o garoto criado por índios Roy Harper, que no Brasil foi chamado de Ricardito (Speedy, em inglês), mas como o Arqueiro Verde tinha coisas como o Flechamóvel, o Flechaplano e a Flechacaverna. Para substituir o cinto de utilidades, foi criado algo como uma aljava de utilidades, com flechas especiais, como a flecha-raio, a flecha-rede e a flecha-luva-de-boxe. O Arqueiro era um herói um tanto ridículo, mas quando Dennis O’Neil e Neil Adams tomaram o herói para si, tudo mudou. Confira mais aqui.

And he's watching us all. With the eye of the hawk... (or the tiger?)

And he’s watching us all. With the eye of the hawk… (or the tiger?)

O Gavião Arqueiro era um pouco diferente. Pra começar, ele não surgiu como herói, mas sim como um vilão do Homem de Ferro, em Tales of Supense # 57, de setembro de 1964, portanto treze anos depois de Oliver Queen. Seus criadores são Stan Lee e Don Heck e, depois de mais duas aparições como vilão, ao lado da russa Viúva Negra, ele foi chamado para fazer parte dos Vingadores, na equipe conhecida como A Gangue do Capitão América pois, além do Capitão, todos os outros integrantes eram ex-criminosos.

Clint Barton e Barney Barton, o Flecha Certeira, irmão do Gavião Arqueiro, foram treinados pelo Espadachim nas artes do arco-e-flecha, depois que seus pais foram mortos num acidente de carro e os dois passaram de lares abusivos em lares abusivos até irem parar no circo. Depois de ajudar a mãe do mordomo Jarvis, Clint passa a conviver na mansão dos Vingadores, quando é convidado para fazer parte da equipe. Ele também passa a usar flechas especiais desenvolvidas pela tecnologia das Empresas Stark. Daí em diante, o arqueiro da Marvel teve um papel de destaque na equipe dos Heróis Mais Poderosos da Terra.

arrowhawk

O VEREDICTO: Então, quem veio antes dos dois heróis da Marvel e da DC Comics foi o Arqueiro Verde, mas antes dele existia o herói Arqueiro Dourado da Fawcett Comics, a editora do Shazam!, e muito antes ainda tivemos a lenda de Robin Hood, do qual Oliver Queen s einpirou e pegou emprestado seu senso estético. Hoje o Arqueiro Verde protagoniza sua própria série de TV, Arrow, que você pode saber mais sobre, lendo esse link.

E agora uma musiquinha com metáforas sobre flechas e alvos:

Anúncios

5 comentários

  1. Só uma correção chatinha: Tales of Suspense Volume 1 #57 e de setembro de 1964, não 54. E se permite me dar uma sugestão de pauta, que tal dar um follow up no texto falando do melhor título do Arqueiro Verde – Green Lantern/Green Arrow, entre abril de 1970 e abril de 1972, uma das primeiras revistas de super heróis a explicitamente lidar com questões sociais (em particular “Snowbirds don’t Fly, de agosto de 71)?

    ótimo texto, por sinal.

    Curtir

    • guilhermesmee diz

      Valeu, Pedro! Corrigirei. Sim, estou devendo um artigo sobre a fase de relevância social há um tempo. Só que tenho de reler essas edições… :/ Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s