A Deusa da Guerra: A Fase de Brian Azzarello e Cliff Chiang na Mulher-Maravilha

Ela usa AXE!

Este mês encerrou-se apoteoticamente a fase de Brian Azzarello, Cliff Chiang e Vários Colaboradores na Mulher-Maravilha aqui no Brasil, publicada em Universo DC #36. Pode-se dizer que foi a mudança que mais deu certo na iniciativa Os Novos 52. Azzarello e Chiang não só deram uma nova roupagem – no estofo e no visual – para os deuses do Olimpo, como criaram uma trama instigante cheia de intrigas e reviravoltas, que ficaria muito bem no cinema.

Brian Azzarello e Cliff Chiang - O melhor dos Novos 52!
Brian Azzarello e Cliff Chiang – O melhor dos Novos 52!

Como sabemos, a versão da Mulher-Maravilha interpretada por Gal Gadot no filme Batman Vs. Superman: Dawn of Justice, e possivelmente na sua futura película, será baseada na esta fase. vamos dar uma olhada nos elementos mais importantes dessa belíssima fase e tentar especular como serão usada no filme.

A Xena disse: "balgablagauuuuuiiiiaaaahhhtricunofoooo!" e jogou o seu chakra!
A Xena disse: “balgablagauuuuuiiiiaaaahhhtricunofoooo!” e jogou o seu chakra!

O primeiro aspecto a destacar é Zola, a mulher que tem o último filho de Zeus. Esse filho é destinado a destruir o Olimpo. A partir de sua gravidez, Zola é introduzida num mundo de mitos e lendas gregas e passa a conviver com divindades, tudo porque Zeus foi morto. A Mulher-Maravilha passa a ser sua guardiã. Zola tem um papel importantíssimo nessa trama, que é o de representar o público, seja da revista em quadrinhos ou do filme na tela dos cinemas. Junto com ela somos apresentados a todo o Olimpo e todo o mundo diferente da Mulher-Maravilha. Zola representa “o homem comum” ou “a mulher comum”, ela se maravilhará com o fantástico assim como se um de nós fosse colocado frente a ele. Mas muito pior, ela terá de enfrentar as adversidades que esse contato com o mitológico provocará em sua vida. Zola será nossa guia durante todo o filme da Mulher-Maravilha.

Zola, Zola, sua menininha tola... (ou será que não?)
Zola, Zola, sua menininha tola… (ou será que não?)

Temos que sublinhar também a aproximação da Mulher-Maravilha com o Olimpo. Essa mudança vai ao encontro de outros filmes e livros que tratam da mitologia greco-romana como Fúria dos Titãs e Percy Jackson, ou até mesmo das recentes versões de Hércules com Dwayne “The Rock” JohnsonKellan Lutz. Também temos o filme Imortais com o próprio Superman, Henry Cavill. A mitologia grega está em voga e os filhos de Zeus mais ainda. Atar o filme a essa nova origem é ir numa onda da crise de Hollywood que está resgatando sagas e mais sagas e se aproximando mais da narrativa seriada das séries, como os filmes da Casa das Ideias têm feito, e agora a DC Comics parece estar entrando no páreo também. Ao final do primeiro arco, Diana se torna a nova Deusa da Guerra. Ainda que os aspectos dela como esse papel não tenham sido tão explorados nessa run, é de se pensar o que uma deusa poderia fazer pelo mundo ao empunhar um manto tão poderoso.

Ela usa AXE!
Ela usa AXE!

Mas temos de falar do mundo também. Ainda que a origem da amazona esteja atrelada a Steve Trevor, o mundo dela é a Ilha Paraíso. Não acho que será necessário contar uma história de origem para a Mulher-Maravilha. Se usarem como base a história de Azzarello e Chiang teremos um bom filme, com muitos efeitos especiais garantidos pelos olimpianos. Um ponto muito importante do universo da guerreira amazona se desfaz nessa saga: a ilha paraíso. Todas as amazonas são transformadas em pedra. Hipólita morre. O mundo de Diana caiu, como diria a Wanessa Camargo e, sem um mundo para se voltar, ela vai ter que fazer alianças improváveis e se voltar para um novo mundo: o mundo do patriarcado, o mundo dos homens.

Ártemis, teu passado de siriema te condena!
Ártemis, teu passado de siriema te condena!

Porém a pergunta que fica mesmo é QUEM É A MULHER-MARAVILHA? Porque apesar de ter conduzido bem essa sua run, Azzarello não mostrou quase nada de quem realmente a amazona é e as nuances da personalidade de Diana Prince. Afinal, não se pode ser uma guerreira o tempo inteiro. O que a Mulher-Maravilha faz quando descansa? Onde está o humor? Onde está o amor? (como perguntavam os Black Eyed Peas). Mas ao que tudo indica, a Mulher-Maravilha e o Superman terão romance sim! E se reclamar terão um filme só para os dois.

As revistas da Liga da Justiça e Superman/Wonder Woman deram algumas pinceladas nessas respostas, mas nada muito conclusivo. Agora teremos no Brasil a fase de Meredith e David Finch, que não vem recebendo boas críticas lá fora – nem pelo roteiro e nem pelos desenhos – mas a maior polêmica é a utilização da personagem Donna Troy, uma das queridinhas dos fãs. É esperar – e torcer – para ver – e ler!

 

Anúncios

6 Comments

  1. Pois eu acho que a personalidade da Diana foi muito bem desenvolvida durante as lutas. Ela não é uma guerreira só porque foi treinada para ser uma, mas porque é isso que dá a junção de tudo que ela é: amável, compassiva, protetora, teimosa, inconformada, justiceira… sem falar que ela é inteligentíssima e finérrima.

    P.S.: Nas horas vagas ela ouve rock.

    Curtir

    1. É, cada um com a sua opinião, Paulo, mas tu ter reparado nisso, mostra mais uma vez a competência da dupla de criação da WW! Abs!

      Curtir

  2. Ela escuta rock nas horas vagas?!?! Adorei isso, kd a fonte?!?! Guilherme acertou, eles não destrincharam ela o máximo, eles só deram um norte pra história, o que já é tudo e mais um pouco pra adaptação nos cinemas não ser um lixo. Mitologia bem retratada é imbatível. Torço muito por ela e o Super, pq ao q parece ela vai flertar c o Batgay no filme

    Curtir

    1. O problema, jefersonn é que nas outras HQs que a Diana aparecia, a retratação era diferente. Aí não exite nem coesão nem coerência… Abs! Quanto ao filme, acho que o Super tem que pegar é o Batman. Eu shippo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s