Da Era de Ouro… Para a Continuidade Marvel!

Nosso heróis ainda são os mesmos (?) E as aparências não enganam não (?)

Você pensa que só o Capitão América ou seus amigos dos Invasores vieram da Era de Ouro da Marvel? Pois está redondamente enganado! Muitos outros heróis, embora com origem e poderes trocados, também vieram de lá. Duvida? Então dá uma olhada nesse artigo!

Nosso heróis ainda são os mesmos (?) E as aparências não enganam não (?)
Nosso heróis ainda são os mesmos (?) E as aparências não enganam não (?)

Comandante, CAPITÃO, tio, brother, camarada...
Comandante, CAPITÃO, tio, brother, camarada…

CAPITÃO AMÉRICA: Como sabemos, o Capitão América voltou para a continuidade da Marvel em 1964, na revista Avengers #4, quando os Vingadores o encontram em animação suspensa congelado nas águas do Círculo Polar Ártico. Na verdade o Capitão foi criado em 1940, alguns meses antes do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor. Seus criadores foram Joe Simon e Jack Kirby, e na primeira capa de Captain America Comics, ele já aparece dando um soco na fuça de ninguém menos que Adolf Hitler. A origem do herói permanece a mesma, embora o nome do professor que inventa o processo de transformação de Steve Rogers em Capitão muda para Erskine.


Meu coração amanheceu pegando fogo, fogo
Meu coração amanheceu pegando fogo, fogo

TOCHA HUMANA: Ah, foi lá em 1939, na primeiríssima revista com o nome Marvel, a Marvel Comics, que surgiu o androide Jim Hammond, o primeiro Tocha Humana. Criado pelo professor Horton na ficção, e por Carl Burgos na Timely Comics, antigo nome da Marvel, ao entrar em contato com o ar, o androide pegava fogo, mas não era consumido, por isso ficou conhecido como Tocha Humana. Mais, tarde, com o surgimento do Quarteto Fantástico em 1961, Johnny Storm acabou homenageando o heróis daEra de Ouro com o mesmo nome. Jim Hammond foi reintroduzido ao universo Marvel nos anos 80. Campo Hammond também é o nome da instalação constuída pela Iniciativa Vingadores sobre a cidade de Stamford, CO, nos EUA, onde Nitro explodiu e começou a Guerra Civil dos super-heróis. Sim, o nome é em homenagem ao Tocha Humana original!


We all live in a Yellow SUB-MARINER!
We all live in a Yellow SUB-MARINER!

NAMOR: O primeiríssimo super-herói Marvel, criado em 1939 por Bill Everett, o príncipe submarino da Atlântida também era uma espécie de anti-herói, já que queria conquistar o mundo da superfície para seu povo. Namor é filho da rainha atlante com um humano de sobrenome McKenzie. A primeira revista que apareceu foi um ashcan – preview de revista feita para teste – chamada Motion Pictures Funnies Weekly. Ele foi reaparecer na continuidade atual em Fantastic Four #4, de 1962. O Tocha Humana Johnny Storm encontra Namor McKenzie perdido e agindo como um mendigo barbudo. Mas Johnny logo o reconhece e, ao queimar sua barba de mendigo, descobre que ele era o príncipe Namor. Em seguida Namor quer sequestrar Sue Storm e transformá-la em sua rainha.


É pra ficar, namorar ou KAZAR?
É pra ficar, namorar ou KAZAR?

KAZAR: Ele é Kevin Plunder, o senhor da Terra Selvagem: uma selva pré-histórica e tropical, um enclave de dinossauros no meio da Antártida. Ele é casado com Shanna, a Mulher-Demônio, com quem tem um filho chamado Matty, em homenagem ao Demolidor. Ele também possui um tigre de dentes-de-sabre de estimação chamado Zabu. O primeiro Kazar, entretanto, se chamava David Rand e foi criado por Bob Byrd em 1936 e aparecia em revistas pulps daquela década como uma espécie de Tarzan. Sua versão da Timely apareceu em 1939 na revista Marvel Comics #1, mas na continuidade normal ele foi reaparecer como aliado dos X-Men em X-Men #10, de março de 1965, por Stan Lee e Jack Kirby.


Dê-me a VISÃO além do alcance!
Dê-me a VISÃO além do alcance!

VISÃO: Aparecendo primeiro em Marvel Comics#13, de 1940, e criado por Joe Simon e Jack Kirby, os mesmo criadores do Capitão América. O primeiro Visão era um alienígena que vinha de muito longe para encontrar seu destino na Terra. Ele tinha poderes de teleporte, podia voar, gerava frio e gelo e criava imagens ilusória dele mesmo, por essa razão se chamava Visão. Já o sintozóide foi criado em 1968 por Stan Lee, Roy Thomas e John Buscema na revista dos Vingadores. Ele foi criado pelo robô Ultron, que se voltou contra seu criador Hank Pym, o Gigante. Aaarkus, o Visão alienígena foi também reincorporado no Universo Marvel 616 e pode ser visto nas histórias do Legião em X-Men Legado e em Novíssimos Invasores.


Chega perto e diz: ANJO!
Chega perto e diz: ANJO!

ANJO: Embora o personagem mais literal, o alado Warren Wortington III, membro alado dos X-Men tenha aparecido pela primeira vez em X-Men #1, de setembro de 1963, o herói da Timely que tinha esse nome apareceu primeiro nos pulps. Sua versão quadrinizada chegou em 1939, em Marvel Comics #1, criado por Paul Gustavson e Tyler Curtis Duncan. O Anjo era Thomas Halloway, mas ele não tinha grandes poderes, além de possuir uma capa mística que o fazia voar. Era excelente acrobata, exímio detetive, mestre dos disfarces e também possuía combate corpo-a-corpo e uso de armas brancas. O Anjo original está morto, mas reapareceu uma vez como um construto mental quando Rick Jones tomo o poder cósmico para si na Guerra Kree-Skrull. Ele também pode ser visto na série X-Men Noir, que conta como seria a equipe mutante se fosse criada na época dos pulps.


O beijo da VIÚVA NEGRA!
O beijo da VIÚVA NEGRA!

VIÚVA NEGRA: Você pensou na Scarlett Johanson? Na Natasha Romanoff? Em balé, Rússia, comunismo, espiões e Guerra Fria? Bem, a primeiríssima Viúva, da Timely Comics,  não era nada disso. Ela era a Madame Claire Voyant e alguns estudiosos dizem que ela é a primeir super-heroína da história. Ela era uma anti-heroína que matava (!) malfeitores, para satisfazer Satã (!) seu mestre (!). Apareceu pela primeira vez em Mystic Comics #4, agosto de 1940, e foi criada por George Kapitan e Harry Sahle, mas não tem nenhuma relação com a superespião do Universo 616. Entre suas muitas habilidades, a Viúva Negra dos anos 40 possuía imortalidade, um toque letal e podia se comunicar com os mortos. Já Natash Romanoff foi criada por Stan Lee e Don Heck como uma inimiga comunista do Homem de Ferro, nos paranoicos anos 60.


Pacato CIDADÃO V, te chamei a atenção, não foi à toa não!
Pacato CIDADÃO V, te chamei a atenção, não foi à toa não!

CIDADÃO V: Em 1994 surgiam os Thunderbolts, liderados pelo Cidadão V, heróis novatos que vinham substituir os grandes heróis da Marvel mortos no Massacre. Mas tudo não passava de um disfarce dos Mestres do terror liderados pelo Barão Zemo. O Barão Zemo era quem se disfarçava de Cidadão V. Porém existiu um Cidadão V nos anos 40. O Cidadão V original era John Watkins, um inglês que auxiliava na resistência nazista durante a ocupação da França. Ele liderou um grupo chamado Batalhão V, em que incluía Paulette Brazze, também conhecida como a Mulher-Lobo e a segunda Cidadã V. Existe ainda uma equipe formada por todos os Cidadões V de todos os tempos chamada Batalhão V, como era na Segunda Guerra Mundial.


BOY, BOY, BOY, boi da cara preta
BOY, BOY, BOY, boi da cara preta

MARVEL BOY: Nos anos 2000, Grant Morrison fez uma das coisa que faz de melhor: reconstruir heróis, e reconstruiu o Marvel Boy como um adolescente Kree vindo de outra dimensão que vai parar na Terra e é perseguido pelos seus empregadores. Depois de muito tempo no nosso planeta, o Marvel Boy kree, porém, faz parte da equipe de adolescentes Jovens Vingadores e meio que namora a heroína Gaviã Arqueira. Antes dele, houve um outro Marvel Boy, o telecinético Vance Astrovick, que hoje em dia é conhecido como o Justiça, dos Novos Guerreiros. Porém, o Marvel Boy dos anos 1940 era um ser superpoderoso que descobria ser descendente de Hércules (!). Ele fora criado por Joe Simon e Jack Kirby em USA Comics #7, de 1940.


Here comes the SUN Girl! Tchururu..
Here comes the SUN Girl! Tchururu..

SOLAR: Ok, vocês vão ter que me perdoar, mas para fecharmos em 10 personagens eu tive de escavar fundo o baú da Marvel. A Solar atual é uma membro da última formação de Novos Guerreiros, inédita no Brasil. Seu nome real é Selah Burke e ela é filha do inimigo do Homem-Aranha conhecido como Mestre da Luz. Sua primeira aparição – essa sim saiu no Brasil – se deu em Superior Spider-Man Team Up em que ajudava o Aranhoctopus a combater o Sexteto Sinistro e o vírus do Carniça. Já a Solar dos anos 1940, Sun Girl, no original, era Mary Mitchell, a secretária pessoal (!) do Tocha Humana original e sim, como toda secretária, ela se apaixona por seu chefe (Mas isso é uma putaria! Putariaaaa!). Ela foi a primeira parceira do Tocha original, mas quando Centelha começou a tomar mais os holofotes, ela teve de se recolher novamente ao papel de secretária-amante (Mas isso é uma putaria! Putariaaaa! [2]). Ela é excelente acrobata e possui uma arma de raios solares. Não, ela não tem poderes ígneos. (Mas isso é uma putaria! Putariaaaa! [3]).


Shootin'at the walls of heartache Bang, bang, Iam the warrior Yes I am the warrior
Shootin’at the walls of heartache
Bang, bang, I’am the warrior
Yes I am the warrior

Pra finalizar, vamos ficar com uma imagem da capa de Novos Guerreiros da Marvel NOW!, porque sim, eu gosto deles e queria ler as histórias deles em português. (Esperneio!). E agora um recadinho da Patty Smyth (ídola!):

Anúncios

8 Comments

    1. Oi Luiz! Foi na primeira edição de Academia dos Vingadores, durante A Era Heróica, logo após os eventos de O Cerco! Auxiliado pelo Justiça, Hank Pym, Mercúrio e a Tigresa, ele se tornou um dos professores dos Vingadores em formação. Abraços!

      Curtir

    1. Isso! Ele e a Viúva Negra da Era de Ouro apareceram na minissérie The Twelve, do Strczynski e do magnífico Chris Weston que, claro, não deu as cara por aqui. Abs!

      Curtir

  1. Marvel Boy também foi codinome de um herói, chamado Robert Grayson. Li numa Grandes Heróis Marvel que ele usava os braceletes cósmicos que eram pra ser do Capitão Marvel (Mar-Vell, dos Krees) até pirar e morrer. A SHIELD testou os braceletes e durante um ataque da IMA, foram usados pelo filho de um cientista chamado Wendell Vaughn… que se tornou o herói Quasar e foi pros Vingadores.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s