As Estreias da Marvel Premiere

É trabalho de formiguinha, vai passo a passo...

Homem Formiga Scott Lang. Punho de Ferro. Senhor das Estrelas. Doctor Who. E até Alice Cooper. Sabe o que todos eles tem em comum? Todos eles estrearam na revista Marvel Premiere. Muitos outros também estrearam nessa revista. Vamos saber quem são?

Escolhemos 10 dos principais personagens. Alice Cooper, o famoso cantor de rock que até ganhou uma graphic novel por Neil Gaiman, chamada A Última Tentação, estreou nos quadrinhos nessa revista que começou em 1972. Mas nela também apareceu a versão americana de Doctor Who, que vinha sendo publicada religiosamente toda semana na Inglaterra nas páginas de Doctor Who Weekly pela Marvel UK, desde o final dos anos 60.

Outro personagem que ganhou as páginas desta revista foi o Doutor Estranho, embora não tenha estrado nela. Fora estes personagens já citados, vamos colocar em ordem de aparição as criações da Casa das ideias que surgiram em Marvel Premiere.


A Fechadura de Guerra! Warlock!
A Fechadura de Guerra! Warlock!

1) WARLOCK (em Marvel Premiere #1): Não estamos falando do ser tecnorgãnico dos Novos Mutantes, mas sim do ser cósmico-divino também conhecido como ELE. Nascido de um casulo, ele é o redentor cósmico. Sem ele, a Guerra Infinita não teria acontecido, pois tem uma estreita ligação com as Jóias do infinito, já que foi um dos guardiões delas na Guarda do Infinito. Um ser misterioso e de poderes inconcebíveis, Warlock já fez parte dos Guardiões da Galáxia. Já morreu e renasceu mais vezes que Jean Grey. È um personagem para ficar de olho nos cinemas – se é que vai aparecer – para os futuros filmes dos Vingadores. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, mas ganhou o mundo nas mãos do mago das sagas cósmicas, Jim Starlin.


Sério que vocês querem uma piada com fisting?
Sério que vocês querem uma piada com fisting?

2) PUNHO DE FERRO (em Marvel Premiere #15): Danny Rand, perdeu seu pai e sua mãe numa excursão ao Himalaia. Herdeiro da fortuna industrial de seu pai, ele passa anos se preparando na cidade de Kun Lun, perdida entre dimensões. Ele se prepara para ser o campeão da cidade, segundo uma profecia ele deve enfrentar um dragão e, assim, obter a marca do punho de ferro. Depois de se abraçar ao coração quente do Dragão de Kun Lun, Danny ganha a marca que estampa no peito. Como o campeão da cidade m´sitica, agora ele pode canalizar o seu chi para seu punho e ser uma dos maiores lutadores de Kung Fu do mundo. O Punho de Ferro será o último personagem da primeira leva a ganhar uma série própria no Netflix. Fique ligado!


Legião Urbana, quem é o Renato Russo?
Legião Urbana, quem é o Renato Russo?

3) A LEGIÃO DOS MONSTROS (em Marvel Premiere #28): Eram os anos 70 e, depois do Código dos Quadrinhos ser afrouxado, foram finalmente permitidas criaturas sobrenaturais nos gibis. È claro que as editoras não iam perder essa e encher as bancas de monstros. Aproveitando o sucesso de muitas de suas deformadas criaturas, a Marvel quis lançar uma equipe reunindo algumas delas. Então, o Homem-Coisa, Motoqueiro Fantasma, Morbius – O Vampiro-Vivo e o Lobisomem Jack Russell foram  a primeira formação da Legião dos Monstros. Muitos outros personagens vieram a fazer parte da Legião, inclusive o Justiceiro enquanto era o FrankenCastle, mas ela nunca teve muito sucesso com os leitores.


Ah, se fosse o 3D dos dias de hoje, com Avatar e tudo, seria o Homem-Na'Vi.
Ah, se fosse o 3D dos dias de hoje, com Avatar e tudo, seria o Homem-Na’Vi.

4) HOMEM 3D (em Marvel Premiere # 35): O Homem 3D foi criado por Roy Thomas e foi um herói concebido para preencher a lacuna de heróis durante os anos 1950 na Marvel. Tratava-se de uma homenagem ao Capitão 3D, uma criação de joe Simon e Jack Kirby durante a Era de Ouro. Quando usa seus óculos 3D (naquela época ainda verdes e vermelhos) e se concentra, o Homem 3D tem a capacidade de triplicar sua força, velocidade e energia. O Homem 3D original era a combinação de dois homens para formar um terceiro. Ele apareceu nas histórias dos Agentes da ATLAS, mas o maior destaque dos últimos tempos foi durante a saga Invasão Secreta na revista da Iniciativa dos Vingadores. Depois disso, o Homem 3D original se aposentou e passou o manto para o Vingador-Reserva, Delroy Garret Jr., também conhecido como Triatlo.


Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo

5) WEIRDWORLD, O ESTRANHO MUNDO (em Marvel Premiere # 38): Weirdwolrd nunca fez sucesso na Marvel, mas a Casa das Ideias resolveu retornar a esse local com a atual minissérie Secret Wars, lançando um tie-in homônimo. Naquela minissérie outros personagens estão localizados no Mundo Estranho original, um local criado na onda da série independente de quadrinhos ElfQuest, de Wendy e Richard Pini e da série de livros de J. R. R. Tolkien, o Senhor dos Anéis. A história conta a busca de dois elefos, Tyndall e Vellanna, para descobrirem o mistério que envolve seus passados esquecidos num mundo cheio dos mais diversos perigos e criaturas fantásticas como seus próprios protagonistas. A série foi criada por Doug Moench e Alex Niño.


Isso é o que eu chamo de mulher rabuda!
Isso é o que eu chamo de mulher rabuda!

6) TIGRESA (em Marvel Premiere #42): Essa importante integrante dos Vingadores da Costa Oeste começou, na verdade, como outra heroína: Greer Nelson era A Gata.  Greer Nelson foi vítima de nebulosos experimentos que causaram a morte de seu marido. Esse título, porém, foi herdado por Patsy Walker que foi, também por um tempo, a Gata do Inferno. Mas, um dia, com a descoberta de um medalhão, Greer ficou sabendo que na verdade pertencia ao povo-gato e se transformou na peluda, listrada e rabuda, porém muito sexy, Tigresa (Tygra, no original), usando apenas um biquini com dentes e caveiras. Greer, então abandonou seu uniforme e poderes de Gata, ou Felina, como dizem algumas traduções, e passou a combater o crime como Tigresa. You can hear me ROARRRR!


Prefere ser a cigarra ou a formiga? Dona cigarra, o que aconteceu com seu marido? ELE FOI FUMADO!!!
Prefere ser a cigarra ou a formiga? Dona Cigarra, o que aconteceu com seu marido? ELE FOI FUMADO!!!

7) HOMEM-FORMIGA/SCOTT LANG (em Marvel Premiere #47): O ex-presidiário Scott Lang estava curtindo sua liberdade ao lado da filha quando descobriu que a menina Cassie Lang possuía uma má-formação que só poderia ser operada por uma superespecialista. Porém, ela havia sido sequestrada por um supervilão. Para resgatá-la e convencê-la a operar a filha, Scott acaba roubando o antigo uniforme de Homem-Formiga de Hank Pym e salva o dia. No final da história, Cassie se recupera e Pym revela que deixou o uniforme para Scott roubá-lo. Scott é interpretado por Paul Rudd no filme Homem-Formiga, do Marvel Studios e já participou do Quarteto Fantástico, Vingadores e liderava a Fundação Futuro.


Eu sou Rycaaaaa!
Eu sou Rycaaaaa!

8) DOMINIC FORTUNA (em Marvel Premiere # 56): Praticamente um protótipo de American Flagg! no Universo Marvel 616, Dominic Fortuna foi criado por Howard Chaykin. David Fortunov era um aventureiro que lutou contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Ele foi o primeiro a usar a identidade de Dominic Fortuna que, mais tarde foi usada pelo seu filho, Jerome. Com a morte de Jerome, David voltou a usar a identidade. Nas histórias dos Vingadores de Brian Michael Bendis foi revelado que Fortuna fez parte de uma proto-equipe dos Vingadores em 1959 ao lado de Nick Fury, Namora, Dentes-de-Sabre, Kraven e Ulysses Bloodstone. Dominic possui a mesma personalidade de Richard Flagg e as mesma sobrancelhas levantadas da maior criação de Chaykin.


A Angélica que se cuide, ele vai roubar seu programa...
A Angélica que se cuide, ele vai roubar seu programa…

9) SENHOR DAS ESTRELAS (em Marvel Premiere #61): Criado por Doug Moench e Tom Sutter, o senhor das estrelas é um mercenário interestelar, que viaja o universo atrás de aventuras e riqueza. O Senhor das Estrelas, Peter Quill é filho do rei de Spartax, J’Son e da terráque Meredith Quill. Os dois se apaixonaram quando a nave de J’Son caiu na Terra. De volta a Spartax e agora rei de seu povo, J’Son mandou seu braço direito ir buscar sua família. Mas, ao invés disso, o braço-direito mandou Meredith e Peter serem caçados. Peter viu sua mãe ser morta na sua frente. Peter cresceu e se tornou voluntário da NASA para um projeto chamado Starlord, que acabou não dando certo o Peter se perdeu no espaço. A nova origem, entretanto, tem mais a ver com o que foi mostrado no filme dos Guardiões da Galáxia.


Pode chamar de SMS também, viu?!
Pode chamar de SMS também, viu?!

10) TORPEDO (em Marvel Premiere #39): Desculpem gente, mas esse herói é ridículo, mas tinha que entrar aqui por isso mesmo. Tanto no uniforme, que vocês podem conferir na imagem ao lado, quanto nos poderes. Ele possui jatos nos pulsos que lhe conferem a capacidade de voar e são alimentados por um reator nuclear. Criado por Al Milgrom, seus objetivos de criação em suas histórias eram para a defesa nuclear, mas logo descobriu que, na verdade, o criador do seu uniforme queria mesmo era a conquista do país. O herói acabou morrendo para salvar o mundo. Nos anos 90, o uniforme do personagem foi usado pela heroína Turbo, que fez parte dos Novos Guerreiros e dos Excelsiors e dos Loners nas histórias dos Fugitivos.


Também fizeram parte das páginas de Marvel Premiere personagens como o Pantera Negra, Solomon Kane, Monarca das Estrelas, Perseguidor 3000, Satana, a Legião da Liberdade, Hércules, entre alguns outros. Interessante verificar a importância dessa revista para os personagens B do Universo Marvel, não é mesmo?

Anúncios

8 Comments

  1. Guilherme,o personagem que seria rebatizado como Adam Warlock foi criado por Stan Lee e Jack Kirby,não por Roy Thomas e Gil Kane;esses apenas desenvolveram mais o personagem, dando um uniforme e um novo nome,afinal, se ele ganhou histórias próprias, precisava evoluir, mas não foram eles os criadores! 😊
    E o Homem 3D , até onde sei não foi criado por Kirby !Pode, por favor, explicar essa afirmação?

    Curtir

    1. Uoooops! É verdade Marcio! Vou corrigir isso do Stan Lee. Quanto ao Kirby, a verdade é que o Homem-3D foi inspirado no Capitão-3D, esse sim, criado pelo Simon e Kirby. Falha nossa! Será devida mente corrigida! Valeu pelo toque (ui!). Abraços!

      Curtir

  2. Interessante! Sobretudo porque demonstra que a editora não tinha medo em apostar em personagens novos ou pouco badalados. Se iniciativas assim fossem recorrentes, talvez não vivêssemos nessa era de reformulações sucessivas.

    Curtir

    1. Quem sabe, né, Valdemar? A DC também fazia isso seguido, mas também parou. Se bem que tem uns títulos da DC, como Prez, que são uma oposta ousada. Se der certo, podemos esperar mais! Abraços!

      Curtir

  3. Puxa vida, eu me lembro do Estranho Mundo, quando ele foi publicado aqui, milhões de anos atrás no Hulk da Abril (acho que era o nr. 11, se não me engano). A arte — bastante interessante! — era do Michael Ploog. Acho que foi a única história do Estranho Mundo por aqui… ou foi a única mesmo? (Quero dizer, teve outras edições disso lá nos States?!?)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s