Novos Velhos Lançamentos de Mauricio de Sousa

Oi tenta ser como o Mauricio. Oi tenta!

Ele é o pai da Mônica. Mas muito antes da baixinha, golducha e dentuça nascer, Mauricio de Sousa já fazia sucesso com outros personagens. É o que vamos falar aqui nesse post, sobre essa fase antiga do pai da turminha e também vamos aproveitar para comemorar os 80 anos de vida de um dos maiores e, sem dúvida, o mais representativo e importante quadrinista brasileiros, Mauricio de Sousa.

Oi tenta ser como o Mauricio. Oi tenta!
Oi tenta ser como o Mauricio. Oi tenta!

Serão três publicações para comemorar essa data tão especial do pai de personagens que estão enraizados no coração do público brasileiro. A primeira delas é uma compilação de histórias bastante antigas, na verdade, as primeiras revistas em quadrinhos que Mauricio de Sousa participou. Elas são as revistas Zaz-Traz e Bidu, ambas saíram no final dos anos 50 pela Editora Continental.

Novos e Velhos
Novos e Velhos

Essa publicação se chamará Coleção Histórica Maurício, e será lançada pela Panini Comics. Nessas histórias aparecia, além de Bidu e Franjinha, nosso querido tloca-letlas Cebolinha. O garoto dos cinco fios de cabelo já vinha aparecendo regularmente em jornais de pequena circulação do interior de São Paulo – como Moji das Cruzes, onde Mauricio residia. Mais, tarde, em 1963, Cebolinha participou da inauguração do segmento infantil da Folha de Sâo Paulo, a Folhinha de Sâo Paulo.

Outro grande lançamento é a coleção “Maurício, o Início”. Se tratam de três livros ilustrados que Mauricio lançou pela Editora FTD em 1966. O relançamento será pela Martins Fontes, j´pa com as cores corrigidas, pois, na época do lançamento desse livros, elas saíram bastante diferentes do planejado. Os livros que compõem a coleção são “O Astronauta – No Planeta dos Homens-Sorvete”, “A Caixa da Bondade” e “Piteco”.

Os livrinhos da FTD
Os livrinhos da FTD

Também fazem parte dos livros, como histórias extras, “Zé da Roça… contra o Dragão Que não Exista”, “Chico Bento” e “Penadinho Contra o Caçador de Cabeça”. Não sei vocês, mas eu adorava quando o Mauricio trabalhava sozinho nas suas histórias, vide as Tirinhas Clássicas e a Coleção Histórica Turma da Mônica que saem pela Panini. Esse material, além de ser raríssimo de se encontrar no original, nunca foi reeditado. Então é compra na certa!

Quem teve a ideia de ir pro exército?
Quem teve a ideia de ir pro exército?

Por fim, o último lançamento comemorativo, se trata de um álbum chamado Mauricio de Sousa Biografia em Quadrinhos Edição Comemorativa 80 Anos. Se trata de história da vida de Maurício contada pelo ponto de vista de suas criações. São pequenas histórias ao estilo MSP 50 e Ouro da Casa, escritas e desenhadas por talentos dos quadrinhos nacionais, como o gaúcho Gustavo Borges e o paulista Thobias Daneluz, responsável pela imagem acima. A diferença é que nessa HQs a soma das histórias forma um todo.

Big Bang Theory!
Big Bang Theory!

Além de Daneluz, assinarão capítulos do volume Vitor Cafaggi, Chico Shiko, Lu Cafaggi, Vencys Lao, Herbert Berbert, Alex Shibao, Eduardo Ferigato, Eduardo Schaal, Fábio Coala, Adriana Melo, Spacca, Gustavo Borges, Flavio Luiz, Julio Brilha, Samanta Flôor, Sandro Hojo, Eduardo Medeiros e as duplas Guilherme Petreca e Erica Awano, Laudo Ferreira Jr e Omar Viñole, Magno Costa e Marcelo Costa, Artur Fujita e Davi Calil, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho e Danilo Beyruth e Cris Peter.

Gosto muito de biografias, homenagens e reimpressão de material antigo raríssimo. Se você é uma dessas pessoas e um grande fã do Mauricio também irá gostar. Essa é a boa pedida para os próximos meses. Muito Mauricio de Sousa nesses 80 anos para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s