Como Envelhecem Os Super-Heróis?

Você já reparou que estranho enquanto alguns super-heróis parecem envelhecer, como o Arqueiro Verde e o Lanterna Verde, outros parecem manter a mesma idade, como o Batman e o Superman? Será que eles usam aquele creme antimarcas de expressão que mostra no comercial da tevê? Ou então já reparou como crescem rápidos os filhos dos super-heróis. Até outro dia, Franklin Richards era um bebezinho, mas – puf! – de repente ele tem a compleição de um garoto de sete anos. Será que a Mulher-Invisível tem dado muito Biotônico Fontoura para ele crescer forte e saudável?

OLDbatman

E também: por que os heróis nunca falam que idade têm durante suas histórias? Será que eles são tão vaidosos que fazem como alguns astros e celebridades que preferem esconder o numerozinho que vem depois do seu nome citado na Caras? Outra pergunta: porque uma coisa que aconteceu lá nos anos70, alguns heróis citam como se tivesse acontecido há “alguns meses” na vida deles. Será que eles possuem uma vida tão atribulada assim e se comportam como coelhinhos da Duracell?

OLDcaptain

A resposta: é óbvio que o tempo passa de forma diferente dentro e fora de uma revista em quadrinhos. Enquanto você leva uns vinte minutos para ler sua revistinha, de por volta de 20 páginas, na sua poltrona, na sua cama ou no seu troninho, nas histórias podem ter se passado dias, meses, séculos, podemos ter voltado à era das cavernas! Esse mecanismo é chamado “elipse” e existe também na literatura. Ele é a prova que faltava que o homem controla a quarta dimensão – o tempo –, pelo menos nas narrativas. Mas a arte sequencial vai muito além disso, uma hora falaremos mais sobre isso especificamente.

OLDthor

O tempo nos quadrinhos está à serviço de uma boa história, assim como todos os seus demais recursos. Grant Morrison, por exemplo, em seu Flex Mentallo usou o tempo de uma vida humana para mostrar a evolução dos quadrinhos. A formação seria uma época inocente como a Era de Ouro, onde se experimenta o mundo à sua disposição. A infância, seria a Era de Prata, com a imaginação á mil. Já a Era Sombria estaria relacionada à adolescência: hormônios à flor da pele que só pensam em mulher boazudas e ranger os dentes segurando sua pistolona nas mãos.

OLDflash

Mas claro, que a melhor resposta só poderia ter sido dada por um grande teórico da comunicação, Umberto Eco. Em seu livro Apocalípticos e Integrados, Eco escreveu um artigo chamado O Mito do Superman. Nele, o teórico analisava como as revistas de super-heróis funcionavam como um produto da indústria cultural.

Segundo o autor, os arcos de história se sucedem, o herói enfrenta e debela inúmeras e semelhantes ameaças, mas, no final, perdura essencialmente o mesmo status quo: combater o mal, servindo como exemplo de coragem e heroísmo, geração após geração, sem nunca envelhecer ou evoluir. Caso o Superman, ou qualquer super-herói sujeito a essa mesma lei, provoque alguma ação que altere esta continuidade, daria um passo em direção a seu fim. E este fim, como sabemos, não é a morte.

OLDwidow

Por outro lado, o personagem também não pode permanecer estático por muito tempo, especialmente em seus detalhes, ou então sua imutabilidade e eterna juventude o transformarão em uma relíquia: a idade que o personagem mantém nos quadrinhos contrasta com a defasagem em relação a seus leitores. Enquanto os jovens conversam em seus i-phones, Clark Kent usa uma máquina de escrever para redigir suas reportagens e Lois Lane é impedida de usar minissaia. Para Eco, cabe aos roteiristas criar métodos de manutenção desta mitologia, adaptando-a para o tempo corrente.

OLDwonder

Por isso, super-heróis são metamorfoses ambulantes, eles estão sempre tentando se adaptar aos gostos dos seus leitores em diferentes momentos de sua duração. Como um camaleão que precisa se mimetizar com o terreno para garantir sua sobrevivência. Por essa razão existem tantas adaptações de super-heróis para o cinema, séries, desenhos animados, merchandising tão diferentes do original. Heróis não envelhecem, eles se adaptam para sobreviverem. Como na lei da seleção natural e da evolução das espécies, da mesma forma se dá a evolução dos super-heróis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s