Onde e Quando Você Lê Seus Quadrinhos?

Entrevistamos vários profissionais dos quadrinhos brasileiros para responder uma singela, porém inquietante pergunta sobre hábitos de leitura: “Onde e quando você lê seus quadrinhos?”. As respostas vão desde coisas normais como uma poltrona ou um sofá, passando pelo amigo vaso sanitário, até coisas mais inusitadas. Confira abaixo as respostas para nossa enquete:

WHEbat

“Costumo ler quadrinhos em casa, geralmente quando termino o expediente de trabalho, no final da tarde. Ultimamente não tenho feito muito isso, pois quase não tenho mais usado transporte coletivo, mas adoro ler no ônibus e no metrô”. – Émerson Vasconcelos, organizador da ComicCon RS.


“Minha vida de leitura anda frustrante… Tenho lido quadrinhos quando os olhos estão cansados de olhar pro PC, e livros, só no ônibus. To desde janeiro lendo um livro que não tem nem 300 páginas. Eu pego pouco ônibus, rs – consigo resolver a maior parte da minha rotina a pé”. – Pedro Hutsch Balboni, criador das tirinhas Joãos e Joanas.


“Cama, transportes coletivos, banheiro”. – Heitor Pitombo, jornalista e músico, colaborador da Revista Mundo dos Super-Heróis.


“Eu leio em todos os lugares: no sofá, na mesa do escritório e no banheiro. Principalmente no horário de trabalho. Não tenho mais do que isso pra dizer, nenhum ritual bizarro!” – Sandro Lobo, roteirista.


WHEcaptain

“Eu leio no ônibus/trem e em casa normalmente durante a manhã cedo, meio dia e noite”. – Pablo Sarmento, colaborador do site Terra Zero.


“Não leio muitos quadrinhos, não acompanho os lançamentos, então tenho na cabeceira da cama vários quadrinhos que acabo relendo de tempos em tempos”. – Marco Oliveira, criador das tirinhas Overdose Homeopática e do álbum Aos Cuidados de Rafaela.


“No sofá, na cama, na privada. Pode ser a qualquer hora”. – Daniel Esteves, roteirista.


“Costumo ler um pouco na internet. Só pra me manter atualizado. Do que compro leio em intervalos do trabalho, em horas de estudo. Geralmente em casa. Não dá pra ler deitado porque se não vira cochilo. E no geral, acredito que como qualquer escritor e quadrinista, eu fico com o livro no em cima da mesa por semanas, fazendo diversas leituras. A leitura do fã, do autor, do crítico, do aluno… ”. – Gustavo Borges, quadrinista, criador do Morte Crens e dos álbuns 30 Minutos, Edgar e Pétalas.


WHEdog

“Ih, não tem lugar definido nem horário. Mas os de trabalho eu leio o dia inteiro no computador revisando PDFs e arquivos de texto ^^” – Fabiano Denardin, editor da Vertigo no Brasil e proprietário da Galeria Hipotética.


“Em casa, principalmente no banheiro. No metrô. No bar. Leio quando não estou produzindo, quando tenho que me descolar”. – Wagner Willian, escritor, ilustrador e quadrinista, autor de Lobisomem Sem Barba.


“No metrô, indo e voltando do trabalho. Às vezes antes de dormir, na cama”. –Guilherme Kroll Domingues, editor da Balão Editorial.


“Geralmente em algum lugar confortável (poltrona, sofá, cama…), quando pode ser em qualquer momento. Sempre leio no ônibus ou antes de dormir. E, claro, vaso sanitário também é de lei.” – Pedro Bouça, tradutor e editor do Juiz Dredd e do matéria 2000 a.D. no Brasil.


WHEgirl

“Eu leio em casa, no sofá. Preferencialmente durante o dia nos finais de semana. É quando estou mais relaxado e sem a carga de preocupações do trabalho”. – Pablo Casado, só roteirista de Sabor Brasiliis e Mayara & Anabelle.


“Então… Eu leio em casa… Quando tô com muita vontade mesmo, não é algo que eu faço sempre. Geralmente algum dia a tarde no final de semana”. Artur Tavares, editor da HQM Editora.


“Leio, hoje em dia, basicamente em três lugares e momentos:

  1. À noite, na hora de dormir. Deixo os quadrinhos impressos e mais densos pra essa hora (e leio no quarto mesmo, tenho uma pilha de quadrinhos no meu criado mudo. O criado não diz nada.);
  2. Leio HQs digitais, compradas via comixology e, agora, lidas no Social Comics, no tablet, a qualquer hora do dia, mas notadamente entre 8 e 10 da manhã e, depois, entre 18h e 20h. Se for algo que seja necessário pro dia de trabalho, leio no horário comercial, tudo isso no escritório do Studio DelRey.
  3. Releio quadrinhos da minha coleção em feriados, geralmente no bar na frente de casa. Não pode nem ameaçar estar chovendo pra eu fazer isso. Quadrinhos e cerveja (ou destilados) são uma boa, sempre. Se for dirigir, não beba. Se for menor de idade, não beba. Se for menor de idade, não viva :-P” – Delfin, jornalista, editor-chefe do Terra Zero.

WHEstar

“Bom, eu gosto de ler meus quadrinhos deitada na cama, antes de dormir. No final de semana eu pego um tempo pra sentar na minha poltrona da sala e ler. Mas no dia a dia é na cama mesmo.” – Ana Carolina Recalde, roteirista, autora de Beladona.


“Normalmente leio no caminho para o trabalho, no ônibus ou metrô. As vezes tiro um tempo para ler com calma em casa, quando estou bastante interessado na edição”. – Thobias Daneluz, desenhista, autor de Captar.


“Eu leio religiosamente antes de dormir, às vezes capoto em cima da revista ou fico procurando o botão de pause na página. Mas claro que também uso gibis de combustível pro troninho funcionar”. – Guilherme Smee, roteirista, editor e colaborador deste blog e do blog Splash Pages.


“Eu não sigo um padrão. Por conta do canal de vídeos, eu procuro me manter sempre atualizado de boa parte do que está saindo nas bancas, livrarias e nos EUA, o que torna o meu volume de leitura absurdo (até porque não leio apenas hqs… assisto a seriados, filmes, leio livros, etc)! Então eu leio no ônibus, nos intervalos da escola, antes de dormir, na fila do banco… enfim, em todas a brechas que encontro no meu dia-a-dia. Sempre estou com um quadrinho ou dois na mochila. Não gosto de perder tempo parado, em suma. Mas o meu momento ideal é nos finais de semana pela manhã, quando estou em casa relaxando. Isso sim é lindo”. – Sergio Vinicius, professor de matemática, vlogger e editor do 2quadrinhos.


WHEjimlee

E você, caro leitor, onde e quando você faz sua leitura sagrada?

Anúncios

5 Comments

  1. Preciso de um lugar bem calmo para ler, Qualquer coisa me tira a atenção, e acabo tendo que reler várias vezes os mesmos balões! Leio no banheiro, dentro do carro, lugares com poucas pessoas.

    Curtir

    1. Aqui em casa nunca “não tem barulho”, então “se é pra fazer silêncio eu berro, se é pra fazer barulho, eu mesmo faço”. Abs!

      Curtir

  2. Leio no busão, dou continuidade no intervalo do trabalho, quando não consigo leio mais um pouco na volta e termino em casa, raramente leio em casa passo o tempo ou dormindo ou na internet, como hoje estou de folga e disposto dei continuidade a algumas leituras mensais!

    Curtir

  3. Também não sou tãão diferente assim. Haha!!
    Leio em casa, seja no meu quarto/escritório e no banheiro. Não só hq’s. Também alguma revista informativa, seja nova ou velha. Também vale pra algum livro que me interessar no momento. E jornal.
    Leio no ônibus, caso não esteja cansado ou com fones de ouvido pra escutar rádio ou MP3 do celular.
    Às vezes, leio no computador quando não estou vendo algum filme.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s