de carona na capa, destaque, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Deixe um comentário

O Design da Capa do Herói #002 – Chip Kidd

É meu filho, o que você não imaginava que por trás das capas de super-heróis que você tanto curte existe um profissional especializado para isso. E é sobre isso que vamos falar aqui nessa seção, chamada “De Carona na Capa”. Ela servirá para mostrar pra vocês esses designers que deixam as capas das suas revistinhas tão especiais e que fazem seus olhos brilharem na hora de comprar uma HQ.

The Kidd is allright

The Kidd is allright

Mas não vamos falar só de desenhos, ah, isso qualquer um fala. Vamos falar do processo de design por trás da capa. Letterings, logotipos, layout e sim, um pouquinho de desenho também. Sim, demoramos muito mesmo para dar continuidade a essa coluna, mas para justificar (cof, cof!) vamos falar hoje sobre um sinônimo de quando se fala em design de capas. Esse cara é Chipp Kidd.

Juraci Que Parque, Juracia Que Parque é Esse Que Eu Nunca Vi?

Juraci Que Parque, Juraci Que Parque é Esse Que Eu Nunca Vi?

Chip Kidd é um designer gráfico da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele começou como designer junior em uma associada da Randon House, mas já trabalhou para editoras grandes como Amazon, Penguin, Harper/Collins, entre outras grandes empresas de confecção de livros. Mas talvez o trabalho mais marcante da carreira de Kidd seja o logotipo do filme Jurassic Park, de Stephen Spielberg que primeiro foi usado no livro de Michael Crichton e depois adaptada par o famoso cartaz do Parque dos Dinossauros.

Sin Shitty

Sin Shitty

O artista também se aventura na música e na escrita, tendo organizado o livro Bat Manga! The Secret History of Batman in Japan. Porém essa autoria é bastante contestada, já que gerou muitas polêmicas ao redor dela. Kidd também já escreveu roteiros para a animação Batman: Os Bravos e Os Destemidos. Sim, amiches, ele é fissurado numa morcega. Talvez por isso, seu trabalho mais conhecido seja Batman: Death By Design, que escreveu o roteiro que foi desenhado por Dave Taylor. Você pode conferir uma resenha dessa obra nesse link.

Santíssima Trindade!

Santíssima Trindade!

Vamos falar agora dos logotipos que Kidd fez. Pra começar, ele é responsável pelos logotipos da linha Grandes Astros da DC Comics. Grande parte de seu trabalho com quadrinhos está ligado à editora de Superman & Cia. Ele também desenvolveu o famoso logotipo amalgamado da revista Superman/Batman, que era apenas um símbolo com nada mais escrito. Depois disso, ele também desenvolveu o logotipo mutante amalgamado para a série mensal Trindade, de Kurt Busiek e Mark Bagley.

Silvio: "E o Osamu?"

Silvio: “E o Osamu?”

Entre trabalhos que não estão relacionados com a DC Comics, Kidd fez toda a programação visual da coleção de mangás contando a vida de Buda, por Osamu Tesuka. O design das capas de Black Hole, de Charles Burns também é obra de Kidd. Você pode conferir uma resenha sobre Black Hole neste link. Ele também é responsável pelas capas noventistas mas que ainda guardam um frescor de modernidade da coleção de encadernados de Sin City, de Frank Miller pela Dark Horse. Miller queria que Kidd moldasse a coleção inteira para que formasse um “todo coerente”.

Jimmy Corrigan: O Menino Mais Chato do Mundo!!!

Jimmy Corrigan: O Menino Mais Chato do Mundo!!!

Mas a maior parceria de Kidd fora da DC Comics, com certeza é com o mago da diagramação quadrinística, Chris Ware. Os dois começaram sua colaboração com Jimmy Corrigan: O Menino Mais Esperto da Terra e seguiram em frente com Acme Novelty Library e outras trabalhos. Kidd fala o seguinte de Chris: “Ele é a fonte de um tipo de inspiração que eu nunca soube da existência antes de conhece-lo. Seu incrível talento só é páreo para sua incrível humildade e generosidade”. Já Chris declara sobre seu amigo que “Eu tenho quase certeza que Chip confia nos seus instintos, como qualquer artista faz, sentindo seus designs visualmente e mentalmente do jeito que ele trabalha até que tudo se encaixe no seu lugar – ele não é o cara que trabalha por outra regra, que não seja simplesmente fazer um bom trabalho, algo novo, que ele sempre começa do nada”. Estas declarações estão presentes no livro-portfólio de Kidd chamado Book One.

O Deus-Morcego da Nossa Mitologia

O Deus-Morcego da Nossa Mitologia

Talvez esse nome, Book One esteja ligado a uma outra obra seminal do Batman, Year One, ou Batman: Ano Um, da qual Kidd também idealizou a capa. Entre muitos livros sobre a história das heróis da DC, Kidd também trabalhou com outros clássicos do Homem-Morcego. Ele que deu a cara, por exemplo, para os encadernados de Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Esse era um trabalho que Kidd vinha tentando chamar a atenção tanto da DC quanto do próprio Miller. Acabou que fez isso quando fez um livro sobre o Homem-Borracha e acabou não só fazendo a capa do primeiro, mas do segundo encadernado do Cavaleiro das Trevas.

Por fim, outro grande trabalho de Kidd no universo dos quadrinhos foi fazer o artbook de Alex Ross de suas artes no Universo DC com o livro Mythology. Um livro possante, vultoso e lindo. Que enche os olhos e as mãos de quem possa segurá-lo. Um linda capa óctupla aguarda quem adquirir esse livro em sua versão de luxo, além de uma bela luva para manter o livro intocado. Por mais que as artes de Alex Ross lembrem bonecos de cera, esse livro dá uma quarta dimensão a todos os seus personagens.

Convergência Física e não Digital

Convergência Física e não Digital

Kidd possui muito mais obras em um tempo recente trabalhando para a DC Comics, entre eles o design de capa da minissérie Crise Final. Também fez as capas dos especiais de Convergence, em que as imagens entram em um fading confome a cor da época em que se situam. Eu já não acho esse um trabalho lá muito grandioso. Os que foram citados aqui são seus trabalhos mais destacados. Chegamos então ao final de mais uma “De Carona na Capa”. Não posso deixar de dizer que essa coluna foi inspirada no blog do meu amigo Samir Machado de Machado, chamado sobrecapas. Ele trata disso mesmo, capas de livros. Dá uma passadinha lá, tá aqui o link!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s