[ENTREVISTA] Autores do Guia Culinário (do Faminto) do Falido

Quando você sente a barriga roncar e pinta aquela fome o que você faz? Sai em busca de uma comida! Cozinhar, comer besteira, ir a um restaurante, teleentrega, ler um quadrinho… Pera, ler um quadrinho? SIM! Com o Guia Culinário do Faminto do Falido, editado pela Balão Editorial e com histórias de autores brasileiros talentosos você pode matar sua fome e ainda salvar uma graninha. Ou talvez não. Entrevistamos o pessoal do Guia, Samanta Flôor, Marília Bruno, Fernanda Chiella Felipe 5Horas e Leo Finocchi para nos darem uma desgustação desse saboroso menu de HQs. Acompanhe-nos!

guiacapa

Oi Meninos e Meninas! Em tempos de Masterchef nada melhor do que um Guia Culinário em Quadrinhos e, em tempos de crise, nada melhor do que um guia para os falidos. Pra começar vamos no Miojo básico das entrevistas: como surgiu a ideia para fazer o Guia e como o processo se desenvolveu?

Marília: A Sam já fazia tirinhas sobre comida no blog dela, então numas conversas online do grupo ela e o Felipe vieram com a ideia do Guia. Na hora todo mundo topou!


Quando eu era pequeno, eu tinha um Manual da Cozinha da Vovó Donalda. Eu adorava ele porque eram receitas tradicionais mas com o toque da Disney nele. Se vocês fossem fazer uma história culinária com algum personagem famoso, qual seria e por quê?

Marília: Nossa, que pergunta difícil! Acho que seria legal pegar um personagem mauzão e colocar numa posição engraçada, tipo o Predador fazendo comida cupcakes.

Felipe: Little Nemo. Imagine: um mundo de comida gigante e ele fazendo várias farofadas, saudando a madioca e tal.

Fernanda:  Cara, eu li predador mas imaginei um alien de avental super simpático tentando vender cupcakes mas aterrorizando geral. Eu roubaria a idéia da Marília e faria alguma personalidade do meio metal fazendo fofices, tipo um King Diamond fazendo doces pro halloween.
m_uol_samanta

Quadrinhos também podem ser saboreados, claro que de uma forma diferente das comidas. Aproveitando pra fazer um jabá para os trabalhos individuais de vocês, digam lá que aperitivo iria bem com os quadrinhos de vocês e qual a razão.

Marília: Cheetos, porque né… “Guia do Falido” haha.

Felipe: Eu super recomendo a série Nem Morto do Leo Finocchi. Também curto muito as HQs culinárias da Samanta — elas são a razão de estarmos fazendo nossa HQ. Eu recomendaria também “Cara, eu Sou Legal” da Marilia, mas acho que esgotou então… seria uma iguaria rara   🙂 Assistir Mad Max: Fury Road também é uma boa pedida.

Samanta: Qualquer coisa com ovos!

Leonardo: O quadrinho Uma Ilha, do Felipe, iria bem com uma continuação.

Fernanda: Hã… Eu gosto de queijo!
m_uol_fer

Adorei a gatinha da Fernanda, a Kiki, ela é tão expressiva! A Vaca na história da Marília é hilária!  Como surgiu a ideia de incluir esses bichinhos na história e qual a sua posição sobre comer carne ou não?

Marília: A vaca da história surgiu justamente porque tenho alguns amigos veganos então queria fazer uma brincadeira do jogo virando, como algum tipo de vingança. Sobre comer carne… bem, eu comeria até gente. Foi mal ai, galere!

Felipe: Eu seria vegetariano se eu pudesse.

Fernanda: Eu seria vegetariana se não fosse tão preguiçosa. Mas eu comeria carne de gente também, só pra ver de qualé.

Felipe: Gente, apologia ao canibalismo não é crime?

Fernanda: Eu só to tentando parecer engraçadinha 😛

Marília: Mas vocês são todos tão apetitosos…

m_uol_mariliaFiquei com muita vontade de fazer/comer os pratos que a Samanta apresentou, são simples, mas parecem apetitosos. Se algum de vocês se candidatasse a Masterchef, quem teria mais chances de chegar à final e quem eles iriam xingar de cima a baixo?

Marília: Olha, do jeito que todos cozinham no Guia to achando difícil que alguém chegasse na final haha (mas o Leo sairia na primeira semana porque ia arrumar quizumba com alguém!)

Felipe: A Marília seria a que mais levaria a parada a sério, então acho que ela tem mais chances. E eu acho que eles iam me xingar pelo uso exacerbado de farofa na comida.

Samanta: Também voto na Marilia! Eu acho que seria xingada pelo uso excessivo de pimenta.

Leonardo: Resolveram usar essa entrevista pra me esculhambar. Mas quem gosta de confusão e vive pra fazer isso é a Marília.

Fernanda: Não assisto esse trem nem sei cozinhar nada bonitinho, eu votaria na Samanta porque ela é total carisma, ou no Leo pra ver ele brigando com geral

m_uol_mad_maxFelipe e Fernanda, você usaram muitas referências externas para compor as histórias de vocês. Como é essa relação com as referências no processo criativo de vocês?

Felipe: Na verdade nunca pensei nisso. Eu lia a receita e inseria piadas onde dava. Na verdade eu não gosto do chamado “humor de referência”, do uso da referência pela referência, sem comentário ou observação. Penso que piadas tem que se sustentar sozinhas. A Samanta tem um humor simples e divertidíssimo na minha opinião. Sou fã. A Marília trabalha com humor de observação e ela é, de fato, muito perspicaz. A Fernanda é hilária do tipo que não se consegue acompanhar, sabe? Muitas piadas por minuto? E o Leo está é ranzinza e irritadiço de uma maneira engraçada. Difícil não se divertir. Eu acho que cada um deles representa uma faceta de humor que eu curto e eu tenho que aprender com eles.

Leonardo: Vocês fazem uma ideia muita errada de mim. Se eu não reclamasse com vocês o dia todo, o Guia não teria saído.

Felipe: Eu falo assim do Leo, mas não é pra esculachar ele. Eu gosto demais do Leo. Poderia dividir um apartamento com ele se morássemos na mesma cidade. A gente já até cogitou abrir um food truck. Ia ser muito doido. ❤

Fernanda: Eu copio minhas piadas de várias fontes diferentes e daí ninguém nota que eu sou uma grande farsa. Pronto crianças, é assim que se faz um uso responsável de referências.m_uol_Leo

Leo, eu queria saber se não acontecesse o que aconteceu com o macarrão, como seria a receita dele e como ele seria chamado no lugar de Delicioso Macarrão Abandonado?

Leonardo: Delicioso macarrão.

Fernanda: Viu não é que o Leo seja ranzinza, ele só é prático!


Sim, amigos, os tempos estão difíceis, mas quem é quadrinista sabe que isso é uma constante. Além dos pratos feitos por vocês mesmos, quais suas dicas culinárias para se virar comendo aqui e ali pra não passar perrengue e/ou fome?

Marília: Vá em direção às cadeiras de plástico ou aquelas de metal. Os melhores preços da cidade!

Felipe: Nada que eu disser vai superar essa dica da Marília.

Samanta: Miojo, aqueles de pacotão.

Leonardo: Só como macarrão.

Fernanda: Seja vegetariano por um tempo. Deixe de ser fresco e vá comer no bandejão mais barato.  Finja que gosta dos seus amigos e se escale pra comer na casa deles.

m_uol_felipe

Pra finalizar, qual a sua comida favorita e qual a sua comida desfavorita? Sua relação com elas renderia um quadrinho e qual o motivo?

Marília: Comida favorita: carne. Já rendeu história e renderia mais. Comida desfavorita: frutos do mar. EEECAAAAAAAAAA! História com eles só se fosse eu libertando os peixes e seres marinhos desse destino horroroso de acabar enrolados em arroz e alga.

Felipe: Eu curto macarrão. Também curto sushi. E farofa de aipim. Posso colocar farofa de aipim em qualquer comida.

Guia Culinário do Falido, Vários Autores (2015, Balão Editorial, 32 págs, R$10,00)
Guia Culinário do Falido, Vários Autores (2015, Balão Editorial, 32 págs, R$10,00)

Samanta: minha resposta vai ser uma combinação da do felipe e marilia: eu odeio frutos do mar e amo botar farofa e pimenta em tudo!
Leonardo: Pizza é a melhor parada! A pior é ervilha. Ervilha é vômito com certeza.

Fernanda: A melhor comida do mundo é o Feijão da dona Neusa (minha mamis), tem amor e vitaminas  e durante o processo digestivo você aproveita pra flatular até a China. E quanto a pior… eu não consigo entender o que leva um ser humano a gostar de dobradinha.


Bem, infelizmente toda terça de noite não temos receitas de quadrinhos, mas você pode encontrar esse pessoal divertido no FIQ 2015 e trocar um papo sobre comidas, quadrinhos e, de quebra, levar um Guia Culinário do Falido! Sim, quadrinista também precisa comer!

Deixe um comentário

