Madripoor, Entre Lordes do Crime e Heróis Caolhos

Essa ilha do sudeste asiático, ao sul de Singapura, já foi cenário de diversas batalhas super-heroicas. E, apesar de ter sido lar de Wolverine por muito tempo, ela apareceu primeiro nas revistas do Novos Mutantes. Vamos ficar por dentro dessa nação problemática e antissocial!

MADmap

NOME OFICIAL: Principado de Madripoor (Madripura)

POPULAÇÃO: 1.055.00 cidadãos

CAPITAL: Madripoor

GOVERNO: Principado, ex-colônia britânica

LÍNGUAS PRINCIPAIS: Inglês, Filipino e Francês

UNIDADE MONETÁRIA: Dólar de Madripoor

RECURSOS PRINCIPAIS: Pesca, náutica, têxteis, jogo, turismo, eletrônicos; antigamente: escravos, marfim, borracha

DEFESA NACIONAL: Inexistente

MADlandscapeRELAÇÕES INTERNACIONAIS: Madripoor não tem relações internacionais com nenhuma nação; entretanto lidando com a política de comércio livre do governo e de acordo com suas próprias políticas não é permitido a outras nações extraditar seus criminosos. Madripoor é um refúgio exótico para diversas organizações internacionais conduzirem seus negócios, sejam legais ou ilegais. A organização internacional de lei da SHIELD uma vez teve um escritório em Madripoor conduzido por Maria Hill.

CIDADÃOS PROEMINENTES: Em 1941, Seraph operava o mais respeitado estabelecimento de beberagem. Madripoor foi regida por anos pelo Príncipe Baran. Depois de sua morte, a Víbora buscou clamar o trono até que foi deposta pela rainha do crime Tigre (Jessan Hoan) com ajuda do ex-diretor da SHIELD Tony Stark. Num golpe criminoso e de estado, o filho de Wolverine, Daken, tomou por alguns meses o controle da ilha, mas logo o controle de Madripoor voltou para Tigre. Hoje em dia, Madripoor é governada por Mística e Dentes de Sabre após um golpe e se tornou um refúgio mutantes como já foram em outras épocas Genosha e Providência.

MADscapeA força policial da ilha é foi garantida por muitos anos pelo Chefe Tai até sua morte recente. O homem conhecido apenas como O’Donnel comprou o barra de Seraph e mudou seu nome para Bar Princesa. As americanas Jessica Drew, a Mulher-Aranha, e Lindsay McCabe conduriam há algum tempo uma agência de detetives em Lowtown. A super-heroína Escorpião (Carmilla Black) nasceu em Lowtown como Thasanee Rapaccini antes de ser dada ao Centro de Adoção Príncipe Baran para Párias Sem Mãe.

MADpathSUPER-HUMANOS RESIDENTES: O aventureiro mutante Wolverine morou em Madripoor por muitos anos sob o “nom de guerre” Caolho. Durante um tempo a mutante Karma (Xi’an Coy Manh) viveu na ilha com seu tio, o lorde do crime General Nguyen Ngoc Coy e seus dois irmãos mais novos. A firma interdimensional Landau, Luckman & Lake manteve um escritório em Lowtown até ele ser destruído por uma guerra de gangues. Os elementos criminosos da ilha chegaram a empregar super-humanos no passado, como é o caso de Sapphire Styx, Punho de Lâmina, o Inquisidor, Baderna e Sanguinário. A integrante da Frente de Libertação Mutante  (FLM), Dragonesa também é de lá. A metamorfa Rose Wu, aposentada do braço de Hong Kong da Landau, Luckman & Lake compro o Bar Princesa de O’Donnel. O guerreiro geneticamente modificado Shatterstar viveu em Madripoor por meses enquanto participava de uma arena de gladiadores localizada numa dimensão de bolso embaixo do Café Lótus. Daken, o filho de Wolverine, governou a ilha por alguns meses. Muitos mutantes, seguindo Mística, acolheram Madripoor como um lar após ela ter se tornado um abrigo para eles. Entre estes mutantes estão Avalanche e Blob. A cantora mutante Cristal, foi prisioneira de Mística por meses enquanto a transmorfa se passava por ela. Cristal servia como fonte de MGH, o Hormônio Mutante do Crescimento, que Mística comercializava ilegalmente.

PRIMEIRA APARIÇÃO: New Mutants #35 (1985), criado por Chris Claremont

MADcoverHISTÓRIA: O Principado de Madripoor é uma pequena ilha localizada ao sul de Singapura no Estreito de Malaca, no arquipélago indonésio. Foi governada durante anos pelo Príncipe Baran, cujos antepassados dinásticos foram os líderes dos flibusteiros que conquistaram a ilha. A herança pirata de Madripoor evoluiu ao sistema de governo corrente cujo comércio livre permite virtualmente qualquer tipo de transação comercial. Como resultado, Madripoor se tornou o refúgio para muitas organizações e lordes do crime. Esses criminosos ajudam a manter a estabilidade do governo através de um sofisticado sistemas de corrupção que inclui propinas ao chanceler, que procede as operações do dia-a-dia do governo, e, é especulado que se dê propinas ao próprio Príncipe.

A maioria dos mais de 600 km² de terra que cobrem Madripoor se tratam de selva, lar de uma espécie de macacos-aranha que não é encontrada em nenhum lugar do mundo, que é envolta em superstições locais e protegida pela lei local, da mesma forma que outra fauna como veados, cachorros selvagens, javalis e lobos. Esta pouco claro se a terra pode ser cultivada, uma vez que Madripoor depende de importação para praticamente tudo. A ilha também sobrevive da pesca de rede, impulsionada por pequenas ilhas vizinhas como Rumika, localizada próximo à costa sudeste de Madripoor.

MADwolvieA sociedade e condições de vida de Madripoor é um paradoxo vivo. A capital diz ter os maiores, mais caros e mais luxuosos hotéis do mundo. Ao mesmo tempo, a ilha possui um dos mais severos bolsões de pobreza do planeta. A polarização econômica dividiu a cidade de maneira efetiva em duas partes: Hightown – o refúgio high-tech dos muito ricos e poderosos – e Lowtown – o domínio medieval dos desesperadamente pobres.

Por muitos anos, o submundo criminoso de Madripoor foi governado por Roche até que ele foi desafiado pela estrela ascendente Tigre. Com a ajuda de Wolverine, que forjou uma reputação na ilha como “O Caolho”, as forças de Rouche foram transferidas e o próprio Rouche, assassinado por Tigre. Depois de fazer uma petição a Baran para tomar o império de Rouche, Tigre se tronou a rainha do crime da ilha e rapidamente acabou com as atividades envolvendo drogas e contrabando. Entretanto, isso deixou um espaço que rapidamente foi preenchido pelo General Nguyen Ngoc Coy que iniciou uma guerra de gangues que foi apenas resolvida quando os dois lados concordaram em continuar suas operações sem interferir na dos outros. Tigre e Coy mais tarde encararam a oposição de Cyber que jurou tomar controle dos impérios criminais, mas foi derrotado por Wolverine.

MADscorpionBaran e Coy, então, conspiraram para acabar com a ameaça de Wolverine de uma vez por todas, contratando muitos capangas para matarem os amigos de Wolverine em Lowtown e culpa-lo por suas mortes. Com a ajuda de Tigre, Wolverine descobriu a verdade e confrontou a dupla de chefões, a respeito do qual Coy atirou e matou Baran em um ato de autodefesa, mas acabou levando um tiro de Tigre. Em seguida á morte de Baran, o trono de Madripoor foi deixado sem herdeiros. O controle da nação logo foi usurpado pela criminosa Víbora, também conhecida como Madame Hidra, depois que Wolverine foi forçado a se casar com ela para saldar uma velha dívida. A Víbora achou que o respeito pela reputação do “Caolho” na ilha lhe garantiria o trono. Ela também o usou, ao lado de seu velho inimigo Dentes de Sabre e a sua colega de X-Men, Kitty Pryde, para burlar uma tentativa da Hidra e do Tentáculo para controlar a ilha. Em seguida, a Víbora foi declarada Princesa de Madripoor e Wolverine se tornou um fora-da-lei. Mais tarde Wolverine foi convidado a ir para Madripoor para participar dos jogos de luta do Esporte Sangrento. Depois disso, a ilha foi local de uma invasão perpetrada pelo senhor da guerra interdimensional, Khan, que foi repelida com a ajuda dos X-Men e do Lótus Vermelho, para o desgosto da Víbora.

MADgirlsMADironProcurando encerrar as atividades terroristas da Víbora, o ex-diretor da SHIELD, Tony Stark, planejou clandestinamente a derrocada da Víbora. Se encontrando com a rainha do crime Tigre, Star a ajudou a fomentar uma rebelião na população contra Víbora, resultando na coroação de Tigre no seu lugar. Um proeminente hotel de Madripoor fui usado como local de um leilão de um vídeo do Gavião Arqueiro cometendo um assassinato ilegal. Clint Barton foi capturado enquanto tentava reaver a fita, mas foi resgatado por Kate Bishop, a Gaviã Arqueira, que havia se infiltrado no hotel, amarrando e amordaçando a Madame Máscara, para se passar por ela.

Nas páginas de Mundo de Vingadores foi revelado que Madripoor está localizada sobre a cabeça de um dragão gigante que é maior que é tão grande quanto uma ilha continente. Este dragão foi despertado por Gorgon e o Tentáculo. A fera decida atacar Shangai, na China, mas é impedida pelos Vingadores. Mística tentou tonar Madripoor um paraíso para os mutantes, mas acabou acusada de comércio ilegal de MGH (Hormônio de Crescimento Mutante), uma droga que garante poderes para quem a utiliza.

MADdragon

Traduzido, Adaptado e Revisto de: Marvel Atlas #1 (2007).

Se você gostou e quer saber mais sobre lugares imaginários do Universo Marvel, tente estes links abaixo:

Latvéria

Sokóvia

Anúncios

3 Comments

  1. Bem legal a matéria, mas a impressão é que a história recente de Madripoor é bem confusa.
    Em suas últimas aparições (Wolverine, All New X-Men e Avengers World), cada uma parece ter um posicionamento diferente sobre a situação política na ilha.

    Fora que a ascensão da Bagália, Madripoor vem perdendo lugar entre a preferência dos criminosos.

    Só a título de curiosidade, vale citar que o Tentáculo, a Hidra e Wolverine já andavam por lá desde os anos 40, onde se deu o primeiro encontro entre Logan, o Capitão América e a pequena Natasha Romanova.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s