[Quem Veio Primeiro] Visão x Tornado Vermelho

E foi TORNADO em VISÃO!

Dois androides. Ou seriam dois sintozóides? Dois valiosos integrantes das duas maiores equipes da Marvel e da DC Comics, respectivamente, Vingadores e Liga da Justiça. Dois androides que podem chorar e até mesmo amar mulheres humanas e criarem filhos com elas. Quem diria? É tanta coisa em comum que fica difícil dizer quem veio antes. Mas o Splash Pages fez uma pesquisa que nos leva lááá para a Era de Ouro. Então se aprochega aí que está na hora de resolver essa querela!

E foi TORNADO em VISÃO!
E foi TORNADO em VISÃO!

A origem da palavra androide, ironicamente, vem de andros (homem) e ide (semelhante) e pegou mais do que a palavra ginoide, para descrever robôs em forma feminina. Escritores de ficção científica como Phillip K. Dick (Blade Runner) e Isaac Aasimov (Eu, Robô e O Homem Bicentenário) fizerma os androides famosos em livros, séries e fimes. Temos ainda C-3po (Star Wars), T-1000 (O Exterminador do Futuro) e Data (Star Trek) como alguns exemplos de outros droides famosos.

Aarkus do Triunfo!
Aarkus do Triunfo!

Aparecendo primeiro em Marvel Comics#13, de 1940, e criado por Joe Simon e Jack Kirby, os mesmo criadores do Capitão América. O primeiro Visão era um alienígena que vinha de muito longe para encontrar seu destino na Terra. Ele tinha poderes de teleporte, podia voar, gerava frio e gelo e criava imagens ilusória dele mesmo, por essa razão se chamava Visão.

Chorando se foi quem um dia só me fez chorar...
Chorando se foi quem um dia só me fez chorar…

Já o sintozoide foi criado em 1968 por Stan Lee, Roy Thomas e John Buscema na revista dos Vingadores. Ele foi criado pelo robô Ultron, que se voltou contra seu criador Hank Pym, o Gigante. Na época não se podia usar muito os personagens do Capitão América, Homem de Ferro e Thor nos Vingadores, por isso eram criados novos personagens. Stan Lee queria um robô que se chamasse Homem-Androide, mas Roy Thomas resolveu homenagear o Visão de Simon e Kirby. Visão se tornou o consorte da Feiticeira Escarlate causando muita polêmica nas revistas por um androide se relacionar com uma mutante. Eles tiveram dois filhos, Tommy e Billy, que foram revelados ser criação do Mestre Pandemônio, mas depois foram recolocados na continuidade na equipe dos Jovens Vingadores.

Esse Visão é JOIA!
Esse Visão é JOIA!

Hoje em dia, o Visão tem sua popularidade garantida graças à sua origem no segundo filme dos Vingadores, no qual ele é trazido à vida graças a uma das Joias do infinito. O Visão do filme dos Vingadores é interpretado por Paul Bettany. Na Marvel pós Secret Wars o Visõa ganhou uma revista própria em que que convive com uma família suburbana de androides. Já Aarkus, o Visão alienígena foi também reincorporado no Universo Marvel 616 e pode ser visto nas histórias do Legião em X-Men Legado e em Novíssimos Invasores.

Chutando o BALDE!
Chutando o BALDE!

O primeiro Tornado Vermelho da história dos quadrinhos não era um homem e muito menos um robô masculino, era uma mulher! Sua primeira aparição se deu em All-American Comics #3, de 1939. Criada por Sheldon Mayer, Ma Hunkel aparecia primeiramente como um personagem coadjuvante nas histórias de Scribby, o garoto-cartunista. Porém, quando uma gangue começou a ameaçar sua vizinhança, Ma Hunkel coloca um balde na cabeça e se veste como o super-herói Tornado Vermelho. Ela derrota os vilões e começa a atuar como defensor da lei, passando-se por homem. Mais tarde, com a reintrodução da Sociedade da Justiça no Universo DC, Ma ficou responsável pelo museu da Sociedade e de tarefas domésticas. Sua neta, Tempestade, também participou da Sociedade.

Sai da frenteeee
Sai da frenteeee

O Tornado Vermelho mais conhecido dos fãs de quadrinhos, entretanto, é John Smith (João da Silva, em inglês), criado poucos meses antes do Visão, em 1968, na revista Justice League of America #64, por Gardner Fox e Dick Dillin. O Tornado Vermelho também tem origem na criação por um vilão, o Dr. F. U. Turo, mas depois se tornou aliado da Liga da Justiça. Como John Smith, ele passa a trabalhar numa escola onde se enamora com a conselheira profissional Kathy Sutton. Na época, o Tornado se casou com ela e adotam uma menina chamada Traya, uma órfã da nação ficcional da Biália.

Lalala la Lois!
Lalala la Lois!

Em tempos mais recentes, o Tornado vermelho serviu como consultor e protetor da Justiça Jovem, em divertidas histórias por Peter David e Todd Nauck. Ele também foi um membro importante da Liga da Justiça de Brad Meltzer, tendo tomado o papel principal na Saga do Tornado. Já na iniciativa de Os Novos 52, quem encarna o papel de Tornado Vermelho na série Terra 2 é Lois Lane, cuja “alma” foi colocada na forma de um androide, ou melhor, uma ginoide, poderosa. Recentemente foi anunciado que o Tornado apareceria no seriado da Supergirl pelo Warner Channel.

Eba! ganhei uma imagem a mais! Lero-lero, Visão!
Eba! Ganhei uma imagem a mais! Lero-lero, Visão!

O duplo ganhador dessa disputa é o Tornado Vermelho, porque apareceu anteriormente tanto na Era de Ouro quanto na forma androide. Apesar de tudo, o Visão continua mais popular. O mais engraçado é que apesar de serem androides de aço frio são mais cativantes e acolhedores que muitos personagens “humanos”.

Anúncios

5 Comments

  1. Você tem razão pela data. É verdade, mas pelo que eu vi o visão apareceu 2 meses depois do tornado. Não sou o único a pensar assim. É que essa diferença de tempo é tão pequena que provavelmente o novo visão não deve ser uma “copia” do tornado. Naquela epoca, demorava mais para se publicar. Eu diria que é ate parecido com o mosntro do pantano e o homem coisa. Vale lembrar tb, que a idéia de um android super herói vem do tocha humano original. De qualquer forma, mais um texto bacana. Continue assim! Obs: eu sei que você não quis entrar nesse mérito, mas eu achei que seria legal comentar.

    Curtir

    1. Uhum! E acho o Visão parecido com o Ajax, Marciano/Caçador de Marte por algum motivo… Acho q por causa de LJA/Vinagdores… Valeu pelos elogios! Abs!

      Curtir

      1. Visão e Ajax tem um quatrilhão de superpoderes diferentes e são os “paus pra toda obra” de ambas as equipes…

        Também têm uma personalidade discreta e retraída.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s