10 Motivos, destaque, quadrinhos
Comentários 25

Os 10 Super-Heróis Negros Mais Importantes dos Comics

Eba! Hoje é Dia da Consciência Negra! E para conscientizar ainda mais nossos pares leitores de quadrinhos, vamos falar da importância de 10 super-heróis negros nos quadrinhos americanos. Antes de começar a lista, porém, eu gostaria de frisar que o primeiro personagem negro de grande importância numa história em quadrinhos de super-heróis foi Robbie Robertson, o co-editor do Clarim Diário, ao lado de J. Jonah Jameson, o hater oficial do Homem-Aranha! E vamos à lista!

BLKpanther

Charlie’s Xavier’s Angel!

PANTERA NEGRA

Eu já falei que não gosto do Pantera por N motivos, mas ele foi muito importante para assegurar o lugar dos negros nos quadrinhos de super-heróis. Em primeiro lugar porque ele foi o primeiro a ter histórias solos na antologia Jungle Action (Ação na Selva) – é, o nome não pega muito bem para os negros, mas… – e depois ganhou sua revista própria lá pelos anos 70. Poderoso soberano de uma nação tecnológica encravada no meio da África, T’Challa, o pantera, também é o guardião do país. Ao comer uma raiz poderosa ele se torna o incrível Pantera Negra. O Pantera aparecerá no terceiro filme do Capitão América do Marvel Studios, Guerra Civil e ganhará em breve seu filme solo!

BLKfalcon

I’m not dogui noooo

FALCÃO

O Falcão sim, foi o primeiro herói negro dos quadrinhos, embora haja algumas discordâncias dizendo que ele foi precedido pelo Pantera. A verdade é que ele apareceu antes, mas como um inimigo do Capitão América, que havia sido feito vítima de lavagem cerebral por seus inimigos do Império Secreto. Somente mais tarde é que ele foi se tornar parceiro do Capitão assumindo seu clássico uniforme branco e vermelho. Sam Wilson, o Falcão, cresceu na Harlem criando um falcão de estimação, o Asa Vermelha, que respondia aos seus comandos. Mais tarde essa habilidade foi amplificada permitindo a Sam controlar outros animais aéreos. O Falcão apareceu pela primeira vez nos cinemas no segundo filme do Capitão América!

BLKluke

Use a força, Luke!

LUKE CAGE

A origem de Luke envolve muita blaxpoitation, pois naquela época filmes com esse tema estavam em voga. A origem de Luke conta que ele era um prisioneiro que foi submetido à experiências horrendas na cadeia e acabou adquirindo uma pele super-resistente e força descomunal. Ao escapar da cadeia, John Lucas adotou o pseudônimo de Luke Cage e passou a oferecer seus serviços de proteção super-heroica como herói de aluguel para a vizinhança do Harlem. Mais tarde, adotou a alcunha de Poderoso e se juntou ao herói Punho de Ferro, com o qual fez uma parceria duradoura. Hoje é casado com Jessica Jones e juntos tem uma filha chamada Danielle. Luke ganhará série própria pelo Netflix ano que vem!

BLKstorm

Tempestade num copo d’água!

TEMPESTADE

Ororo Munroe, é uma afro-americana mutante e uma dos principais líderes dos X-Men. Após um desastre de avião que matou seus pais em sua frente, a pequena Ororo passou dias enterrada junto aos corpos e destroços até ser libertada, o que lhe desenvolveu claustrofobia. Aos oito anos nas ruas do Cairo, a garota se tornou batedora de carteiras profissional, tendo se encontrado com o Professor Xavier e o Rei das Sombras. Após um ebate entre os dois para saber quem controlava o destino da menina, ela fugiu para o Quênia. Lá, aos quatorze anos, era considerada uma deusa das chuvas, até que o Professor Xavier a reencontrou e a levou para os X-Men. Tempestade é o bastião da força feminina e negra, tendo passado por uma fase radical e punk e teve de enfrentar um bom tempo sem seus poderes e sua ligação com a natureza. Hoje ela é uma das principais heroínas da Marvel, se não a principal!

BLKlightening

Sabe o que um raio negro faz com um sapo? O mesmo que com todos os outros!

RAIO NEGRO

Raio Negro, assim como Luke Cage, surgiu na onda da blaxpoitaition lá nos anos 70, porém, na DC Comics. Na verdade, ele foi o primeiro grande super-herói negro a aparecer na editora das lendas, tendo surgido mais de 10 anos depois do primeiro grande super-herói negro da Marvel. A revista do Raio Negro durou menos de um ano na DC Comics, tendo sido cancelada no “evento” conhecido como Implosão da DC. Jefferson Pierce chegou a ser vice-presidente dos EUA após Lex Luthor ser deposto. Ele possui duas filhas que também tem poderes elétricos: Tormenta, que participou dos Renegados e Relâmpago, que participou da Sociedade da Justiça. Na iniciativa dos Novos 52, Jefferson ficou descaracterizado fazendo parceria com o Demônio Azul e acabaram, os dois, esquecidos pela editora.

BLKcyborg

Quarteto em Cy

CIBORGUE

Victor Stone era um promissor jogador de futebol americano, até que um acidente tecnológico destruiu seu corpo. Seu pai, um renomado cientista, resolveu salvar seu filho unindo o que sobrou seu corpo com próteses cibernéticas, fazendo dele mais poderoso e hábil do que nunca, porém, prejudicando sua aparência. Logo que se tornou Ciborgue, Victor se uniu à equipe dos Novos Titãs. Embora tendo tocado em muitos assuntos caros aos negros, o personagem Ciborgue sofreu, mais para frente, um whitewashing tendo se tornado inclusive totalmente dourado por um tempo. Existem muitas críticas à origem do personagem e do fato de um negro ter se tornado uma espécie de monstro de Frankenstein moderno. Porém, nos novos 52, Ciborgue tomou o lugar do Caçador de Marte na Liga da Justiça e é, hoje, um de seus principais membros, com filme agendado pela Warner Bros.

BLKblade

A Lâmina do imortal

BLADE

Nascido Eric Brooks, Blade é filho de uma prostituta negra. Porém, ele não é um vampiro comum e completo, pois sua mãe foi mordida por um vampiro antes de entrar em trabalho de parto. Mais uma vez, temos uma complicação nessa origem: a mãe de Blade é uma prostituta. Nenhum herói branco possui mãe prostituta, mas um negro tem de ter. Enfim, a primeira aparição de Blade se deu na revista do Drácula em que ele auxiliava Frank Drake e Rachel van Helsing a darem cabo no Senhor dos Vampiros. A importância de Blade aumentou nos anos 70 com o boom dos monstros na Marvel, mas ganhou o mundo com a trilogia de filmes dos anos 2000, que abriu as portas para que outros heróis da Marvel tivessem passe-livre nos cinemas.

BLKvixen

– Hey, Vixen, que cê tá fazendo? – Nada, só tou aqui descansando com um leão!

VIXEN

Vixen, para quem não sabe, é o feminino de Raposa (Fox) em inglês. Mas na DC Comics esse é o codinome de Mari Jiwe McCabe. Criada nos anos 70, Vixen foi a primeira grande super-heroína negra da DC, mas que também foi cancelada com a Implosão da DC. Vixen utiliza o totem Tantu, criado pelo deus africano Anansi com o intuito de proteger os animais e os sere-humanos da destruição. Mari foi criada na África e após muita matança tribal em sua família, ela se mudou para a América onde se tornou uma modelo de sucesso. Com esse dinheiro pode fazer viagens à África onde acabou encontrando o totem Tantu, que era uma lenda contada por sua mãe. Mari participou da famigerada Liga de Detroit, que era liderada pelo Aquaman, foi assim que ela entrou definitivamente para o rol de heróis do Universo DC.

BLKsteel

Ele é ferro e fogo! Superman! Ele é puro Aço! Superman!

AÇO

John Henry Irons, o Aço, é um grande engenheiro afro-americano que quis, com sua armadura e seu martelo, preencher o vácuo deixado pelo Superman após sua morte no evento conhecido como A Morte do Superman. Baseado no personagem folclórico John Henry, herói dos escravos americanos, Aço, ao lado de Superboy, Superciborgue e Erradicador ajudaram a dar cabo das ameaças resultantes da derrota do Homem de Aço. Aço teve várias versões e encarnações, uma dela tendo sido a sobrinha de John Henry, Natasha. Aço também fez parte da extensão da Liga da Justiça de Grant Morrison. Na iniciativa Novos 52, Aço aparece logo nos primeiros anos dos Superman ajudando-o a debelar a ameaça de Brainiac.

BLKstatic

– Quero um chokito! – Então me dá teu dedito pra eu por na tomadita!

SUPER CHOQUE

A importância de Virgil Hawkings para os quadrinhos de super-heróis, na verdade, só começou quando ele se tornou série animada de TV. Com o nome original de Static, ele era um personagem do selo Milestone Media, de Dwayne McDuffie e Denis Cowan, dois proeminentes nomes negros dos quadrinhos americanos. Porém, com a série, começada no final dos anos 90, ele se tornou uma espécie de Homem-Aranha daquela geração. Com problemas adolescentes, uma família disfuncional e um grande números de coadjuvantes interessantes, Virgil, com seus poderes elétricos conquistou uma geração de fãs na televisão, ainda que suas revistas em quadrinhos não tenham logrado o mesmo sucesso.

É isso aí, comemore o dia da consciência negra, conscientizando mais gente que super-heróis negros podem ser bem legais também, como comprovamos com todos esses dez amigos aqui. Claro, que muitos ficaram de fora, mas tivemos de escolher os 10 mais importantes. Se lembrou de algum que deveria estar aqui? Deixe seu comentário! Abraços!

BLKcover

MAIS SOBRE NEGROS NOS QUADRINHOS:

Black Force: OS Heróis negros da Milestone/DC Comics

A Colorização da Pele nos Quadrinhos

Tempestade: o bonequinho esquecido nas prateleiras

Porque eu Não Gosto do Pantera Negra

Anúncios

25 comentários

    • guilhermesmee diz

      Ih, Leo, faltaram vários como o Sr. Incrível, Prodígio, Marvel Azul.. Mas temos de escolher os principais, né? Abs!

      Curtir

    • Israel diz

      Miles é recente. Se bem que já tem um grande número de fãs.

      Mas concordo com a Mônica Rambeau. Foi inclusive líder dos Vingadores, sendo firme e segura de si. Na verdade, puxando pela memória acho que foi a única mulher negra nos Vingadores (teve a Tempestade fazendo figuração no final da fase Bendis, mas nem conta). Uma pena que a personagem foi esquecida, e após o excelente Nova Onda, só agora vem voltando a ter um certo destaque.

      Curtir

  1. Oscar Borges diz

    Deve ter sido muito complicado fazer esta lista. Na minha, com certeza não teria o Blade, mas outros que acho mais interessantes. Discórdias a parte fico feliz em ver questões étnicas sendo abordadas com tanta sencibilidade neste blog, colocando ele no topo da minha lista de fontes que mais apoiam os direitos humanos no universo dos quadrinhos.

    Curtir

    • guilhermesmee diz

      Valeu, Oscar! Que legal que acompanha o blog e o considera dessa forma. A gente tenta, mas nem sempre consegue! Abraços!

      Curtir

    • guilhermesmee diz

      Sim! Só que acabou, como outros, ficando fora da lista. Infelizmente tive de escolher os que são representativos até hoje, ou que foram marcos como o Raio Negro e a Víxen, mas boa lembrança! Abraços!

      Curtir

  2. Pingback: Marjorie Liu: “Marvel e DC Têm Muito o Que Aprender Sobre Diversidade”. | Splash Pages

  3. ” encravada no meio da África, T’Challa, o pantera, também é o guardião do país”
    Galera, isso foi uma grande gafe. África é um continente. Seria ideal especificar que o país dele é a Nigéria, ou trocar a palavra país na frase por continente.

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Well, acho que você não leu a frase direito, que era “Poderoso soberano de uma nação tecnológica encravada no meio da África, T’Challa, o pantera, também é o guardião do país.”. O país, no caso, se refere à nação tecnológica encravada no meio da África. Interpretação, atenção e português antes de mimimi, ok?! BTW, o país dele não é a Nigéria, e sim, Wakanda. Abs!

      Curtir

  4. Pingback: MAIS 15 Super-Heróis Negros Importantes dos Comics – Splash Pages

  5. Sabrina diz

    Oi, gostei do post. Muito interessante. Gostaria de saber sobre as referências bibliográficas. Artigos, por mais que novas mídias tenham entrado na lista de fontes, ainda existe preferência e predominância de papel impresso ou autores “conhecidos” nas instituições acadêmicas. Vlw mesmo pela matéria

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Oi Sabrina! Na verdade não tem referência, fiz tudo de cabeça mesmo do que lembrava dos personagens. Realmente não sei se existe uma bibliografia sobre personagens negros nos quadrinhos… Abs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s