Cinco Personagens dos Quadrinhos Inspirados em David Bowie

Essa semana deixou nosso plano de existência um dos rockstars que mais falou ao encontro da cultura geek e nerd. Nem tanto pelas suas temáticas, mas mais por seu comportamento e como colocava a sua “oddity” em frente à sociedade. David Bowie era uma figura ímpar, que inspirou e continua inspirando gerações de pessoas por trás do ramo do entretenimento. Um desses ramos são os quadrinhos. Listamos aqui alguns personagens que foram inspirados por Bowie no mundo dos quadrinhos.

 

BOWredrock
I’m a space invader, i’ll be a rock and roller bitch for you…

 

RED ROCKET SEVEN

O álbum de Mike Allred tem tudo a ver com o rock’n’roll. Pra começar ele tem o formato de um envelope de EP, mas para continuar além basta dizer que é uma carinhosa homenagem à história do rock de Little Richard ao Nirvana. A história de Mike não é muito original, porque o autor de quadrinhos se baseou na persona de Ziggy Stardust para dar voz ao seu protagonista. Ele é um alienígena que cai na Terra e fica encantado com o rock, então cria uma banda e se torna um rockstar em meio a gente como os Beatles, os Rolling Stones, Bob Dylan e, é claro, David Bowie, que inclusive o inspira a usar o raio na testa de Alladim Sane. Uma HQ muito divertida e com desenhos lindos que promove uma viagem intergaláctica pelo rock bem ao estilo Bowie.


BOWdesire

Rebel, rebel, how could they know? Hot tramp, I love you so!

DESEJO

Desejo é a encarnação desse sentimento. Além disso é um ser que não pode ser classificado em apenas um gênero, preferindo se vestir androginamente e, quase sempre de branco. Na imagem que colocamos aqui, uma das poucas vezes que ele ela não aparece assim. Esta ilustração é feita por Milo Manara, um dos mestres do quadrinho erótico italiano. Desejo faz parte dos Perpétuos da série Sandman, do escritor best-seller do New York Times, Neil Gaiman. Gaiman, assim como Bowie, é inglês e no começo de sua carreira foi um jornalista de rock’n’roll tendo escrito a biografia da banda oitentista Duran Duran (nome, por acaso, também inspirado em um vilão do filme da Barbarella, dos quadrinhos). Portanto não é de se estranhar que Gaiman tenha se inspirado em alguma persona de Bowie para criar Desejo. Mas não acaba por aqui.


BOWluci
Oh, no, not me, we’ve never lost control. You’re face to face with the man who sold the world.

LÚCIFER, A ESTRELA DA MANHÃ

Como você pode ver na ilustração, outro personagem da série Sandman, de Neil Gaiman foi inspirado em David Bowie. Dessa vez, o próprio diabo, o caído Lúcifer, a Estrela da Manhã. Na história de Sandman, Lúcifer perde uma aposta com Sonho e perde tanto suas asas quanto a posse das chaves do Inferno, deixando-o literalmente ao Deus-dará. Lúcifer vai se tornar uma série de TV, como você pode ver neste link. Perguntado no ano passado sobre a inspiração de Bowie para Lúcifer, Gaiman respondeu: “Era ele. Definitivamente”, disse em entrevista ao Chicago Tribune, “Mas na época em que Lúcifer ganhou seu próprio título, ele foi um pouco reformulado… Mas sim, o período cantor folk de Bowie foi uma inspiração. Imaginei Lúcifer como um anjo drogado e o jovem Bowie foi o mais perto que cheguei”.


BOWluci2
You’ve better hang on to yourself!

LUCI

Novamente Bowie inspira o Diabo, mas outra vez é um lado diabólico mais Ziggy Stardust do que Simpathy For The Devil. Luci, personagem de Kieron Giller e Jamie McKelvie da série The Wicked + The Divine é uma encarnação do demônio no nosso tempo, porém também é uma rockstar que está no nosso mundo para influenciar o maior número de pessoas possíveis e leva-las para o seu lado numa guerra vindoura. Quando Lúci se apresenta na série The Wicked + The Divine, diz ser “o pai das mentiras, o adversário, o senhor das moscas, a velha serpente, o deus deste mundo, o dragão, a estrela da manhã, Apollyon, etcetera, etcetera”, todos esses são os epítomes do diabo. Mas também não deixam de ser os epítomes dos outros deuses envolvidos. Por exemplo, poderiam todos ser utilizados para descrever Loki. Ou Bowie.


BOWstarman
Never gonna fall for modern love walks beside me

STARMAN

Sim! Bowie possui uma música com o mesmo título e que ganhou versão brasileira pelo Nenhum de Nós como Astronauta de Mármore. Precismos primeiramente deixar bem claro que existem vários Starmen. O primeiro é da Era de Ouro e nada tem a ver com Bowie. A não ser que ele é pai de Jack Knight, o quinto Starman (sim, quinto!) e são sobre as aventuras de Jack, escritas por James Robinson, que vamos falar. Jack é o esquisitão cool que Bowie costumava retratar, mas no seu caminho ele acabou encontrando outro Starman, o alienígena Mikaal Thomas, que assim como na música de Bowie é responsável por salvar um planeta e também destruí-lo. Ao mesmo tempo, a identidade sexual de Mikaal é envolta em penumbras, sendo que mais recentemente o personagem se declarou gay.


BOWcapa

Se você é fã do Bowie, mas não conhece nada de quadrinhos aí está sua chance. E se você é fã dos quadrinhos, mas conhece pouco do Bowie, vá atrás. Por fim, ficamos com a música Heroes que diz que “We can be heroes forever and ever. We can be heroes just for one day”.

Anúncios

11 Comments

  1. Acho que o MadMan (de Mike Allred, pela Image) também tem muita influência. Aliás, até o Invencível poderia ser incluído nesta lista. E a Image alterou o seu logo ontem em homenagem ao Bowie.

    Curtir

  2. Duran Duran é baseado em um vilão do filme Barbarella, não Flash Gordon!

    Se você não conhece a HQ original, foi publicada uma edição recente no Brasil com tradução deste que vos fala:

    Curtir

  3. Excelente Texto, Lufa Lufa!

    Cheio de guri na loja me perguntando do Bowie, vou usar isso aqui como parte da catequização dos moleques.

    Mandou MUITO!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s