5 HQs, destaque, História dos Quadrinhos, quadrinhos
Comentários 6

Cinco Supervilões da Marvel e Suas Inspirações

Como vimos no post anterior, David Bowie inspirou muitos personagens. Alguns deles heróis, alguns deles vilões. Sabemos que muitos autores usam referências como inspiração para criar personagens. Algumas dessas referências podem ser outros personagens, podem vir da mitologia ou da religião, pessoa famosas e até amigos e inimigos da vida real de seus criadores. Agora trazemos para vocês cinco supervilões da Marvel e suas inspirações e referências!

SVTthanosTHANOS

Ele é o Titã Louco, incialmente criado como um obscuro vilão do Homem de Ferro em fevereiro de 1973, logo se tornou um dos maiores supervilões do Universo Marvel, figurando em diversas megassagas cósmicas como Guerra Infinita. Sua importância é tão grande que o Universo Cinemático da Marvel Studios está indo em direção a um confronto definitivo com o deus ensandecido que é amante da Morte. Seu criador, Jim Starlin, explicou que a inspiração para Thanos veio dos Novos Deuses de Jack Kirby, Metron e do supervilão Darkseid:

“Kirby havia encerrado os Novos Deuses, que na época saiam pela DC. Inventei algumas ideias que foram inspiradas naquilo. Você poderia pensar que Thanos foi inicialmente inspirado em Darkseid, mas não foi o caso. Nos meus primeiros esboços, se ele se parecesse com alguém, esse alguém seria Metron.  Eu tinha todos esses deuses diferentes e coisas que eu queria fazer, que se tronaram Thanos e os Titãs. Roy [Thomas, o editor da época] pegou os esboços e viu esse cara com uma poltrona estilo a do Metron e disse: ‘Deixe esse personagem mais encorpado! Se você deve roubar um dos Novos Deuses, roube Darkseid de uma vez! Aquele que é realmente bom!’”.

Depois, em 2003, Starlin veio com alguns pensamentos que inspiraram o “Titã louco”:

“Fui para a faculdade enquanto prestava o serviço militar e também trabalhava com quadrinhos, tive uma aula de psicologia e bolei o Thanos. Fui até a Marvel e ao editor Roy Thomas perguntando se poderia fazer uma história do Homem de Ferro com isso. Thanos era, então, um personagem muito mais fraco, menor, e Roy sugeriu encorpá-lo e então ele foi encorpado um pouco mais do que o original e continuou crescendo em tamanho, poder e importância”.

Para ler mais sobre inspirações para Thanos e seu irmão, Starfox, leia esse post.


SVThellfire

CÍRCULO INTERNO DO CLUBE DO INFERNO

O Clube do Inferno. Um local para pessoas recatadas, de grande influência no cenário mundial. Somente o crème de la crème da sociedade participa de seus eventos. Norman Osborn, Tony Stark, Brian e Betsy Braddock, Warren Wortington III, todos membro e herdeiros de grandes fortunas. Mas o Clube do Inferno é regido por um Círculo Interno, de pessoas mais poderosas e mais influentes que, entre algumas ações planejam o fim dos mutantes e o financiamento da construção de Sentinelas para tal fim. O Clube foi criado em Janeiro de 1980, por John Byrne e Chris Claremont, inspirados no episódio “A Touch of Brimstone”, da série Os Vingadores, e fizeram parte integral da Saga da Fênix Negra. Enquanto o Mestre Mental foi criado em 1964 por Stan Lee e Jack Kirby, relembrando um jovem Vincent Price, os demais foram inspirados no episódio, como Byrne declarou no seu website:

“Primeiro vi Peter Wyngarde, um ator, no episódio dos Vingadores chamado “Um Toque de Enxofre” que lidava com Steed e Emma encontrando o Clube do Inferno. Quando eu e Chris decidimos que teríamos um Clube do inferno num arco de X-Men como parte da perversão da Fênix, eu sugeria essa “piada interna” de termos o Mestre Mental disfarçado, lembrando Peter Wyngarde e, misturando o personagem e o ator, seu nome seria Jason Wyngarde”.

No livro de 1982, chamado X-Men Companion 2, Claremont nomeou as inspirações dos atores, conforme as seguintes:

Mestre Mental (Jason Wyngarde) – Peter Wyngarde

Sebastian Shaw – o ator britânico Robert Shaw

Donald Pierce – o ator canadense Donald Sutherland

Harry Leland – o ator americano Orson Welles

Emma Frost – a espião fictícia Emma Peel encarnada pela atriz Diana Rigg


SVTfing

FING FAN FOOM

O gigantesco dragão chinês inimigo do Homem de Ferro apareceu pela primeira vez em outubro de 1961e foi inpirado no filme de 1934, Chu Chin Chow. No início dos anos 60, Lee e Kirby queria criar um enorme drgão que pudesse acabar com qualquer oposição com um simples mexer de braços – e então o poderoso dragão alienígena de Kakaranathara conhecido como Fing Fan Foom passou a existir. Suar origens e arcos de história acabaram mudado ao longo dos tempos durante sua história de meio século, mas ele sempre foi um dragão verde e enorme. Uma criatura gigante era fácil de criar, principalmente para Kirby, que passou anos na Atlas Comics (o nome anterior da Marvel) criando isso mesmo, gibis de monstros gigantes, mas escolher o nome certo era essencial. Stan Lee declarou o motivo dessa escolha para a revista Alter Ego:

“Quando era pequeno, eu amava ir ao cinema. E tinha um filme que eu havai visto, que não lembrava nada mais dele além do nome. Se passava na China, eu acredito, e o nome do filme era ‘Chu Chin Chow’. Agora, eu não tenho a menor ideia do que significa – não seis e é o nome de algém, ou de um país ou de uma cidade, mas nunca esqueci o nome. Essas tr~es palavras grudaram na minha memória ‘Chu Chin Chow’. Então estava procurando para um nome para o montro e lembrei: ‘Chu Chin Chow’… essa métrica paticular, aquele batida, de alguma forma me levou a Fing Fan Foom”.


SVTgalacGALACTUS

O devorador de planetas apareceu pela primeira vez em março de 1966 e sua inspiração foi ninguém menos que Deus e sua palavra-manifesta, a Bíblia. Quando Lee e Kirby precisaram criar um supervilão ímpar, de uma maneira que o mundo dos quadrinhos nunca viu antes, decidiram fazer alguém que estava além do bem e do mal e que tinha poderes parecidos com os de Deus: surgiu Galactus.  Lee declarou em Marvel Masterworks: Fantastic Four – Volume 3, sobre a criação do devorador de mundos:]

“Galactus era simplesmente mais uma na grande linha de grandes personagens que adoramos criar. Tendo sonhado com muitos malvadões poderosos, sentimos que a única maneira de nos superarmos era trazer um malfeitor que tinha poderes quase divinos. Então, a escolha natural foi um tipo de semideus”.

Mais tarde, Kirby adicionou ao falar no filme The Masters of Comic Book Art:

“Minhas inspirações foram o fato de ter de vender. Tive que bolar personagens que não eram mais estereótipos.  Por alguma razão, fui a até a Bíblia, e voltei com Galactus… e, claro, o Surfista Prateado é o anjo caído. Eles estão além de figuras mítica e, claro, eles forma os primeiros deuses”.


SVTcaveiraCAVEIRA VERMELHA

O maior vilão nazista de todos os tempos do quadrinhos (em que deixamos Hitler de fora), foi criado em março de 1941 e – pasmem! – a inspiração para sua criação foi um sundae de calda quente com uma cereja no topo! Por mais absurda que essa inspiração possa parecer, o co-criador do Capitão América, Joe Simon revelou em sua biografia My Life in Comics que a delícia gelada foi a grande inspiração para o maluco da cara vermelha:

“Sempre pensei sobre heróis e vilões, com todo o tipo de ideias nadando na minha cabeça… Eu tinha um sundae de calda quente na minha frente, com sorvete de baunilha e a calda escorria ao seu lado. Eu estava intrigado. A calda parecia com membros – pernas, braços e mãos – e eu pensava comigo: ‘Nossa, isso faria um vilão interessante. Vamos chama-lo de calda quente!’ Apenas coloque uma cara nele e ele vai arrasar por todo lugar que passa. Mas eu olhei de novo para o sundae e vi aquela cereja no topo. A cereja parecia com uma caveira. ‘Wow!’, eu disse a mim mesmo ‘Caveira Vermelha… Isso soa bem!’”.


SVTcapaComo vocês puderam ver, a inspiração para quem tem criatividade pode vir de qualquer lugar, a qualquer hora e virar um ícone da cultura popular. Até mesmo esse post de blog poderia dar origem ao novo Superman! Peraí, tive uma ideia! Já volto…

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s