MC2: O Universo dos Filhos dos Heróis Marvel

O ano era 1998. Uma personagem se destacava nas págians de “O Que Aconteceria Se…” por ser a filha perdida de Peter e Mary Jane Parker. Ela era May Parker, a Garota-Aranha. Ela também era o início do MC2, um Universo Marvel futurista que mostrava como seriam os filhos dos heróis Marvel. Mas não se preocupe, nós vamos contar mais para vocês!

MC2capa


 

O QUE É MARVEL COMICS 2?

MC2whatifComo foi dito, tudo começou na edição 105 do segundo volume de What If?, a revista que focava em realidades alternativas da Marvel, em fevereiro de 1998. A personagem apresentada ali era May Parker, tida como desaparecida durante a famigerada Saga do Clone. Aqui, Peter Parker havia se aposentado por ter perdido uma perna na batalha final contra o Duende Verde. May acaba descobrindo o segredo do seu pai e se torna a Garota-Aranha.

Embora menos de 10 histórias da Garota-Aranha tenham sido publicadas no Brasil, nos Estados Unidos o Universo MC2 teve mais de 200 publicações. A criação do universo alternativo é de mérito de Tom DeFalco com a ajuda de vários desenhista, entre eles, Pat Ollife. DeFalco já foi editor-chefe na Marvel e também foi um dos responsáveis pela Saga do Clone e de uma fase bem longa do Quarteto Fantástico que culminou no Massacre. Ele também escreveu uma das mais cultuadas fases do Thor. O Universo MC2 é considerado a Terra 982, no multiverso Marvel.


 

A HISTÓRIA DE PUBLICAÇÂO DO UMC2 NOS EUA

A história de publicação do universo MC2 é cheia de reviravoltas. Ele surgiu com três edições: a da Garota-Aranha; a dos Vingadores do Amanhã, os A-Next e a do filho do Fanático, o F2, todas escritas por Tom DeFalco. Após 12 edições de A-Next e F2, elas foram substituídas por Quinteto Fantástico e Coisa Selvagem, a filha de Wolverine e Elektra. Porém, essas duas últimas revistas estavam sob um contato de circulação nas lojas Kmart e Target, que após um colapso, pararam de distribuir as revistas e elas foram cancelados no quinto número.

Já a Garota-Aranha durou de 0 a 100 edições em seu primeiro volume, programado para se encerrar em 2006 devido às baixas vendas. Porém, os fãs de May Parker fizeram um abaixo-assinado que garantiu o número de leitores suficientes e interessados para que o título tivesse uma sobrevida. Então surgiu o título The Amazing Spider-Girl, que durou de 2006 a 2009, por 60 edições. Em 2009 o título teve de lidar novamente com o fantasma do cancelamento e novamente foi salvo pelos fãs, gerando o volume The Sensational Spider-Girl. Com vendas baixas novamente, May passou a figurar na revista Spider-Man Family e finalmente teve sua sina revelada na edição Spider Girl: The End, de 2010.


O ESTILO MC2

Outras minisséries foram publicadas ao longo do tempo dentro do Universo MC2, como Sonho Americano, Demônio Sombrio, The Buzz (Zumbido), e a dobradinha Last Hero Standing e Last Planet Standing. O interessante do futuro de MC2 é que ele não é um futuro de ficção científica, mas um futuro natural, como se os eventos tivessem ocorrido sem muito avanço tecnológico e mantido o mesmo gostinho das histórias da Marvel dos anos 80 e 90.

MC2tom
O multiescritor da Marvel Tom Defalco e os personagens do Aranhaverso, entre eles a Garota-Aranha!

Perguntado pelo sentimento “old school” do Universo MC2 lá pelos final dos anos 90, encarando isso como um revival do melhor da Era de Prata, Tom DeFalco declarou: “Somos “old school” porque: a) nossos heróis agem como heróis b) não acreditamos em decompressão c) nós contamos histórias de edições únicas com subtramas que são construídas edição por edição e d) existe um monte de ação e angústia em todas as edições”. Realmente, das edições que li dos Universo MC2, era um lugar muito legal de se visitar com histórias bem construídas e personagens cativantes. Uma penas mesmo que tiveram pouca chance no Brasil numa época de “descompressão” de revistas.


CONHEÇA OS PERSONAGENS DO MC2

Garota Aranha (Spider-Girl): May Parker, filha de Peter Parker (o Homem-Aranha), agora aposentado e que perdeu uma perna no conflito derradeiro com o Duende Verde, e Mary Jane Watson-Parker. É bom lembrar que nessa realidade a Tia May finalmente morreu! (viva!).

F2 (J2): Zane Yama, filho do Fanático e de Sachi Yama. Ele descobre seus poderes depois de ter sofrido bullying na escola. Apesar de seu pai estar desaparecido, ele às vezes reúne-se com seus pais com a ajuda do Doc Magus. Ele possui sentimentos romântico acerca de Thena, a filha de Thor.

Coisa Selvagem (Wild Thing): Rhina Logan, filha de Wolverine e Elektra.

Demônio Sombrio (Darkdevil): Filho de Ben Reilly. Ele herdou seus poderes geneticamente como também tem os poderes das almas do Demolidor e de Zarathos. Apesar de incerto sobre seus aliados no início, o Demônio Sombrio agora é um poderoso colega de sua “prima” Garota-Aranha, para quem constantemente aparece.

MC2avengres

Doc Magus: O novo Mago Supremo. Pegou o título ao derrotar o Doutor Estranho quando ele se aposentou.

Sonho Americano (American Dream): Shannon Carter cresceu idolatrando o Capitão América. Foi oferecido a ela um lugar como membro dos A-Next porque sabiam de sua obsessão desde que ela começou a trabalhar lá como guia turística. Mais para a frente ela acaba ganhando uma versão do escudo do Capitão América de outra dimensão.

Quinteto Fantástico (Fantastic Five): Somente o Tocha Humana e o Coisa se mantém do Quarteto original. Lyja, a esposa de Johnny, o robô Grande Cérebro (Big Brain), que guarda a inteligência de reed e Franklin Richards completam o time. A Mulher Invisível está mantendo juntos os buracos na realidade através da Zona Negativa, ao lado de seu marido, o Senhor Fantástico.

A-Next: Um novo time de Vingadores formado depois que o bando original debandou. Seus membros atuais são: a líder Jubileu, F2, Mainframe, Ferrão (Cassie Lang, filha de Scott Lang), Trovejante (Kevin Masterson, filho de Eric Masterson), Sonho Americano, Argo (filho de Hércules), Freebooter, Garra de Sabre (filho de Wolverine), Thena, Warp, Luz Negra (filho de Mônica Rambeau e Duane Freeman), Tigre de Carvão (filho do Pantera Negra), Sentinela da Terra (filho do Golias) e a Garota-Aranha é um membro-reserva.


Existem muitos mais mistérios a serem desvendados no Universo MC2, mas infelizmente, só lendo as revistas ou resumos delas, pois as chances de termos esse material publicado no Brasil são praticamente nulas, devido sua pouca importância cronológica e poucos fãs. O Universo MC2, vai infelizmente acabar como uma nota de rodapé na história da Marvel Comics e, quiçá, dos quadrinhos.

Anúncios

6 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s