A OUTRA fase de Chris Claremont e John Byrne

Você sabe que a dupla Claremont/Byrne revolucionou os X-Men criando elementos que são utilizados até hoje e sagas memoráveis como a Saga da Fênix Negra e Dias de Um Futuro Esquecido. Mas o que você talvez não saiba é que os dois colaboraram em outro título, com histórias muito legais também.

colecaohaEsse título é Marvel Team-Up, ou Grandes Encontros do Homem-Aranha como ficou conhecido no Brasil. Se tratava de uma revista emq eu geralmente o Homem-Aranha fazia par com outros heróis da Marvel. Claro, algumas vezes, o aracnídeo não estava presente no título. A dupla Claremont/Byrne, que já escrevia e desenhava os Fabulosos X-Men e o Punho de Ferro, foi, então parar em Marvel Team-Up. A parceria durou de 1977 a 1979, nos números 59-70 e 75 da revista. Mas vamos falar um pouco das histórias.

Recentemente, a Panini Comics trouxe ao Brasil uma seleção de algumas dessas histórias – não todas, é claro – no volume 12 da Coleção Histórica Marvel: Homem-Aranha. Eles começam a run com um encontro entre o Homem-Aranha e a Vespa e o Jaqueta Amarela em que eles enfrentam Equinox, um experimento que era uma mistura do Tocha Humana com o Homem de Gelo. Esse wencontro dura duas edições. Na edição seguinte, não publicada no encadernado, o Aranha encontra o Tocha Humana e os dois enfrentam o Super-Skrull. Continuando a história, o Aranha se junta com a Ms. Marvel (personagem que Claremont escrevia na época) para debelar a ameaça dos skrulls.

MTUiron
O Serpente de Aço contra o Aranha e as Filhas do Dragão.

Então, começa um arco interessante que envolve o Punho de Ferro (que os dois artistas trabalhavam), os X-Men e as Filhas do Dragão e, claro, nosso amigão da vizinhança, Peter Parker. Primeiro, na revista do Punho, os X-Men enfrentam o artista marcial e também o Serpente de Aço que quer matar Danny Rand por ter adquirido os poderes do dragão no lugar dele. Como nessa revista Claremont e Byrne não podiam fazer muito avanço no personagem do Aranha, por não ser uma de suas principais revistas, eles buscavam histórias mais cheias de ação e aventura, caracterizando sim, muito mais os personagens que o acompanhavam. A Vespa, por exemplo, nunca foi tão legal!

MTUwasp
Até que a Vespa está interessante!

As duas edições seguintes – publicados no Brasil em Homem-Aranha#24 – trazem um encontro do escalador de paredes com o Capitão Bretanha, ainda em seu uniforme antigo. Brian Braddock, o Capitão Bretanha, também foi criado por Claremont. Ao lado de Byrne os dois fazem uma história de tirar o fôlego, apresentando muito bem Brian para os norte-americanos enquanto ele e o Aranha enfrentam o Mundo do Crime de Arcade. (Adoro histórias com o Arcade, elas sempre rendem muito!). Essa duas histórias também não estão no encadernado.

MTUtigra
I’m a slave 4 you!

Segue uma história com a Tigresa contra Kraven que está no encadernado e uma com o Homem-Coisa contra Desespero, que não está. E então começa a saga do Monólito Vivo, envolvendo Destrutor, Polaris e Thor. A dupla Claremont e Byrne resgata o Faraó Vivo, da fase de Neal Adams nos X-Men e o torna um ser gigante e superpoderoso que quer destruir Nova York. A essa saga memorável se seguiu a graphic novel A Vingança do Monólito Vivo e o personagem acabou fazendo parte da saga Os Doze, dos X-Men, como um desses mutantes escolhidos.

MTUthor
Aranha e Thor contra o Monólito Vivo.

A dupla acaba sua participação conjunta na revista com uma história do Luke Cage com o Aranha contra o Camaleão, que é dedicada aos Bombeiros de Nova York. O resultado são histórias cheias de ação e aventura em que pequenos arcos formam um arco maior, bem ao estilo da aclamada fase dos X-Men. Então, se você tem saudade daquela época do mutantes, essas histórias são para você. Até porque eles estão nela. Vale lembrar que nos anos 2000, Claremont e Byrne voltaram a se reunir em um arco da Liga da Justiça que trazia de volta a Patrulha do Destino, mas esse, infelizmente, não é nada memorável. Fiquem com os X-Men, o Punho de Ferro e Marvel Team-Up mesmo.

 

Anúncios

5 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s