Criadores de Quadrinhos Dão Conselhos Para Se Dar Bem Nas Artes

O site Fast Company entrevistou pessoas como Joe Quesada e Fabian Nicieza para pedira a eles conselhos de como um novato pode se dar bem no mundo dos quadrinhos. A entrevista foi na Nova York Comic Con do ano passado e você pode ver o vídeo em inglês.

TIPjoeJOE QUESADA (chefão da Marvel):

“DÊ UM TEMPO PARA VOCÊ MESMO”.

O conselho de Joe Quesada é importante. Sabe quando você está na frente de uma folha em branco e já gastou todo o seu inglês com aquilo que podia e não podia colocar no papel. Sabe quando a inspiração não vem? Você está estafado. Você precisa dar um tempo para si mesmo e para o seu trabalho. Sair, ir fazer algo, se distrair, pois a inspiração em quando menos se espera. Eu chamo isso de “decantar o texto”. Sabe decantar? Quando você tem uma água suja e precisa separar a terra da água? Você deixa ela lá parada, esperando que as impurezas se depositem no fundo, para que você trabalhe com a água limpa. Se você se distancia do seu trabalho por um tempo, tem a oportunidade de ter uma visão menos íntima dele e se distanciará também emocionalmente. Desse jeito é possível encontrar os pontos positivos e negativos do seu texto, do seu desenho, da sua composição, enfim. Assim, você volta para o seu trabalho reenergizado e cheio de boas ideias novas.


TIPnicieza

FABIAN NICIEZA (co-criador do Deadpool)

“PEGUE EXEMPLOS DA VIDA REAL”

Sabe aquela máxima a arte imita a vida? Bem tem vezes que acontecem coisas tão incríveis com a gente que daria um quadrinho, ou um filme, ou até uma pintura. Então a vida acaba imitando a arte. Mas são nesses momentos em que os artistas e escritores conseguem trazer um pouco da vida da gente para o papel é que acabamos nos identificando mais. Ninguém aqui enfrenta vilões elétricos, como faz Peter Parker, o Homem-Aranha, mas todo mundo já ficou alguma vez tendo de lidar com as dívidas de um mês para o outro, ou arcando com os custos da cirurgia da Tia May. Nicieza diz ainda que é muito fácil bolar cenas mirabolantes de super-heróis, porque elas simplesmente não existem, mas buscar uma inspiração na vida real e trazer um pedacinho dela para que os leitores se identifique é o mais difícil. Porém, é o lado mais recompensador, tanto para o artista como para quem usufrui da arte.


TIPerica

OS DEMAIS

“NÂO DESISTA FÁCIL”

Os demais entrevistados, criadores de Regular Show, Adventure Time, da Garota-Esquilo, como sua desenhista Erica Henderson, deram conselhos de ir sempre em busca de seus sonhos. Nem que você tenha pouco tempo para eles. Insista, estude a prática, se esmere. Não desista porque um não foi dito a você, às vezes seu trabalho tem de chegar na pessoa certa e aí sim, ele vai deslanchar. Todos aconselham a fazer contados e a mostrar seu trabalho sem ficar com a ideia boba de que vão roubar suas ideias. Afinal se você for tímido ou não mostrar suas ideias para ninguém, o mundo nunca terá acesso a elas. Por isso, todos aconselham um bocado de atitude e ousadia para os artistas dos quadrinhos, mas isso também não quer dizer que você tem que empurrar seu trabalho goela abaixo das pessoas. Seja humilde e aceite críticas construtivas. Você não está certo em tudo e há muita gente com mais experiência que você no mercado que pode te dar o caminho das pedras para chegar lá.


 

Aqui embaixo colo o link da entrevista, que está em inglês e sem legendas. Bom proveito e boa sorte!

http://www.fastcompany.com/3054280/ask-the-experts/comic-creators-give-advice-on-how-to-be-successful-in-the-arts

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s