A Origem e o Destino de Apocalipse: X-Factor Forever – Familia, de Louise Simonson, Dan Panosian e Eric Nguyen

Nesta edição Louise Simonson reimaginou a origem e o destino de um dos maiores vilões dos X-Men, Apocalipse. O personagem é a peça central do novo filme dos X-Men que estreia no outono de 2016. Vamos saber mais sobre o que estava planejado originalmente para ele.

XFAforever
Este encadernado não foi publicado no Brasil. A edição que li era Espanhola.

O X-Factor é uma equipe criada com os X-Men Originais após a ressureição de Jean Grey. Não confundir com a equipe X-Factor Investigações capitaneada pelo Homem-Múltiplo, Jamie Madrox. Escrita originalmente pelo escritor de Homem de Ferro, Bob Layton, a equipe se escondia atrás de uma fachada de caça-mutantes, ao estilo Caça-Fantasmas, no intuito de protege-los das ameaças do mundo. Porém, esse viés não deu certo e, no número 6, entrava na revista Louise Simonson e, mais tarde seu marido Walt Simonson (responsável pela mais memorável fase do Thor), para dar ânimo às histórias dos ex-X-Men Originais.

Louise ficou até o número 64, quando por diferenças editorias teve de entregar o destino da equipe para Rob Liefeld, Chris Claremont e Jim Lee. Louise também foi responsável por história memoráveis dos Novos Mutantes e de uma fase divertida da revista do Superman, pré e pós a Morte do herói. Porém, o rumo que as histórias do X-Factor estavam tomando lá pelo número 58 iam de maus a piores. Além disso tinha um cara que estragava o desenho de todo mundo e esse cara se chamava Dan Panosian e era um arte-finalista bem chinfrim – como ele mesmo confessou em algumas entrevistas.

XFAcapa
Xoelma e a Banda ApoCalypso!

Quase vinte anos depois dessas histórias serem escritas e Loiuse ter abandonado o título, o editor Marc Panniccia chama ela para dar um fim à saga do X-Factor da maneira que ela tinha pensado originalmente. O resultado é a minissérie X-Factor Forever. Da mesma forma, Claremont, anos antes foi chamado para dar a sua conclusão ao seu arco nos X-Men em X-Men Forever. A minissérie de Louise é fenomenal para quem era fã da formação original do X-Factor. Ao lado de um Dan Panosian regenerado com um traço incrível e moderno, a equipe entrega um desfecho para não botar defeito.

XFApag
O Julgamento dos Celestiais depende da paternidade de Nathan Summers.

Tudo gira em torno da vingança de Apocalipse contra os Celestiais, seres gigantescos que semeiam focos de evolução nos planetas. Na terra eles foram responsáveis pela criação dos Eternos e Deviantes. É explicado que Apocalipse queria proteger a humanidade da extinção pelos Celestiais, fazendo do vilão um anti-herói. Enquanto ele distrai a equipe mutante com uma cruza de dois arquiinimigos deles, o Molde-Mestre e Cameron Hodge, Apocalipse e seu sabujo Caliban vão até a Nave Sapiente do X-Factor e roubam alguns dados, fazendo com que ela pare de funcionar.

Acabam descobrindo os planos do Senhor Sinistro, que clonava mutante a torto e a direito e era discípulo de Apocalipse. O vilão imortal planta a dúvida de que Nathan Christopher Summers não seria filho de Ciclope e Madeleine Pryor e sim um engendro de Sinistro. Apocalipse diz que os mutantes são uma raça estéril, incapazes de terem filhos sãos ou sem defeitos, um exemplo disso era Legião, o filho do Professor Xavier. Após uma batalha contra Sinistro, os heróis precisam convencer os Celestiais a não dizimarem a Terra.

XFAfamilia
Família, ê! Família, ah! FAMÍLIA!

A edição conta ainda com história curtas chamadas O Diário de Apocalipse, escritas por Louise Simonson e desenhadas por Aluir Amancino, recontando os passos de Apocalipse no Universo Marvel.

Por fim, a minissérie é uma história que fala da importância da família. Seja na criança adotada pela repórter Trish Tilby, seja no filho da Policial Charlotte Jones, Timmy, ou no bebê Nathan. Mas principalmente do amor familiar que torna o grupo do X-Factor uma família que perdura desde os tempos da primeira equipe da Escola Xavier Para Jovens Superdotados.

Anúncios

7 Comments

    1. É, Dani, também fiquei surpreso com a qualidade da história. Lembrando que teve também New Mutants Forever tb… Hhahahah! Abs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s