Análises, destaque, fique de olho, História dos Quadrinhos, quadrinhos
Comentários 4

[Quem Veio Primeiro?] Homem-Borracha x Homem-Elástico x Senhor Fantástico

Eles são os super-heróis que espicham e comprimem da Marvel e da DC Comics. Todos têm poderes parecidos, mas quem veio com a ideia de um homem esticável primeiro? Vamos analisar caso a caso.

ESTplastic

Em tempos de Dengue, cuidado com o borrachudo!

O Homem-Borracha é Eel O’Brian, um ex-criminoso que, durante um assalto acabou aspirando uma cola superpoderosa e ganhou os poderes de transformar seu corpo. Vale lembrar que o nome original do herói é Plastic Man, ou seja, Homem de Plástico. Na verdade, ele pode assumir o formado do que quiser, seja um hidrante até um carro, também pode expandir e contrair seu corpo da maneira que quiser.

ESTcapa

Uma briga pra saber quem é o mais comprido. Você já se meteu nessa, né?

O Homem-Borracha foi criado em 1940, por Jack Cole, na revista Police Comics #8, da Quality Comics. Essa editora foi muito famosa na Era de Ouro dos quadrinhos, tendo sob sua aba heróis como o Spirit, os Falcões Negros e o Tio Sam. Foi comprada pela DC Comics nos anos 70 e seus personagens habitavam a Terra-X. Com a Crise nas Infinitas Terras, o Homem-Borracha passou a fazer parte da Liga da Justiça durante a fase de Grant Morrison. Sempre foi um personagem comediante com pendor às piadas pastelão com as formas que seu corpo toma.

ESTenlogated

Super fantástico, Homem Elástico, o mundo fica bem mais divertido!

Já o Homem-Elástico, é Ralph Dibny, ainda jovem, ao passear por um parque de diversões, Ralph ficou fascinado com os Homens Esticáveis da Índia e descobriu que todos bebiam de um refrigerante chamado Gingold. Isolando as propriedades do Gingold, Ralph descobriu que a fruta exótica mexicana Gingo conferia poderes elásticos e produziu uma fórmula para estica seu corpo. Foi criado por John Broome e Carmine Infantino na revista The Flash #112, de maio de 1960. Ele passou a fazer parte das aventuras do Flash e trabalhava como detetive. Seu nariz costumava tremer quando ele “farejava” mistério. Vale dizer que a tradução ao pé da letra do nome Enlogated Man seria Homem Alongado.

Ralph se casou com Sue Dearborn, que se tornou Sue Dibny e foi com ela para a Liga da Justiça, onde ela se tornou assessora da equipe. Eram um dos casais mais notáveis da DC Comics, até que veio a Crise de Identidade. Os heróis foram lembrados que o Doutor Luz estuprou Sue Dibny e sua mente foi pagada por Zatanna. Sue é assassinada por um ser misterioso e a vida de Ralph se torna uma desolação. Após ser enganado por Félix Fausto ao embarcar numa busca por artefatos místicos para restaurar a vida de sua amada Sue, o vilão acaba assassinando o herói na maxissérie 52.

EST4teto

Reed Ículo = um Reed pequeno

Por fim, o Senhor Fantástico, um dos homens mais inteligentes do Universo Marvel, senão o MAIS inteligente, é Reed Richard, integrante do Quarteto Fantástico. Ele e seus companheiros de equipe ganharam seus poderes durante a corrida espacial, quando, ao roubar uma nave espacial, foram atingidos por raios cósmicos. Após a reentrada da nave na terra, os quatro tripulantes começaram a apresentar estranhos poderes. O de Reed era poder esticar todo seu corpo. O Quarteto Fantástico foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em junho de 1961.

ESTicredible

Incrível, Borracha e Fantástico.

A família fantástica passou por muitos revezes e aventuras durante os anos, tendo Reed morrido e renascido algumas vezes. Ele tem dois filhos com Sue Richards, a Mulher Invisível, chamado Franklin e Valéria Richards. Durante o evento Secret Wars de 2015, Reed acabou com a rivalidade eterna entre ele e o vilão Doutor Destino. Von Doom acabou regenerado e Reed desapareceu da realidade junto com Sue e a Fundação Futuro. Ao final da saga é revelado que ele se tornou o demiurgo, uma espécie de guardião das realidades cuidando para que elas se regenerem e não voltem a colapsar entre si.

Então, amigos, ficamos sabendo que Stan Lee e Jack Kirby copiaram todo mundo, pois o Senhor Fantástico, o mais famoso de todos veio por último. Sendo o Homem-Borracha o principal e o Homem Elástico o segundo. Então chegamos à conclusão de que a ideia original nem sempre é mais bem sucedida.

 

esticareesd

Anúncios

4 comentários

  1. Guilherme Smee diz

    Mas no final das contas, o Senhor Fantástico acabou sendo o mais famoso. De quem é o mérito? Abs!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s