Mighty Men of Marvel: A Casa das Ideias Não Entendeu ou Fui Eu?

A Marvel lançou essa semana mais uma leva de capas comemorativas, dessa vez é para comemorar seus heróis masculinos. São 16 capas mostrando os heróis da Marvel. Okay. Mas qual é o sentido dessa iniciativa? Vamos discutir um pouco!

Para comemorar o mês da mulher, a Marvel lançou uma inciativa chamada Women of Power emprestando a imagem de suas heroínas mais populares à capa de suas revistas. Aos pouco a indústria têm se tonado consciente que valorizar as minorias, embora elas não façam parte do seu maior público consumidor é rentável. Por outro lado, começam a surgir casos – incidentais ou não – de objetificação masculina. Uma coisa saudável tendo em vista tanto anos de exploração dos atributos femininos. É bom brindar com belos corpos olhos que nunca puderam vê-los assim e sempre tiveram de catar cenas acidentais para se deleitar com seus heróis favoritos.

Veja uma lista dos 10 Musos dos Quadrinhos e seus desenhistas perfeitos.

Okay, faz sentido querer presentear as mulheres e gays com homens gostosos nas capas da Marvel. Mas sabe qual é o problema? Essas capas não têm nenhum apelo sexual! Nenhuma delas traz homens realmente gostosos, com desenhos voluptuosos da forma que foi feito com as heroínas nos anos 90. A maioria das capas – claro, feitas apenas por desenhistas heteros, cis e homens – mostra os heróis com o uniforme rasgado com os mamilos de fora. Gente, parece que nos quadrinhos de super-heróis tudo se resume a mamilos quando se trata de homens sexies! Logo aviso que nem todos e todas nós somos o Joel Schumacker!

Quero também lembrar que o que torna uma mulher sexy não é a mesma coisa que torna um homem sexy. O que agrada aos homens gays, não necessariamente agradará às mulheres heteros. Um bom exemplo disso é a diferenciação de tipos de mangá yaoi – feitos para meninas que curtem casais gays e mangá bara – feito para meninos que gostam de ver homens se pegando.

Leia aqui sobre o Fan Service em Personagens Masculinos de Super-Heróis

Acho que a capa mais libidinosa dessa leva da Marvel, ainda é a do Deadpool, mostrando o mercenário tagarela como uma espécie de Magic Mike – um filme que agradou aos dois públicos que curtem corpos masculinos. Mas e a do Homem-Aranha, o peito que devia ser mostrado e seus músculos abdominais estão todos na sombra. O Peter Parker de cuequinha slip de Erik Larsen era mil vezes mais sensual que essas imagens.

Uma conclusão à que podemos chegar é que essa capas são uma piada. Uma zoação com o fan service. Ainda assim,se for uma piada, é uma daquelas muito mal contadas e sem timing nenhum, já que saiu em pleno mês das mulheres. Fui eu que não entendi ou se trata de uma estratégia de marketing fracassada? Pois se a intenção dessas capas não é prestar um fanservice ao seu público, ela cai no vazio. Ela ecoa a pergunta machista que quer saber por que não há um Dia Internacional do Homem. É a mesma coisa que a Marvel decidir num mês homenagear os heróis negros e no seguinte, apenas os heróis brancos. Uma ação desnecessária.

Anúncios
Categorias: Tags: , , , , , , , , , , , ,

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s