Como LJA: Terra 2 Influenciou o Atual Universo DC

A dupla Grant Morrison e Frank Quitely (We3, Novos X-Men, Flex Mentallo) foi responsável por trazer, no final dos anos 90, uma história que mudaria o status quo do Universo DC. Essa história era LJA: Terra 2 e a dupla de superastros dos quadrinhos colocava a Liga da Justiça do nosso universo contra uma versão totalmente distorcida de si mesma. Nessa realidade, os componentes da Liga da Justiça eram os maiores vilões do planeta e não seus maiores heróis. Mas como isso influenciou o Universo DC?

tumblr_n49do5McyX1rom810o1_1280
Reflita sobre isso!

Para começar, em 1985 o Universo DC deixou de ter várias terras, como a Terra 2, lar dos heróis mais velhos, ou a Terra 3, lar do Sindicato do Crime da Amerika, cuja versão foi atualizada nessa história. Esse foi o ano da Crise nas Infinitas Terras, que unificou todos os personagens da editora das lendas em uma única dimensão. Em 1994, a saga Zero Hora tentou consertar alguns erros da realidade do Universo DC, reafirmando a existência de um único universo de heróis.

01 JLA Terra2 (007-102) JLAEarth2 finalbaixa_Page_64Quando JLA: Terra 2 foi publicada, ela rompeu com esse tratado de que existia apenas uma realidade, e passaram a existir outras dimensões como a da Sindicato do Crime da Amerika, em que o Superman era o vilão Ultraman e o Batman era o Coruja. A Supermulher era uma Lois Lane poderosa, e assim por diante. Assim, o Universo DC retornava com o seu multiverso, composto de realidades em que seus heróis diferiam das versões corriqueiras.

Depois que o mundo dos Novos 52 foi estabelecido, o primeiro grande evento desse universo foi a Guerra da Trindade que, através da abertura da Caixa de Pandora, liberava um mal antigo em nosso mundo. O Sindicato do Crime da Amerika atravessava um portal de seu universo para o da Liga da Justiça, produzindo uma das melhores minisséries dos Novos 52, Vilania Eterna.

01 JLA Terra2 (007-102) JLAEarth2 finalbaixa_Page_93Com o fim de Vilania Eterna, o anel energético do vilão da Terra do Sindicato, Anel Energético, acabou indo para as mãos de uma brasileira chamada Jéssica Cruz. Diferente do anel dos Lanternas Verdes da nossa realidade, esse era atraído por um grande medo e escravizava seus hospedeiros para que eles fizessem as suas vontades. Com muito treinamento Jéssica aprendeu a controlar esse pesadelo e se tornou a mais nova integrante da Liga da Justiça e da Tropa dos Lanternas Verdes.

Porém, dentro do Anel Energético existe uma entidade que o comanda, o nome dessa entidade é Volthoom, que também é o nome do primeiro lanterna verde de todos. A última saga das lanternas verdes antes de Os Novos 52 foi exatamente a Ira do Primeiro Lanterna, em que o tal Volthoom era o grande vilão. Agora, não se sabe se a entidade que está no anel de Jéssica se trata de Volthoom ou não. Mas creio que isso será revelado em breve, pois na iniciativa Rebirth da DC Comics, Jéssica é uma das estrelas da revista da Tropa dos Lanternas Verdes.

9788583782308-400x400Como vemos, muito dessa revista e desse universo de contrapartes vem influenciando o Universo da Liga da Justiça. Se você ficou curioso por essa história, você pode encontrá-la na DC Comics Coleção de Graphic Novels, da editora Eaglemoss, que já está na bancas no número 13. Se você ficou curioso pelo universo clássico das inversões dos heróis, o Sindicato do Crime da Amérika, você pode ler a edição de Convergência do Sindicato do Crime da Amerika e os Melhores do Mundo que também ainda deve estar nas bancas. Por fim, vale dizer que o grande vilão na luta entre o universo de matéria e antimatéria da Terra 2 também é o grande vilão por trás de Convergência. Fique ligado e boa leitura!

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s