10 Incríveis Macacos da DC Comics

Macacos me mordam! (Espera um pouco, não me mordam não!) A DC Comics é uma editora de macacadas, vocês bem sabem, por isso ela está tão recheada desses símios simiescos que nós gostamos tanto por serem tão parecidos com a gente. Para demonstrar que a editora das Lendas adora uma macacagem, fizemos aqui um lista dos seus 10 principais símios

APEbeppoBEPPO, O SUPERMACACO

Nos anos 50, depois de a Supergirl ter chegado de Argo City e de Krypto, o supercão, ter vindo antes do Superman, como uma espécie de Laika de Krypton, virou moda outros animais terem vindo antes. Seria uma bateria de testes que Jor-El, o pai de Superman, teria feito anteriormente, claro, de mandar seu único filhinho para um planeta distante. Surgia assim, Beppo, o supermacaco, o principal amigo e pet do Superbebê – okay, eram os anos 50, pessoal! Com o passar do tempo a Legião dos Superpets virou ou material para desenhos infantos dos heróis DC, como o desenho do Krypto ou a revistinha dos Pequenos Titãs, ou notas de rodapés da história dos super-heróis.

 

APEweeping


O GORILA CHORÃO

Segundo Alan Moore, durante os anos 50 foi feita uma pesquisa no mercado dos quadrinhos americanos e um dos resultados foi o seguinte: capas que apresentassem ou fundo roxo ou gorilas ou heróis chorando sempre possuíam ótimos desempenho de vendas. Alan Moore pensou: “então que tal eu juntar tudo isso?”. Surgiu, assim, o Gorila Chorão, um personagem de fundo das histórias de Promethea. O gibi “Weeping Gorilla Comix” é o mais vendido e o mais bem sucedido quadrinho do universo de Promethea. As capas que aparecem na série são um show à parte, sempre com tiradas sarcásticas com os motivos do gorila estar chorando.


REI SALOMÃOAPEsolomon

Rei Salomão é um aliado de Tom Strong, super-herói pulp criado por Alan Moore e Chris Sprouse. Ele é um macaco sábio e falante, geneticamente modificado pelos pais de Tom Strong na intenção de que ele fosse seu mentor e companheiro de aventuras. É com ele, sua mulher e o robô Pneuman, que Tom Strong se muda para Millennium City. Tom Strong se tornou um herói graças às pesquisas de seus pais, que foram parar numa ilha desconhecida – ao melhor estilo Lagoa Azul – onde conheceram uma tribo de aborígenes capaz de manter seu vigor e juventude por anos, além de possuirem superforça, graças a uma erva que só era produzida lá. Assim, Tom e seus aliados, também conhecidos como sua família, fazem uso dessa erva milagrosa.

APEgrodd


GORILA GRODD E REI SOLOVAR

No final do século dezenove, uma espaçonave alienígena cruzou os céus e caiu sobre uma estepe africana. Dentro dela estava um alien com aparência de criança e uma joia multicolorida. Ambos foram encontrados por uma tribo de gorilas. Quando tocada pelos gorilas, a joia multicolorida disparou raios que evoluíram os gorilas das proximidades em milhares de anos.

Um tipo diferente de raio atingiu Solovar, o respeitado líder da tribo e Grodd, sua contraparte maligna. Os dois foram presenteados com habilidades especias como telepatia e telecinésia. Evoluídos, os macacos criaram a atualmente chamada Cidade Gorila, que em muito supera as cidades humanas em avanços tecnológicos e de bem-estar.

Depois de um golpe de Grood para derrotar tanto o alienígena venerado quanto o rei Solovar, e reinar numa ditadura de macacos por décadas, este último conseguiu contatar Barry Allen, o Flash e pedir ajuda. Com o passar dos anos, Grodd se tornou um dos principais vilões do Flash e do Universo DC, bem como o Rei Solovar se provou um grande aliado diversas vezes.


APEmallah

MONSIEUR MALLAH (E CÉREBRO)

O que se sabe é que, há muitos anos, Cérebro fez uma operação na cabeça de um gorila para aumentar sua capacidade intelectual. O macaco ganhou Q.I. de gênio, aprendeu a andar, a falar, ler e escrever e a gira como um humano. Cérebro e Mallah faziam parte e lideravam a Irmandade do Mal, a maior oposição à Patrulha do Destino. Quase mataram a equipe de heróis estranhos mais de uma vez e também foram exímios inimigos dos Novos Titãs. Embora não tão inteligente quanto Cérebro, o gorila Mallah é mais forte e mais ágil que os humanos normais e mestre no combate corpo-a-corpo.


CONGORILLAAPEcongo

Outrora conhecido como Congo Bill, o “homem branco mais famoso da África”, o caçador e explorador chamado Bill, ganhou, aos 30 anos, o respeito de uma tribo antiga da África. Ganhou também um anel dourado e mágico que era capaz de transforma-lo em um gorila gigante e amarelado. Congo Bill resolveu usar o anel mágico para combater o mal na selva como o Congorilla. Mais recentemente, o Congorilla fez parte da última formação da Liga da Justiça pré-Ponto de Ignição. Ao lado de Starman e de heróis mais jovens, ele era um dos alívios cômicos de uma fase esquecível da Liga e que foi de mal a pior sob a batuta de James Robinson.


AMPERSAND

APEampersnd

Ampersand é um macaco capuchinho, desses macacos de estimação. No caso, seu dono é Yorick Brown e, por acaso, ele e seu bichinho acabam se tornando os últimos representante do gênero masculino da face da Terra na série Y: O Último Homem, de Brian K. Vaugan e Pia Guerra, do selo Vertigo. É nele e em Yorick que reside a chave para o mistério da praga que matou todos os portadores do cromossomo Y da terra, o que os transformam  em fugitivos muito visados pelas mulheres restantes no planeta. Também são eles uma possível resposta para trazer os machos de volta ao nosso planeta.

 


APEchimpDETETIVE CHIMP

O Detetive Chimp fez parte de uma equipe de animais com poderes amplificados no intuito de resolver crimes chamado Bureau de Animais Amplificados. Seu nome real permanece incógnito, mas o Vingador Fantasma esclarece que ele era uma atração de circo chamada Bobo T. Chimpanzee. Embora Chimp esteja presente no Universo DC e tendo participado de histórias de heróis como o Flash e o Lanterna Verde, ele só foi ganhar mais destaque com a minissérie Dia da Vingança, um spin-off de Crise Infinita, que apresentava o grupo mistico Pacto das Sombras. O grupo chegou a ter uma série própria que durou até a edição 25 e foi publicada no Brasil na revista Universo DC (1ª Fase). O Detetive Chimp é terceiro maior detetive do Universo DC.


APEhumaniteULTRA-HUMANÓIDE

O Ultra-Humanóide é o primeiro supervilão enfrentado pelo Superman, portanto, o primeiro supervilão de todos os tempos. Ele era um supervilão normal que apenas queria dominar o mundo, e cujo intelecto era bastante superior aos de humanos normais. Mas seu corpo foi estraçalhado pelo Superman e seu cérebro colocado no corpo de um gorila albino. Assim, ele ganhou também poderes de controlar mentes. Após a Era de Ouro, o Ultra-Humanóide foi tido como um inimigo da Sociedade da Justiça, tendo aparecido inclusive na premiada minissérie de James Robinson e Paul Smith, a Era de Ouro. Durante os Novos 52, ele é um vilão que escapa da Zona Fantasma para ameaçar a Terra durante o arco Superman: Condenado.


TITANOAPEtitano

Titano é um macaco gigante que se assemelha ao King Kong. Um dos maiores inimigo do Superman, ele é capaz de emitir raios de kryptonita pelos olhos. Sua origem é marcada por uma viagem ao espaço, embora ele tenha tido diversas versões com o passar dos anos e das revitalizações da DC. Algumas o tratam como um macaco gigante, outra como um gorila normal, outras com raios nos olhos, outras com poderes diversos. Em algumas, é um animal irracional, outras vezes é superinteligente. No universo dos Novos 52, ele aparece na nova reformulação do Superman provocada por Grant Morrison e também aparece em Vilania Eterna.

APEbufkin


BUFKIN, O MACACO-ALADO

Bufkin era um macaco-alado escravo da Bruxa Má do Leste, da série Mágico de Oz. Dentro do universo da série Fábulas, de Bill Willingham, ele era o responsável por guardar a sala de troféus da prefeitura da Cidade das Fábulas. Um trabalho bastante especial ,mas por vezes, muito tedioso. Depois de ter se mostrado um grande defensor das Fábulas e combalido após enfrentar Baba Yaga, Bufkin e seus amigos foram parar novamente na Terra de Oz, um lugar onde enfrentaram a ditadura local até que Bufkin fosse nomeado o novo e sábio governante. Junto com sua esposa, Lírio Matargão, uma das mini-mulheres voadoras nascidas da flor de cevada, ele passou seus dias numa calma e bucólica vizinhança, na qual criou seus filhos e morreu de velhice.


 

APEalbinoEXTRA:


OS GORILAS ALBINOS

Durante o arco de histórias, O Círculo, da Mulher-Maraviha, escrito por Gail Simone e desenhado por Aaron Lopresti, Diana ficou encarregada da segurança e do lar para os Gorilas Albinos, da Cidade Gorila, governada pelo Rei Solovar. Ao mesmo tempo, os gorilas albinos juraram proteger Diana e a ajudaram-na a enfrentar diversos inimigos durante a fase da escritora Gail Simone, como o Olimpiano e uma terrível criatura criada com restos de deuses e seres mitológicos mortos.

 


APEcover

JLApe

Foi uma série de anuais da DC Comics em 1999, seguindo um crossover chamado JLApe: Gorilla Warfare. Todos os heróis eram transformados em gorilas – menos o Batman, claro, porque ele era muito sério para se envolver em tamanho nonsense. A história era comandada por Mark Waid e as capas dos anuais eram desenhados por Arthur Adams. Óbvio, que era tudo uma grande piada da DC e nada foi levado tão a sério assim, para alívio do Batman. A história envolveu oito edições anuais da Liga da Justiça e de seus sete integrantes na época.


Para saber mais sobre capas e histórias com gorilas e macacos na história dos quadrinhos, recomendo acessar o site Gorilla Cover Comics destinado apenas a isso. Está um pouco desatualizado e antigo, mas é uma boa referência para entender como o “fator macaco” funcionava nas vendas de quadrinhos durante um determinado tempo.

Anúncios

4 Comments

  1. Muito bom, os macaco da DC são puro charme!
    Só uma correção (ou não): Até onde eu sei, o “Ultra-Humanita” sempre foi chamado de “Ultra-Humanoide” no Brasil, mas pode ser que tenha sido chamado de “Ultra-Humanita” em alguma tradução que não conheço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s