A Hogwarts do Batman – Academia Gotham: Mistério na Sala de Aula, de Becky Cloonan, Brenden Fletcher e Karl Kerschl

Academia Gotham é uma história em quadrinhos com mistério, aventura e personagens cativantes, assim como os livros de Harry Potter, personagem de J.K. Rowling. A HQ é uma maneira leve e interessante de começar a ler quadrinhos de super-heróis e, principalmente do universo do homem-morcego.

ACAgothamcapa
Academia e Malhação!

A história começa quando Olive Silverlock fica incumbida de orientar Maps Mizoguchi, a irmã de seu namorado, pois Maps está iniciando seus estudos na Academia Gotham. Maps é uma menina empolgada e amante ardorosa de RPG, porém, no verão passado algo deixou a relação das amigas estremecida. Ninguém sabe bem ao certo o que aconteceu. Nem mesmo Olive, para quem aqueles acontecimentos estão muito nublados. Mas este é apenas um dos mistérios que residem na Academia Gotham.

O que está incomodando seus alunos é a aparição de um fantasma de uma certa Millie Jane Cobblepot e eles precisam desvendar esse mistério antes que mistério acabe com eles. Em meio a rituais para deuses morcegos, alas proibidas da escola, desastres pessoais e fugitivos do Asilo Arkham, Olive, Maps e seus amigos precisarão entender que um lugar na prestigiada academia da cidade de Batman é mais perigoso do que glamouroso.

ACAacademia
“Eu agradeço à academia…”

A história deste primeiro volume lembra muito o segundo livro de Harry Potter, A Câmara Secreta, com diários e anotações descobertas tardiamente, passagens secretas, runas e professores soturnos e um perigo sáureo. A fantasma de Millie Jane leva muito a lembra da personagem Murta-Que-Geme, poltergeist que habita o banheiro feminino da escola de Hogwarts. Porém, o que mais se compara com Harry Potter é um bocado de alunos investigando mistérios de uma instituição de mais de um século de vida e que guarda segredos que nem mesmo quem rege ela conhece.

ACAdesign
Direto de Hogwarts… cof, cof… Gotham!

Esses personagens, assim como em Harry Potter, têm vida própria e são muito bem trabalhados pelos escritores Becky Cloonan (DEMO) e Brenden Fletcher (Batgirl, Canário Negro e Assassin’s Creed). Já os desenhos cartunescos com expressões puxadas para o mangá de Karl Kerschl (Assassin’s Creed) nos remetem às capas do bruxinho inglês e para um clima ao mesmo tempo soturno e divertido, com cores maravilhosas.

ACAharry
Já pensou um quadrinho do Harry? ^.^

Porém, assim como a série de J.K. Rowling, o que nos puxa é o mistério. Qual a origem de Harry e qual seu papel na batalha contra Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado é o que nos move na leitura da série de livros. Em Academia Gotham, ficamos sabendo que há algum desastre envolvendo Olive, sua mãe e o Batman e que Bruce Wayne está de olho nela. Mas qual e por quê? O que aconteceu no verão passado e por que todos dizem que Olive está mudada? Em meio a isso muitos outros problemas e questões vão se somando tornando o leitor mais ávido pela solução e a leitura vai engrenando mais. São apenas seis edições originais, mas parecem muito mais na maneira em que a história nos compele a acompanhar as desventuras das personagens.

ACApink
Veste o uniforme (forme, forme) e vai estudar!

Se você um é leitor novo, bem verdinho, essa edição é um bom começo para jovens leitores que querem adentrar no mundo dos quadrinhos de super-heróis. Se você é um leitor escolado que entende tudo que o Batman fez e faz e que é quase um Bruce Wayne, então você vai gostar das tangentes que Academia Gotham toca no Universo Batmaníaco. De qualquer forma, é uma pegada muito interessante de trazer a influência de um best-seller da nova geração para os quadrinhos de super-heróis.

Anúncios

5 Comments

  1. Embora eu seja um leitor velho e velho leitor (acompanhei a “Queda do Morcego” nos anos 90 onde Bruce Wayne foi substituído por Jean Paul Valley, vulgo Azrael) gostei das histórias/temática da “Academia Gotham”. Que a Panini dê continuidade a publicação desse título.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s