Mudando (ou não) o futuro – O Abrigo: Volume Um, de Joshua Hale Fialkov e Joe Infurnari

Você PRECISA ler essa HQ! Se teve um quadrinho que mexeu comigo até então esse ano, foi o Abrigo. Uma história sobre “o que aconteceria se você soubesse o que acontecerá no futuro e se pudesse mudar isso”, sendo que o grande responsável pelo fim do mundo é você e seus amigos. Você deixaria tudo acontecer ou seria um agente da mudança?

ABRface
Tô di oio nu sinhô!

A história começa quando cinco amigos vão passar seus últimos dias juntos e decidem fazer uma cápsula do tempo. Porém, no lugar onde iriam enterrar a cápsula do tempo, os cinco acabam encontrando um bunker sob a terra. Sim, no melhor estilo LOST. Lá dentro, eles encontram quatro cartas para cada um deles – menos para Billy. Essas cartas descrevem para os amigos como cada um deles foi responsável por causar o fim do mundo quinze anos depois. Agora cabe a eles decidir se irão abraçar ou evitar o futuro.

ABRfoto
Digam feijão nos dentes!

Se a premissa da história é interessante, o desenvolvimento da história é muito mais. Depois de terem dado o start na história, o roteirista Joshua Hale Fialkov (Eu, Vampiro; Ultimate FF) e o artista Joe Infurnari, vão nos apresentando melhor os personagens, suas motivações e seus dramas. Esse é o ponto alto da história: ele mostra como cada um deles reage sob pressão – pois dizem que é nesse momento que as pessoas e, claro, os personagens se revelam. Mas essa tal pressão são reviravoltas incríveis dentro da história, do tipo: “Como você reagiria se soubesse de um atentado maior que o 11 de setembro e você foi o herói do resgate?”. Deixaria o desastre acontecer ou o evitaria?

ABRmaps
É tudo culpa do PT!

A arte de Joe Infurnari é incrível. Ao mesmo tempo em que ela pode parecer futurista ela também tem traços de retrô, podendo talvez ser comparada com a arte crua de Bill Siencziewicz. Assim se tornam naturais os vais e vens entre passado, futuro e presente dos personagens como algo orgânico dentro da história.

O roteiro de Fialkov traz uma grande carga de incerteza, o que pode ajudar na caracterização de personagens mais esféricos, mostrando diversas facetas de suas vidas, onde todos somos heróis e vilões de nossa existência. Os personagens são muito bem trabalhados, principalmente em suas versões do presente, já que o futuro e o passado ainda são incógnitas.

ABRcapa
A edição brasileira de The Bunker, pela Devir Editora.

A série O Abrigo (The Bunker, no original), de Infurnari e Fialkov, lança a pergunta clássica da narrativa e da leitura: “Vale mais o destino ou o caminho percorrido?”. Essa HQ está nos dizendo que o que vale mais é o caminho percorrido, porque a sua função é mostrar COMO e SE ele vai ser percorrido, já que sabemos que um dos possíveis destinos é a aniquilação mundial.

Uma baita história em quadrinhos elogiadíssima por gente como Scott Snyder, Ed Brubaker e John Layman, que invejaram a construção da história por Fialkov, eles, que são mestres da caracterização e da construção de narrativas densas e intrigantes. Não vi muitas críticas ou resenhas brasileiras sobre essa HQ, então, por favor, leia O Abrigo, eu acho que você não vai se arrepender!

 

Anúncios
Categorias: Tags: , , , , , , , , ,

4 Comments

    1. Oi Jhonatan! Por enquanto só saiu o volume 1, e acho que está saindo o 2 agora nos EUA. O volume 1 saiu ano passado aqui no Brasil! Abs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s