Análises, Avaliações, destaque, fique de olho, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Comentários 12

Como as Revistas de Super-Heróis São Publicadas na Europa?

Curioso para saber como são as publicações das revistas de super-heróis lá fora? Fizemos um apanhado geral de como a própria Panini e outras editoras publicam em três países da Europa, que claro estão mais adiantados cronologicamente que nós: Itália (sede da Panini), Espanha e França, pra não falar na Alemanha em que as revistas saem poucos meses depois dos EUA. Vamos lá fofocar globalmente, então!

WORLDcomics


FRANÇA

A França, tadinha, é o país menos qualificado da Panini. Se vocês reclamam que não chegam coisas aqui, imagina na França. Agradeçam também aos designers da Panini Brasil pelas capas e edições lindas que eles fazem, porque na França é pura sofrência. mas também vamos dizer que os franceses não ligam muito para quadrinhos americanos, néam? Eles querem saber é de banda desenhada.

A Panini até alguns anos atrás detinha os direitos de publicação da DC Comics na França. Mas isso mudou, porque, nossa, o serviço era péssimo. Os mixes, então eram de dar dó. Sério, DCnautas brasileiros, se vocês morassem na França naquela época iriam penar, agradeçam à Panini Brasil que foi a única que trouxe TODOS os títulos dos Novos 52 para outro país (não que todos valessem a pena).

Mas eis que depois da Era Panini na França, quem assumiu a DC foi a Urban Comics, que há pouco tempo foi escolhida como a melhor editora de quadrinhos dessas que não produzem material, mas reimprimem (as subsidiárias). A Urban produz mais encadernados e pouquíssimas séries mensais. Só tem série mensal mesmo nomes grandes como Superman e Batman.


 

ESPANHA

Um pouco antes de dar essa aquecida no mercado de quadrinhos brasileiros, eu invejava os espanhóis. Poxa, eles tinham quadrinhos digitais pela Panini/Marvel (algo que ainda não temos, mas toda Europa tem), eles publicavam uma porcentagem enorme do que saia nos Estados Unidos e ainda republicavam coisas do passado numas coleções bem charmosinhas, que variavam de tamanho e número de páginas. Eu considerava a Panini Espanha a melhor até o momento em que tiveram que enxugar o mercado em razão da crise da zona do Euro.

Na Panini Espanha também é publicado materiais da Top Cow e da Valiant. Mas eu devo dar o mérito que muito antes da Panini Espanha licenciar a Valiant, a HQM Editora, aqui do Brasil saiu na frente e foi a pioneira em licenciar a série para terras tupiniquins. Um dos problemas da Panini Espanha é que ela não renumera as revistas, então fica bastante confuso para o leitor acompanhar o que é recente ou não. Por exemplo, a Marvel NOW! não foi renumerada e nem a fase pós-Secret Wars.

Na Espanha aconteceu um fenômeno parecido com a França: mudou-se a responsável pela republicação. Anteriormente, quem publicava DC por lá e foi assim por um longo tempo, era a editora Planeta DeAgostini, aquela que é conhecida no Brasil por coleções e miniaturas. Isso mudou no início dos anos 2010 e a DC Comics na Espanha passou às mãos da ECC Comics. As publicações da ECC são bem parecidas com as brasileiras,embora com um número de títulos menor nos mixes. Eles também publicam encadernados  de séries menos populares com regularidade.

O interessante é que as estratégias da ECC Comics foram tão eficazes, que pouco tempo depois eles já estavam distribuindo as revistas da DC Comics com o selo ECC Comics América Latina para nossos hermanos. Mas mais interessante é que a ECC Comics América Latina também edita Marvel para los hermanitos. Isso depois de uma malfadada tentativa da Panini se estabelecer na Argentina.


 

ITÁLIA

Eu entendo a Panini Brasil quando parece viver sob o cabresto dos Italianos. Eles são muito control freaks. A prova disso é que lá não se pode ter uma edição solta com o nome, vamos dizer “Miss Marvel Versus Capitã Marvel”. Não. A série tem que entrar dentro de uma aba chamada ou Marvel Mix, ou Marvel Crossovers, ou Marvel Masterworks e uma que eu acho bem peculiar Marvel 100%. Mas uma iniciativa legal da Itália é a coleção L’Integrale, que publica na íntegra o ano inteiro de uma publicação como por exemplo The Uncanny X-Men 1963 ou Amazing Spider-Man 1970.

A Panini Itália é, assim como no Brasil, uma fábrica de dinheiro editorial. Ela publica muitíssimos títulos de quadrinhos e possui a fábrica de figurinhas autocolantes de campeonatos mundiais, nacionais e de outros fenômenos da cultura pop. Mas ela não publica a DC Comics e nem a Disney, que é megaimportante na Itália, a ponto de ser o único lugar do mundo que nunca parou de produzir quadrinhos da turma do Mickey (é sério, até os EUA já pararam).

Bem, para fazer essa matéria, eu tive de pesquisar quem era a editora responsável pela DC Comics na Itália, pois nunca tinha ouvido falar. Até então achava que era a Planeta DeAgostini também, mas em 2010 a DC Comics migrou para outra empresa. A empresa em questão é a RW Lion, sendo que Lion é um selo da RW Edizioni, que possui outros dois selos: um para mangás e correlatos e outro para a linha clara e fummeti.

A Lion publica DC Comics, Vertigo e MAD. Uma coisa interessante da Lion é que ela produz uma série chamada DC Classics que publica as edições Showcase da DC, inclusive algumas edições do Quarto Mundo de John Byrne. De qualquer forma, a DC Comics não tem muita diversidade lá na Itália, ficando no binômio Superman/Batman. O destaque mesmo é para a linha Vertigo, essa sim, com uma boa variedade de títulos, mas acho que não tão boa quanto a nossa.


 

EURassterix

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu nem vou falar da Alemanha porque ela faz todos os países, inclusive o nosso, chorar. Mas vou dizer que é a Panini que edita quase 90% dos comics lá, Marvel, DC Comics, Image, Hellboy é eles. Vocês reclamam da Panini Brasil, mas não sabem como é nos outros países. A coisa é bem pior em alguns casos e melhorzinha em outros. Mas uma coisa que a nossa “filial” tem de aprender com as amigas dazoropa é programação. Todas elas apresentam no site sua programação para o semestre. Depois, os lançamentos são colocados nas novidades dois meses antes. As capas, o conteúdos dos mixes estão todos lá. As revistas saem no més que foram programadas, por mais toscas que sejam suas capas (e elas são). Estamos bem servidos aqui no Brasil? Estamos. Mas tem muuuita coisa que precisa melhorar.

Anúncios

12 comentários

  1. vicmoraes diz

    Boa, Guilherme! Acho interessante traçar esse paralelo. Eu não tinha ideia de como rolavam as publicações lá fora.
    Apesar dos pesares, a Panini Brasil está mandando bem! Tem muito material antigo sendo publicado em simultâneo. Faz pouco tempo que tínhamos em qualquer prateleira de banca, Monstro do Pântano e Miracleman do Moore, Homem Animal e Invisíveis do Morrisson, Hellblazer do Garth Ennis, mais clássicos do Batman, Homem Aranha, X-Men, Vingadores… isso sem contar, com os encadernados nas livrarias.
    É uma era de ouro para qualquer leitor/colecionador de quadrinhos!
    Mesmo assim, é bom ressaltar que ainda há muito para melhorar.
    Como, por exemplo, a distância entre as publicações da Marvel lá de fora com as daqui.

    Curtir

    • Israel diz

      A distância das publicações nunca foi um fato que me incomodou.

      O que incomoda é a péssima distribuição da Panini. Muitas vezes eu perco algumas revistas sem nem saber se elas não saíram ainda ou se fui eu que perdi.

      Curtir

  2. Israel diz

    “Um dos problemas da Panini Espanha é que ela não renumera as revistas, então fica bastante confuso para o leitor acompanhar o que é recente ou não.”

    Não entendi essa parte. Eles não zeram as revistas, é isso? Se for, por que é confuso?

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Isso, eles não zeram. Fica confuso para o leitor novato saber o que se trata do que. Abs!

      Curtir

      • Israel diz

        Sinceramente, não vejo confusão nisso. Pior é descontinuar as revistas todo ano pra lançar o mesmo título só mudando a numeração.

        Curtir

      • Guilherme Smee diz

        É que é assim que os americanos publicam, Isra… :/ Abs!

        Curtir

  3. Urban Comics é uma filial da Dargaud, que é só a melhor editora de quadrinhos do mundo (na minha visão algo subjetiva). Tanto que eles estão surrando a Panini nas livrarias francesas mesmo tendo a DC em vez da Marvel. Tivessem a Marvel e seria que nem bater em criança…

    Agora, quem publica Disney na Itália É a Panini, já faz uns anos. Vai no site da Panini italiana e faz uma busca por Topolino (Mickey). Ela também é a “agente” da Bonelli (Tex, Dylan Dog) e da Astorina (Diabolik) fora da Itália, o que lhe dá uma importância enorme no panorama italiano.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s