O Novo Logotipo da DC Comics é Um RETRÔcesso

Com a chegada do evento Rebirth, que vai mexer as estruturas da Universo DC como o conhecemos, a casa publicadora achou por bem trazer também um novo logotipo para suas revistas. O logo, entretanto, lembra mais suas primevas versões do que algo novo e fresco. Seria isso um sinal de que as suas publicações estariam dando (vários) passos atrás?

LOGOlogos
Os logos da DC ao longo da história.

Precisamos lembrar que o logotipo da DC Comics mudou há menos de cinco anos. Aquele logotipo meio 3D em que  o D parece estar se descolando do C. Isso ocorreu na época do lançamento dos Novos 52. Antes disso, o logo da DC Comics havia sido mudado para aparecer melhor nas suas produções de cinema, como os filmes da franquia do Batman, de Christopher Nolan. Dessa forma, a estrelinha entre o D e o C, podia ser animada e provocar uma sensação mais dinâmica no espectador do cinema.

implokhan
Jeanette Khan

Foi durante o período de Jeanette Kahn, que começou em 1972, que a National Periodical começou a se chamar oficialmente DC Comics. A toda-poderosa chefe chamou o designer Milton Glaser para fazer o símbolo da DC Comics que durou quase 40 anos em destaque, até ser substituído na época do lançamento do filme Batman Begins, em 2005. A mudança na DC Comics se devia tanto à compra da empresa pela Warner Bros. como também pelo filme do Superman que estava para chegar ás telas de cinema, com o roteiros de Mario Puzzo, o escritor de O Poderoso Chefão.

Os logotipos que antecedem essa mudança é que se assemelham com o novo logotipo da DC Comics, quando era chamada ainda de National Comics. Isso significaria mais autonomia por parte da DC Comics em relação à Warner Bros.?

 

LOGOnovoDC
O novo logo da DC. Gostou?
LOGOjohns
Geoff Johns

“Enquanto os quadrinhos continuam sendo o coração e a alma da DC Comics, a marca evoluiu para representar um poderoso storytelling através diversas formas de mídia. A DC é a casa dos maiores super-heróis e super-vilões, e o novo logo tem a força e as características necessária para representar ícones poderosos”, declarou o vice-presidente sênior de marketing e franquias globais, Amit Desai, “O lançamento de um novo logotipo é o tributo perfeito para o legado da DC, para um futuro empolgante e, principalmente, para nossos fãs”.

“Estou muito orgulhoso que Rebirth será o primeiro produto da DC Comics publicado com o novo logotipo”, adicionou Geoff Johns, Chefe Criativo da DC Comics, “Para mim Rebirth e o novo logotipo foram construídos sobre o que veio antes para projetar o que virá amanhã. Mal posso esperar para que as pessoas o vejam numa capa”. O logo, que foi desenvolvido em parceria com a Pentagram, logo após Rebirth, será visto em diversas plataformas digitais como aplicativos, o canal DC All Acess, websites e canais de midias sociais.

Anúncios

4 Comments

  1. Ridícula essa nova logomarca, não que eu adore a logomarca anterior, mas essa é pré-histórica demais, fonte de tipografia do século XIX, parece uma placa de um saloon do velho oeste, é uma proposta retrô mas de total retrocesso, detestei!

    Curtir

  2. Pode até haver uma intenção interessante o Renascimento da marca através do logo, mas que ele é simplório e pouco criativo, isso é fato. Gosto muito da última logomarca, a ideia de virar a página revelando o C sob o D sempre me pareceu interessante, muito bem associado à arte sequencial e visualmente elegante.

    Curtir

    1. Também gostava, mas temos que convir que a aplicação da marca, com sombras e degradês, complicava bastante. Essa, pelo menos, não tem essa limitação. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s