[EDITORIAL] Novos Tempos. Novo Visual.

Olá mergulhadores! Como vocês devem ter notado, estamos de cara nova. Um visual mais simples e direto para você acessar o Splash Pages. Essa mudança não vem sozinha. Muitas coisas estão mudando tanto aqui no blog como no mundo exterior. Vamos falar um pouco disso!

Flyer Quadrinhos copyQuando comecei este blog, lá em 2008, estava empolgado com o curso que eu e meu amigo Samir Machado ministrávamos na PUCRS: História em Quadrinhos – História, Análise e Crítica e queria trazer mais material para as aulas, mas de forma informal. As postagens eram muito esporádicas. O público era pouco. Durante o ano de 2011, não cheguei a produzir nenhum post.

Mas 2008 também foi o ano que, com o incentivo de Vitor Coelho – que hoje colabora para o Splash – comecei a escrever meus primeiros roteiros de quadrinhos. Era uma equipe de super-heróis juvenis brasileiros dentro do universo criado pelo Vitor. Apesar de estarmos empolgados, o projeto não saiu. Ao mesmo tempo comecei a pesquisar mais sobre narrativa dos quadrinhos e roteiros. Fui em busca de cursos e de mais e mais leitura para confeccionar um blog mais embasado. Um post que na época dava bastante acessos foi aquele sobre Quadrinhos e Literatura, suas diferenças e semelhanças.

SPAabre

Em 2013 escrevi um post com 10 Motivos Para Ler Valiant Comics, numa época em que sites gringos como o Newsarama começavam a pipocar seus TOP 10. O editor da HQM Editora, Artur Tavares compartilhou a postagem no facebook e rendeu incríveis (para a época) 400 acessos. Bem, então o facebook se tornou uma ferramenta muito útil para divulgar meus escritos. O José Borba, que tinha cursado as nossa aulas da PUCRS havia montado um grupo no Facebook chamado Colecionadores de HQs dos Pampas, só para o pessoal do Sul se corresponder. Pode parecer separatista, mas é muito útil. E foi mesmo. Fiz amizades e contatos incríveis e inestimáveis lá. Como uma vida renovada.

AdesivoBah

E a vida do blog foi renovada. Olhando as estatísticas, 2013 dobrou os acessos de 2012 e assim em diante. As projeções para esse ano é que acabemos 2016 com 500 mil acessos no ano. Claro que parcerias com o Ricardo, da Punch Comics e com o Sergio Vinicius, do 2 quadrinhos – com quem eu dividi o blog 2quadrinhos por um tempo – também foram vitais. O Dudu Bandeira e o Glauber Vasconcelos que editaram as duas temporadas do SplashPod, merecem destaque. O Fabio Mesmo, Santiago Castro, Phellip Willian, que colaboraram com o blog. O meu irmão Bernardo Sfredo, que ajudou a comprar o template anterior. E agora o Émerson Vasconcelos, o Claiton Silva e o Christian Farias no projeto Café Cartum.

Com o passar dos anos acredito que o blog encontrou seu lugar, discutindo quadrinhos mais à fundo, fazendo as pessoas pensarem um pouco mais fora da caixinha quando se trata de quadrinhos. Discutindo assuntos ligados aos direitos humanos e ao comportamento. Estando aberto para mulheres, negros e LGBTs – e sendo ameaçado de morte por isso. Claro, nem tudo são flores. Mas quando você se posiciona acaba arcando com algumas consequências nem tão boas.

CCHcafecartumdes

As consequências boas é que para um cara que veio do interior, que aos 14 anos tinha vergonha de pedir uma pizza, ter se tornado comentarista em podcasts e vídeos do youtube, palestrante de eventos de quadrinhos é uma grande conquista. E sem o apoio dessas pessoas citadas acima, seria impossível. Esse editorial é uma carta aberta aos leitores do blog, que também devem ser agradecidos pelo companheirismo, acesso e participações. Também gostaria de convidá-los para deixarem sugestões, elogios e críticas para que eu possa fazer do blog um lugar cada vez melhor de ser acessado. Obrigado a todos.

Anúncios

4 Comments

  1. Conheci seu blog no começo desse ano, e apesar do pouco tempo, já li (e principalmente, aprendi) bastante coisa por aqui. Mesmo não comentando tanto (fico mais nos likes), curto bastante seu trabalho. Espero que continue a crescer, abração do seu mais novo fã O/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s