Análises, destaque, fique de olho, quadrinhos, Resenhas
Comentários 4

Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D., de Jim Steranko

Se teve um cara que realmente inovou nas artes dos quadrinhos, esse foi Jim Steranko. De origem humilde e com poucos trabalhos na história, Jim revolucionou o mercado trabalhando em títulos como X-Men e Capitão América. Mas foi no título Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D., que ele atingiu seu auge. E é sobre ele que vamos falar mais aqui.

 

NIKclassic

A capa mais memorável da S.H.I.E.L.D.

Jim Steranko começou como um mero arte-finalista das histórias de Nick Fury, escritas por Stan Lee e desenhadas por Jack Kirby. Mas logo seu talento começou a ser notado e ele se transformou no artista oficial do título. Logo em seguida, se tornou responsável por todo ele, do argumento à arte-final. Por fim, com as vendas do título Strange Tales – que Nick dividia com o Doutor Estranhos – aumentando, Stan ofereceu um título próprio de Nick Fury para que Steranko pudesse brincar. E como ele brincou!

 

O artista nasceu em 1938 e, durante sua carreira, já foi mágico e  escapista em circos itinerantes. Também foi guitarrista em diversas bandas de rock’n’roll. Depois que começou a fazer bicos em uma gráfica, enveredou para as artes, tendo trabalhado em publicidade e aí, sim entrou para o negócio dos quadrinhos. Steranko também foi o primeiro americano a estudar e compilar um livro sobre a história dos quadrinhos. Uma raridade hoje em dia.

NIKlabirinth

Chupa essa manga, Scott Snyder!

Steranko não apenas trabalhou a arte de Jack Kirby – estilo Marvel de desenhar – como também foi o primeiro de uma geração a romper com layouts e estilos de arte. Sua diagramação de páginas e sua arte – assim como a do contemporâneo Neal Adams – estava à frente de seu tempo. O artista chamou sua arte de Zap Art, comparando a com a Pop Art de Andy Wahrol, mas não era apenas nessa fonte que Steranko bebia. Em seus trabalhos pode-se ver a influencia do cinema, psicodelismo e do surrealismo de Salvador Dalí.

NIKsplash

Quatro splash pages sequenciais! Não é o máximo?!

 

NIKnumero

A revista número um do Nick Fury!

As histórias melhoraram  e muito com a adição de Steranko ao título. As histórias de Lee e Kirby – com o perdão da palavra – ainda eram engessadas de comparadas com a dinâmica das de Steranko. Era a época de sucesso de personagens como James Bond e o Agente da U.N.C.L.E., então traquitanas de espionagem não podiam faltar. Steranko afastou o Nick Fury do Comando Selvagem da segunda guerra do novo superespião da S.H.I.E.L.D.

 

Já no primeiro número da série solo de Nick Fury, Steranko rompe uma das regras dos quadrinhos da época e traz três páginas sem nenhum diálogo. Naquela época era importante que todo quadro tivesse ao menos um balão de diálogo. Por vezes, a inovação de Sternko se comparava a Will Eisner, por outras vezes não tinha comparação. Uma cena que ficou famosa foi a cena romântica entre Nick Fury e a Condessa Vallentine Allegro de La Fontaine, uma outra agente da agência. Ela termina com uma arma colocada no coldre, o que sugeria um intercurso sexual.

EPSON MFP image

A arma no coldre!

Mais que um legado de ousadia na arte, Steranko também estabeleceu a S.H.I.E.L.D. como a conhecemos hoje: os carros voadores, o aeroporta-aviões, a Condessa, Clay Quarteirman, Jimmy Woo, os M.V.A.s e o grande inimigo de Nick Fury, o Escorpião. Vale dizer que toda a fase de Jim Steranko em Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D.foi publicada em dois volumes da extensão de clássicos da coleção preta da Salvat, nos volumes VIII e IX.

4 comentários

  1. lierson diz

    Ficou ótimo o artigo, Guilherme. Fiquei com vontade de reler isso pela Salvat. Steranko não tem igual.

    Só uma correçãozinha, a revista original onde saíam essas aventuras era Strange Tales, não Strange Adventures.

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Valeu, Lierson, essas HQs – principalmente as do Steranko – eram incríveis. Vale a releitura! E valeu pelo toque da correção, vou fazê-la! Abs!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s