Análises, destaque, fique de olho, História dos Quadrinhos, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Comentários 4

Um Sonho De Rorschach

Como o universo de Watchmen interagia com o o Universo DC regular antes do Rebirth? Ficamos sabendo, através do Rebirth, que foi graças a um ato de criação do Dr. Manhattan que o mundo dos Novos 52 foi criado. Uma história publicada em The Question #17 e 18, de 1988, apresenta ao leitor um dos personagem de Watchmen: Rorschach. Venha comigo se quiser saber!

 

Escrita por Denny O’Neil e desenhada por Denys Cowan, já na abertura da história ficamos sabendo que tudo é uma homenagem a Alan Moore e Dave Gibbons. A HQ, publicada no Brasil na revista Os Caçadores #15, mostra o Questão e o Arqueiro Verde se unindo para enfrentar uma dupla de terroristas internacionais que se intitula Butch Cassidy e Sundance Kid, como no célebre filme de faroeste.

RORwatch

Ao melhor estilo Flash de Dois Mundos, a história que apresentou o Flash da Era de Ouro para o Flash da Era de Prata, o Questão está lendo uma HQ de Watchmen no avião. O detalhe escondido é que o personagem de Rorschach foi baseado no Questão. O que aconteceu foi o seguinte: a DC havia comprado os direitos dos personagens da Charlton Comics, que incluía, por exemplo, o Questão, o Besouro Azul e o Pacificador. A principio, Moore iria utilizar esses mesmos personagens em Watchmen, mas uma decisão da DC de usar esses heróis em revistas seriadas, como essa “em questão”, fez com que Moore tivesse de criar personagens espelhados nos da Charlton. Assim surgiu Watchmen.

RORrorcha1

Depois de ler Watchmen, o Questão pega no sono e sonha que é Rorschach e está enfrentando criminosos. Abalado pela história de Watchmen, “um gibi que não era como os da minha época”, o Questão fica obcecado com Rorschar e o tempo todo fica se perguntando o que o Roschach faria.

RORrorcha

Cambaleando pela neve, o Questão se lembra: “Como mesmo que o Rorschach terminou? Ah, sim… Morto. Como uma mancha úmida na neve. Por que eu tive de lembrar disso?”. Até mesmo quando se encontra com Oliver Queen, o Arqueiro Verde, fica quase impossível não comparar o modos operandi dos três heróis. Os dois fazendo parte de uma linha de heróis que se calcou erroneamente em Rorscharch, criando um movimento que os historiadores batizaram de grim’n’gritty (cruéis e raivosos). Lá, pelas tantas, atordoado por um tiro, Victor Sage, o Questão, murmura: “O Rorschach é um idiota!”. A  intenção do autor é afastar o personagem do Questão do paranoico e afetado Rorschach e mostrar que, não, apesar das semelhanças, o Questão não terá um final tão trágico quanto o do justiceiro de Watchmen.

RORarque
Já no Universo dos Novos 52, ainda não foi revelado quem é o Questão. Apesar de ele ter feito parte da Trindade do Pecado ao lado de Pandora e Vingador Fantasma, se sabe pouquíssimo sobre o personagem. Ele é ruivo também, assim como Vic Sage e o Rorschach. Seria o Questão dos Novos 52 um Rorschach castigado pelo Dr. Manhattan, condenado a viver sem saber quem é e qual seu propósito naquele mundo? Uma “questão” que fica para depois. Apenas “um sonho de Rorschach”.

RORcapa1

4 comentários

  1. Eduardo diz

    Depois de Crise Infinita (serie 52 em diante), o Questao original foi substituido por uma mulher, Renee Montoya, e acho que continuou mesmo em Novos 52 – nao lembro da participacao del@ nas aventuras da Batwoman N52 (Montoya foi namorada dela) e tb nao li Trindade do Pecado, onde Questao colaborava com Pandora e o Vingador Fantasma. Em todas as encarnacoes, porem, sempre foi um personagem denso e importante, em conflito com o “extremismo” de suas acoes.

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Oi Eduardo! A Renee Montoya não é o Questão dos Novos 52. O personagem dessa fase é um ruivo não identificado e com a origem ainda em aberto. Abraços!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s