destaque, fique de olho, Melhores Leituras do Mês, quadrinhos, Resenhas
Comentários 9

Melhores e Piores Leituras de Setembro de 2016

Uhlala! Tivemos uma lista longa nesse mês de Setembro em que a flora floresce e a fauna acasala. Muitas coisas boas, mas muitas coisas ruins também. A Coleção Marvel de Graphic Novels da Salvat em sua versão Clássicos tem feito cadeira cativa aqui na nossa sessão mensal. Muita coisa foi resenhada com mais cuidado, mas aqui vão algumas minirresenhas da nossa seleção!

MELHORES


setdoutorDOUTOR ESTRANHO: UMA TERRA SEM NOME, UM TEMPO SEM FIM, DE STAN LEE E STEVE DITKO

Este, talvez, tenha sido o arco de histórias fundamental da mitologia do Doutor Estranho. E também o torna essencial para quem quer ver o filme sem começar boiando no universo do bom doutor. Estão presentes todos os elementos e personagens centrais das histórias de Stephen Strange: Barão Mordo, o Ancião, Dormammu, Cléa. Sem falar que é uma aventura de tirar o fôlego. Nem parece que foi escrita há mais de 50 anos! Ótima leitura de clássico.

 

Para ler uma resenha completa desse quadrinho, acesse este link.


setmuhergato

A TRILHA DA MULHER-GATO, DE DARWYN COOKE, ED BRUBAKER E BRAD RADER

Ed Brubaker é o cara! Quando se precisa escrever um quadrinho denso e investigativo, com muitos mistérios e personagens determinados, chamem o Ed. Claro, tem muito o mérito do Darwyn Cooke por ter feito um novo visual interessante para a Mulher-Gato e para todos os personagens da história, mas foi Brubaker quem deu continuidade, para depois embarcar com Greg Rucka em outra fantástica HQ que é Gotham Central.

 

Sim! Temos um resenha mais completa desse encadernado nesse link!


setlegadoO LEGADO DE JÚPITER, DE MARK MILLAR E FRANK QUITELY

Eu disse na resenha completa dessa HQ que ela é o melhor quadrinho escrito por Mark Millar. Bem, isso pode ser dito pelo menos nas HQs que fazem parte do MillarWorld, como Kick-Ass, Procurado e Nêmese. Junto com os belos desenhos e narrativa primorosa de Frank Quitely, fazem com que O Legado de Júpiter seja um quadrinho bastante interessante de embarcar em seu universo.

 

Leia aqui a resenha completa desse quadrinho.


 

setsegundoVAMPIRO AMERICANO: SEGUNDO CICLO – PARTE DOIS, DE SCOTT SNYDER E RAFAEL ALBUQUERQUE

Bem, se eu já havia achado o máximo a construção de universo, o thriller e o horror das duas minisséries de Vampiro Americano, Snyder e Albuquerque encerram, apoteóticos, esse segundo ciclo, cheio de reviravoltas interessantes. Pela primeira vez Skinner Sweet está do lado dos mocinhos, mas será que ele consegue se redimir? Enquanto ele e Calvin vão ao espaço na primeira missão tripulada, Felicity Book e Pearl Jones precisam encontrar, na Área 51, uma relíquia que é capaz de destruir os vampiros? Mas que arma é essa e do que mais ela é capaz? Tudo isso acontece tão freneticamente que você não quer largar a revista, até o final arrebatador. Mas que deixa pistas para mais um ciclo!


setdemolidude

DEMOLIDOR: O REI DA COZINHA DO INFERNO, DE BRIAN MICHAEL BENDIS E ALEX MALEEV

Será que a fase de Bendis bate em qualidade a fase de Frank Miller em Demolidor? Em importância e em influência, eu diria que não. Mas em qualidade eu fico tentado a dizer que sim. Até porque ela fala muito mais para quem vive os dias de hoje – sim, há pessoas que vivem no paraíso do passado. O clima denso e tenso tanto da narrativa de Bendis quanto os desenhos de Maleev transformam Demolidor no melhor quadrinho noir dos últimos tempos. A maneira crua como eles trabalham a contraversão, o crime e os criminosos, e como Matt Murdock tem de bailar para ficar pau a pau com eles e sobrepuja-los é incrível. É lindo como ele dá a volta por cima no Rei do Crime e se torna, como diz no título, o Rei da Cozinha do Inferno. Isso, senhores, é uma aula de roteiro. Isso, amigos, é uma aula de como conduzir um quadrinho por mais de 50 edições sem perder o fôlego. Palmas, por favor!


setbatmacas

BATMAN: O CASTELO DO MORCEGO, DE JACK C. HARRIS E BO HAMPTON

Vocês já devem saber que eu odeio o Batman. Mas eu adoro como as histórias deles são tratadas e desenvolvidas. Um bom caso é este O Castelo do Morcego. Não é um encadernado, é uma edição solta do Túnel do Tempo, publicada pela Mythos Editora. Essa, em especial, se passa na Alemanha medieval, na neve e em cenários de castelos antigos e abandonados. Tudo para fazer uma mescla de Batman com Frankenstein. O monstro em questão é o experimento que o Doutor Bruce Wayne faz com o cérebro de seu pai, Thomas, com restos corpos e um certo soro do morcego, que transformou seu cão em um canídeo com rosto de morcego. O terror está presente em todas as páginas com a arte pintada, soturna e linda de Bo Hampton. Essas edições publicadas pela Mythos costumam ser bem ruinzinhas. Mas essa, em questão, está demais. Recomendo a leitura!


setpapwr

PAPER GIRLS: VOLUME UM, DE BRIAN K. VAUGHAN E CLIFF CHIANG

Se você gostou de Stranger Things esse quadrinho é para você! Sério! Eu me senti “assistindo” a série novamente, só que com protagonistas femininas e com muito mais efeitos especiais – coisa que só os quadrinhos permitem, sem gastar um centavo a mais. Mas que tal um mundo (na década de 80, claro!)  em que algumas meninas que entregam o jornal, encontram um aparato estranho e, ao ligar ele, todos os adultos desaparecem! Mas o céu muda e enormes aves estilo pterodáctilos começam a surgir. E um estranho logotipo com a forma de uma maçã parece dominar tudo! ELE FEZ DE NOVO! Brian K. Vaughan me fez embarcar num baita quadrinho de ficção científica com protagonistas muito identificáveis! Mas, ih, meus filhos, se vocês pensaram que as surpresas paravam por aí, estão muito enganados. Isso que falei é apenas a primeira edição. Serinho! Isso precisa vir pro Brasil URGENTE!


setdefenders

COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL: OS DEFENSORES, DE STEVE ENGLEHART E SAL BUSCEMA

Nunca pensei que Os Defensores ganhariam uma Coleção Histórica Marvel só deles. mas com a vinda do filme do Doutor Estranho, isso acabou se tornando realidade. A melhor coleção de quadrinhos clássicos do Brasil agora traz Hulk, Surfista Prateado, Namor e Doutor Estranho juntos numa equipe que nunca existiu – pelo menos é o que eles dizem, – já que os heróis sempre são reunidos em circunstâncias contra a sua vontade. Mas para mim, o destaque neste volume não é nenhum dos heróis citados anteriormente e sim, Lady Valquíria. Antes um embuste de Encantor, líder da equipe feminista Ladys Libertadoras, agora, através do mesmo poder de Encantor, Val encarna no corpo da catatônica Barbara, recém resgatada pelos Defensores do ser chamado Inominável. Ela vai ser o carisma e a cola da equipe por diversas edições. Vale lembrar que depois das edições apresentadas aqui se segue um dos melhor crossovers de todos: Vingadores x Defensores.


 

DA BIENAL DE QUADRINHOS DE CURITIBA

 

sethomemMEU PAI É UM HOMEM DA MONTANHA, DE BIANCA PINHEIRO E GREGÓRIO BERT

Conheci a Bianca Pinheiro ao vivo, numa oficina sobre personagens que ela deu na Galeria Hipotética, aqui em Porto Alegre. Lá ela nos mostrou a HQ His Face All Red, de Emily Carrol, nos dizendo que ela é uma das suas maiores influências. Posso estar errado, mas meu pitaco é que ela se espelhou na Emily para fazer Meu Pai é Um Homem da Montanha. Uma história que vai num crescendo para revelar o horror ao leitor. Entretanto, ainda acho a história da Bianca e do Gregório, mais bem trabalhada que a da Emily. Sorry, yankees! Sem falar que os desenhos da Bianca, fofinhos, acentuam ainda mais nossa impressão de terror!


setmonica

MÔNICA: FORÇA, DE BIANCA PINHEIRO

Essa nova Graphic MSP trata de um fato incomum em historinhas infantis. Talvez muita gente possa pensar que seria um tema muito ousado para uma história do Maurício de Sousa. Mas eu preciso dizer que existe um personagem da turminha, que não é a Mônica, que também passou por isso. Eu passei por isso na minha infância junto com meu irmão. Muitas pessoas, conhecidas minhas passaram por isso. E deve ter sido tanta barra quanto foi pra mim. Não vou falar do que se trata pois estraga toda a surpresa da Graphic MSP da Bianca Pinheiro. Mas é bem bonito como o fato é trabalhado e acho legal tocarem no assunto com uma personagem de tanta importância como a Mônica. Isso vai ajudar muitas crianças que passaram pelo mesmo que eu e a Mônica a superar rapidinho.


setshiko

LAVAGEM, DE SHIKO

Bem, começo a dizer que o Shiko é foda! Ele tem um traço incrível, faz desenhos como ninguém, e ninguém faz autógrafos com sketches no Brasil mais caprichados do que os dele. Eu sei que Lavagem é um lançamento antigo, mas eu peguei lá na Bienal dos Quadrinhos de Curitiba. A história é uma crítica ao casamento e à religião. Duas coisas que eu acho bem prejudiciais para as vidas das pessoas. São duas coisas que te põe numa caixinha padrão e te fazem pensar como todo mundo, da maneira que deveria. Mas você pensa diferente. E, quando põe os braços para fora da caixinha, vem uma faca e corta eles fora. Numa fazenda de porcos, a mulher que passa o dia assistindo à doutrinação evangélica na TV, trai o marido com o homem da barca dizendo que vai à Igreja. Mas aí, a coisa começa a ficar feia! Só lendo pra ver como essa HQ é fenomenal!


setsirirca

GAROTA SIRIRICA, DE LOVELOVE6

Esse é um quadrinho revolucionário que apoia as feminazi e os gayzistas da face da Terra. Bem, se você entendeu a ironia e continuou lendo, é bem isso aí. Porque pra falar de masturbação em quadrinhos tem que ser macho – mesmo que você seja uma menina tatuada e de óculos como a lovelove6. A HQ é muito legal. Você pensa que são apenas gags, mas é uma história completa, muito divertida e esclarecedora. Parabéns, lovelove6!

 

Para “chegar até o final” com a Garota Siririca, leia a resenha completa aqui.


 

BOAS RELEITURAS

 

QUARTETO FANTÁSTICO: A VINDA DE GALACTUS, DE STAN LEE E JACK KIRBY

QUARTETO FANTÁSTICO: O DIA DO JUÍZO FINAL, DE STAN LEE E JACK KIRBY

Esqueça Galactus, essa história já foi publicada aqui no Brasil umas trocentas vezes e nos mais diversos formatos, balões e cores. O que essas duas edições da Salvat Clássicos tem de especial é o surgimento e desenvolvimento das histórias de uma equipe da Marvel que tem dado o que falar: Os Inumanos. Eu gosto muito dessa equipe de heróis, acho o conceito dele e de sua sociedade muito interessante, por mais que eles estejam ofuscando os X-Men hoje em dia. Coloquei as duas revistas na sessão de releituras, pois grande parte das histórias aqui já foram publicadas. Menos as que tangem os Inumanos! Foi muito interessante descobrir que a fagulha da paixão do Tocha Humana por Cristalys é que trava o encontro do Quarteto Fantástico com os Inumanos e ela é o fio condutor de toda a busca pela família real, inclusive retirando-os de sua prisão na Zona Negativa. Pra quem curte Inumanos e Quarteto Fantástico é um prato cheio!


PIORES

 

setdeadpoolDEADPOOL PULP, DE MIKE BENSON, ADAM GLASS E LAWRENCE CAMPBELL

Aí, cumpadi! Quando é pra fazer história boa com o Deadpool, o pessoalzinho faz. Mas quando é pra fazer história podre, sai debaixo, que o povo sai detonando! Para começar, é praticamente uma blasfêmia colocar Cable e Conflyto numa história que se passa nos anos 50. Para os anos 50, vamos deixar claro. Cable e Conflyto pertencem aos anos 90, e não deveriam sair de lá para a frente no tempo, quem dirá para trás. Mesmo eles sendo viajante do tempo. A história é uma porcaria, mas quem viu o filme provavelmente vai gostar, pois Deadpool se envolve com Vanessa Carlysle, a Copycat, sua namorada na película. Ela é uma assassina que tem de matar, adivinha quem? Acertou quem disse Dead e quem disse Pool! Mas, ok, a arte é legal, se serve de consolo, dildo ou vibrador (só pra ficar na vibe da lovelove6).


 

setjusticeiroJUSTICEIRO: ÚLTIMOS DIAS, DE NATHAN EDMONDSON, MITCH GERARDS, FELIX RUIZ, MORITAT E BRENT SHANOOVER

Cara eu odeio o Justiceiro! E se eu não fosse um cara racional e que pesa as coisas antes de sair falando merda, eu iria dizer, se eu só tivesse lido essa fase do Justiceiro, que todas as histórias do Frank Castle são uma bostica. Mas eu sei que existem muitas histórias do Justiceiro que são fantásticas, apesar do personagem ser um babaca. Bem, Nathan Edmondson, pra começar, é um notório abusador de mulheres e tem ficha criminal nos Estados Unidos. As histórias dele com a Viúva Negra até dá pra engolir devido a arte incrível de Phil Noto. Entretanto a narrativa do Justiceiro e os desenhos irregulares de todos os três encadernados dessa sofrível fase são tão sem sal que um leitor novato iria nunca mais querer ler histórias com Frank Castle. E fica ainda pior se compararmos com a maravilhosa fase anterior, a de Greg Rucka, no título. Fiquem longe desse lixo tóxico!


E vocês? Quais dessas 15 leituras vocês gostaram mais? E quais odiaram? E quais leram?

9 comentários

      • RODRIGO BATISTA diz

        Pior é ter que aguentar esse tipo de desaforo.
        Aproveitando: Conheci seu blog a pouco tempo e tenho adorado o seu jeito de escrever.
        Parabéns,

        Curtir

      • Guilherme Smee diz

        Oi Rodrigo! Obrigado! Sempre é bom ler comentários assim. Diferente do amigo acima, que não acrescenta em nada. Abraços e continue acompanhando!

        Curtir

  1. Igor Santorsula diz

    Guilherme, essa fase do Bendis a frente do Demolidor, é demais! Pena que já está difícil achar o primeiro encadernado, só na Comics e com preço de capa + o frete é quase R$120 pilas…

    Agora, o site está bem autoral e original, parabéns. Suas participações lá no “2 quadrinhos” com: Vinicius e trupe, fazem o melhor conteúdo para mim no Youtubão.

    Igor,

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Valeu pelo elogio, Igor! É, esses encadernados, infelizmente é assim, se tu não pega na hora, acaba perdendo. Mas imagino que eles relancem quando sair a próxima temporada do Demo! Abraços!

      Curtir

  2. Guilherme, essa fase do Bendis a frente do Demolidor, é demais! Pena que já está difícil achar o primeiro encadernado, só na Comics e com preço de capa + o frete é quase R$120 pilas…

    Agora, o site está bem autoral e original, parabéns. Suas participações lá no “2 quadrinhos” com: Vinicius e trupe, fazem o melhor conteúdo para mim no Youtubão.

    Igor,

    Curtir

  3. alexxxvader diz

    Poxa vida, não li nada do que fora apresentado. Infelizmente comprar quadrinhos está cada vez mais difícil com o poder de compra diminuto da maior parte dos brasileiros. Mesmo assim, acho que vou correr atrás desse Defensores e do Demolidor. Parabéns, mais uma vez, pelas ótimas matérias.

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Oi Alex! Bem, uma das funções da coluna é poder selecionar as compras pra quem não comprou ainda. Que bom que cumpre essa função! E valeu pelos elogios! Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.